Partilhar

Como tirar curativo da pele sem machucar

Por Sara Viega. Atualizado: 11 julho 2018
Como tirar curativo da pele sem machucar

Quando usamos um curativo cirúrgico ou esparadrapo por um longo período de tempo devido a uma lesão, ferida, cirurgia ou qualquer outra razão, é possível que, ao tentar arrancá-lo, sintamos uma grande dor. A cola do curativo gruda nos pelos do corpo, a pele é esticada ao puxá-lo e parece impossível removê-lo sem sofrimento. Além disso, se conseguir removê-lo, o curativo deixa uma cola residual agarrada na pele que causa incômodo.

Muito provavelmente você já passou ou conhece alguém que passou por uma situação dessa, não é mesmo? Mas não precisa sofrer mais! Fique tranquilo, porque neste artigo do umCOMO umComo explicamos como tirar curativo da pele sem machucar e de forma simples. Continue lendo!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como trocar um curativo
Passos a seguir:
1

Para tirar o curativo sem machucar é importante aquecer o material para que o adesivo fique fraco e saia com maior facilidade. Coloque o seu secador de cabelo no ajuste de calor mais baixo para evitar queimar a sua pele, mantenha-o aproximadamente a 15 centímetros da pele mas se certificando que gera calor suficiente para que a sua pele aqueça.

Se não tiver um secador de cabelo de fácil acesso, outra opção para aquecer o curativo e facilitar sua remoção é aplicando uma compressa quente em cima dele. É possível substituir a compressa por um pano úmido em água quente, caso você não tenha em casa. O importante é, de alguma forma, conseguir aquecer o esparadrapo para facilitar sua remoção.

2

Uma vez que o material está quente, molhe um algodão com óleo de bebê, depois esfregue o óleo no curativo cirúrgico. Deixe o óleo na superfície da pele durante uns minutos para a hidratar e também para permitir que este produto oleoso enfraqueça a cola do curativo.

Hoje em dia, existem em farmácias opções de produto para tirar esparadrapo, os removedores de adesivo à base de óleo. Essa pode ser uma compra útil caso você precise fazer o curativo por certo tempo.

Atenção! Caso o esparadrapo esteja cobrindo um arranhão ou uma ferida, não aplique óleos corporais, uma vez que estes podem conter componentes que agridam o ferimento e até mesmo agravá-lo.

Como tirar curativo da pele sem machucar - Passo 2
3

Agora, muito suavemente, tire o curativo que sairá facilmente da pele e sem fazer dano graças aos passos anteriores. Se ainda ficar cola na sua pele pode retirá-o com um algodão embebido em acetona e esfregando suavemente ou, no caso de haver alguma ferida ou lesão na zona, com um pouco de óleo de bebê.

Se o adesivo ainda estiver agarrado, tente removê-lo aos poucos, com paciência. Se for numa área acessível, tente você mesmo removê-lo devagar, respeitando o próprio limite da dor. Se o curativo precisar ser refeito, converse com o médico, enfermeiro ou até mesmo com o farmacêutico e discuta a possibilidade de utilizar fita de papel de primeiros socorros para fazer o curativo, pois este dói menos na hora da remoção.

4

Outra alternativa para tirar o curativo da pele sem machucar é aquecer um pouco de azeite de oliva até que o mesmo esteja morno e, de seguida com a ajuda de um algodão embeba bem o curativo com esta mistura e deixe atuar um minuto, depois retire com suavidade o curativo e verá como o mesmo sai de forma fácil e sem dor.

Se você deseja saber como remover Hidrocoloide, o ideal é não fazê-lo. De acordo com fabricantes do curativo, ele não deve ser retirado até finalmente soltar-se sozinho. Esperando ele desprender-se da pele por si só, o processo de cicatrização não será interrompido. Além disso, diferente dos demais curativos, os Hidrocoloides não precisam ser trocados diariamente.

E se você precisa substituir esse curativo por outro, no nosso artigo como trocar um curativo explicamos-lhe o modo adequado de o fazer.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar curativo da pele sem machucar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Utilize azeite de oliva, óleo de coco ou óleo mineral para eliminar resíduos de cola quando o óleo para bebês não estiver disponível. Basta ter um produto oleoso que possa entrar em contato com a pele humana para servir de emoliente e ajudar a amolecer a cola do esparadrapo!
  • Os resíduos do curativo que permaneceu durante muito tempo podem demorar bastante tempo para serem eliminados. Você deve ser persistente e repetir os passos até que toda a cola do esparadrapo tenha sido removida.
  • Deixe as áreas maiores de fita com cola de molho com água e sabão durante 30 minutos antes de realizar os passos de desmontagem. A água e o sabão podem ajudar a amolecer a cola.
  • Os curativos devem ser trocados com periodicidade, ou sempre que estiverem sujos ou molhados. Se você não precisa refazer seu curativo, tente removê-lo o quanto antes para que o ferimento consiga respirar e sarar com maior facilidade.

Escrever comentário sobre Como tirar curativo da pele sem machucar

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Paulo Henrique
Obrigado, vou experimentar agora.
Si
Como tira curativo da cesarea s machuca
A sua avaliação:
franklin
Gente podem fazer sem medo, funciona de verdade. Testado e aprovado.
Editor umComo.com.br
Oi Franklin! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando os nossos artigos :)

Como tirar curativo da pele sem machucar
1 de 2
Como tirar curativo da pele sem machucar

Voltar ao topo da página