PARTILHAR

Como tirar os restos de cola da fita cirúrgica

Como tirar os restos de cola da fita cirúrgica

Se você precisa usar uma bandagem cirúrgica por um longo período de tempo, devido a uma lesão ou cirurgia, pode terminar com restos de material adesivo da fita cirúrgica colados na pele, uma vez que a bandagem seja retirada. Os pequenos pedaços de cola podem ser incômodos, mas também é doloroso quando a pele é esticada para removê-los. Mas como retirar o adesivo completamente e com cuidado, para aliviar o problema e sem danificar a pele? Neste artigo do umCOMO explicamos como tirar os restos de cola da fita cirúrgica da pele.

Também lhe pode interessar: Como tirar curativo da pele sem machucar

O que usar para tirar cola do micropore da pele

Diversos produtos e aparelhos podem ser usados para tirar resíduo de micropore da pele. Contudo, os da lista a seguir são os mais eficientes:

  • Secador de cabelo
  • Óleo de bebê
  • Bolas de algodão
  • Removedor de esmalte
  • Lavagem de roupa
  • Sabão
  • Toalha

Como tirar cola de micropore da pele

As fitas cirúrgicas abrangem uma ampla gama de fita para cuidar de ferimentos: BandAids, esparadrapo, fita micropore... Micropore ou fita microporosa e esparadrapo são as que mais costumam deixar resíduo de cola e, por consequência, são as mais difíceis de remover corretamente e sem dor. Felizmente, existem instruções para removê-lo de maneira menos dolorosa:

  1. Ponha seu secador de cabelo no nível "baixo" de calor. Mantenha-o a aproximadamente 30 centímetros e aplique calor suficiente para aquecer a pele. O calor amolece a cola da fita cirúrgica, por isso é mais fácil de tirar.
  2. Molhe um pouco de algodão com óleo de bebê. Esfregue o óleo para bebês na zona quente. Deixe o óleo de bebê na superfície da pele durante uns minutos.
  3. Limpe o adesivo da sua pele com um algodão limpo. Umedeça outra bola de algodão com removedor de esmalte. Esfregue suavemente a fita adesiva com o resto de removedor de esmalte de unhas.
  4. Lave a pele com sabão e água morna. Friccione suavemente a toalha na pele para eliminar qualquer resto de cola. Seque a pele de maneira suave com uma toalha limpa.

Pronto! É assim que se tira resíduo de micropore da pele de forma simples, rápida e fácil. Para outras dúvidas, confira nosso artigo sobre Como tirar curativo da pele sem machucar.

Como tirar os restos de cola da fita cirúrgica - Como tirar cola de micropore da pele
Imagem: pedeapoio.com.br

Como tirar cola de esparadrapo da pele

Como tirar cola de esparadrapo? Remover essa cola que insiste em ficar pode parecer uma operação de guerra para muitas pessoas. No entanto, a forma de remover a cola irá depender se você tem um ferimento ou não.

No caso de não ter mais ferimento e sim só a cola, você pode aplicar algumas gotas de óleo de amêndoas no local (este óleo é facilmente encontrado em farmácias) e massagear de forma suave, a fim de que a cola vá se soltando aos poucos na gordura do óleo.

Se houver um ferimento, o mais seguro é utilizar o azeite para remover a cola do esparadrapo. Basta seguir as mesmas orientações quanto ao óleo de amêndoas: aplique sobre o local e massageie suavemente até que a cola saia por completo.

Você também pode tentar utilizar glicerina para tirar cola de esparadrapo da pele. Ela tem um efeito um pouco mais brando que o óleo de amêndoas e que o óleo de oliva, mas produz efeitos satisfatórios na remoção, além de de quebra hidratar sua pele.

Gostou das dicas? Então aproveite para ler também nosso artigo Como tirar o esparadrapo de uma ferida.

Como tirar os restos de cola da fita cirúrgica - Como tirar cola de esparadrapo da pele
Imagem: mercadolivre.com.br

Como cuidar de um machucado simples

Quando falamos de machucados simples, tratamos de pequenas lesões e cortes (como um joelho ralado um um dedo cortado, por exemplo). São feridas pequenas e que em geral cicatrizam bem rápido. No entanto, não podemos descuidar e deixá-las expostas, de forma que o ideal é recorrer aos procedimentos de primeiros socorros.

Confira a seguir nossas dicas e recomendações:

  1. Lave bem o local com água e sabão neutro.
  2. Pressione o local do ferimento com um pedaço de pano não-felpudo até estancar o sangramento.
  3. Após o sangramento ter parado, aplique um medicamento antisséptico no local, como o digluconato de clorexidina ou cloridrato de lidocaína com cloreto de benzalcônio.
  4. Espere secar e aplique algo que irá evitar a exposição do machucado com o ambiente externo, como uma fita microporosa ou um esparadrapo.
  5. Limpe seu ferimento pelo menos duas vezes ao dia. Caso surja pus ou ele não cicatrize, procure um médico.

Melhorando a cicatrização de machucados e ferimentos

A melhor forma de melhorar a cicatrização de machucados e ferimentos é consumindo alimentos ricos em vitamina K, a responsável pela boa coagulação sanguínea (o que ajuda a formar a "casquinha" dos machucados).

De acordo com pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo[1], as melhores fontes de vitamina K são:

  • Folhas escuras, como espinafre e brócolis;
  • Manteiga;
  • Óleo de soja;
  • Óleo de canola;
  • Óleo de oliva.

Mas atenção: os especialistas ressaltam que é necessário dar preferência às hortaliças verde escuras em detrimento dos óleos, quando se trata de vitamina K, uma vez que a ingestão em excesso dos mesmos pode causar prejuízos à sua saúde. Leia nosso artigo sobre alimentos ricos em vitamina K.

Como tirar os restos de cola da fita cirúrgica - Como cuidar de um machucado simples

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar os restos de cola da fita cirúrgica, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Use azeite de oliva ou óleo mineral para eliminar os resíduos de adesivo, se o óleo de bebê não estiver disponível.
  • Pode ser que o material adesivo não seja fácil de retirar, por isso seja persistente e repita os passos até que seja removida.
  • Deixe as áreas maiores de cola de molho com água e sabão durante 30 minutos antes de proceder com os passos de extração. A água e o sabão podem ajudar a suavizar a cola.
Referências
  1. KLACK, Karin; CARVALHO, Jozélio Freire de. Vitamina K: metabolismo, fontes e interação com o anticoagulante varfarina. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo , v. 46, n. 6, p. 398-406, Dec. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042006000600007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 de março de 2020.
Bibliografia
  • CLUBE DO ESMALTE. Dicas para remover cola de esparadrapo da pele. Disponível em: <https://clubedoesmalte.blogspot.com/2009/10/dicas-para-remover-cola-de-esparadrapo.html>. Acesso em 30 de março de 2020.
  • BALZAQUIANA. Como tirar cola de esparadrapo. Disponível em: <http://balzaquiana.com.br/como-tirar-cola-de-esparadrapo>. Publicado em 20 de julho de 2015. Acesso em 30 de março de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
DANTE DE JESUS CARNEIRO MARTINS
como remover residuo da cola da pele, das fitas adesivas do tórax
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Dante! Você experimentou as dicas do texto?
A sua avaliação:
Elisete Gastmann
Agradeço de coração, fiz uma cirurgia de varizes nas duas pernas, muitos micropores, minha pele hoje já está muito fininha, e com isso doí e fere a minha pele, vou seguir os passos. E desde já agradeço a ajuda. Um Feliz Natal a todos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elisete! Que bom saber que as dicas foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e Boas Festas :)
Como tirar os restos de cola da fita cirúrgica
Imagem: pedeapoio.com.br
Imagem: mercadolivre.com.br
1 de 4
Como tirar os restos de cola da fita cirúrgica

Voltar ao topo da página ↑