Partilhar
Partilhar em:

Como cuidar de uma ferida com pontos

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (525 votos)
10 comentários
17 vezes partilhado
 
Como cuidar de uma ferida com pontos

Quando a pele e a carne perdem sua continuidade, é necessário a colocação de pontos de sutura por parte de um médico ou enfermeira. Durante este processo cuide da ferida para que a cicatrização siga seu curso sem complicações. Depois de um período estimado e com o cuidado acurado dos pontos, a ferida fechará. Em umComo.com.br queremos explicar como cuidar de uma ferida com pontos.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma ferida aberta
Instruções:
1

Os passos a seguir são muito simples, você mesmo(a) ou outra pessoa poderá cuidar da ferida com pontos diariamente. Os seguintes passos ajudarão a manter a ferida limpa e desinfetada até sua cura.

2

Depois da colocação dos pontos de sutura é possível que a enfermeira feche a ferida com uma compressa realizada com gaze e esparadrapo. Durante o primeiro dia é melhor que não a retire e tenha cuidado até 24 horas (desde que não tenha exposto a compressa à sujidade).

3

O primeiro passo a seguir para iniciar um curativo é destapar a compressa com cuidado, já que a zona suturada está sensível depois da colocação de pontos. É importante observar a ferida e comprovar que está com bom aspecto, pode ser que a zona onde se insiram os pontos esteja um pouco avermelhada.

4

Em segundo lugar, faça a lavagem da ferida. Alguns pacientes coincidem o banho diário com esta etapa do cuidado, assim executa-se a limpeza da ferida suturada ao mesmo tempo que a higiene corporal. Caso o curativo seja feito durante o banho, lave a ferida com especial cuidado com água e sabão. Se não lavar durante a higiene pessoal, use solução salina e aplique sabão com a ajuda de uma gaze estéril.

5

Após a lavagem da ferida com pontos, é imprescindível secar bem toda a zona porque a umidade dificulta a cicatrização da ferida. Use uma toalha limpa exclusiva para secar a ferida com pontos ou uma gaze estéril.

6

Para o seguinte passo é necessário conhecer as alergias do paciente, já que algumas soluções podem desencadear problemas alérgicos. Atualmente emprega-se a Cristalmina (clorhexidina diluída) para fazer o curativo e conseguir a secagem e cicatrização da ferida; sua aplicação é simples já que costuma vir em forma de spray.

A solução iodada ou Betadine também pode ser usada, ainda que seja recomendável a Cristalmina já que esta não mancha a ferida e podem ser vistas as mudanças dos pontos. No caso de empregar o Betadine basta dar uns toques com uma gaze estéril impregnada.

7

A técnica para aplicar o iodo ou a clorhexidina com uma gaze é sempre em forma circular. Você deve começar pela zona onde se encontram os pontos de sutura e ir "pintando" até o lado externo. Desta forma respeita-se a esterilidade da ferida, se fizer de fora para dentro as bactérias são arrastadas para dentro pelo lado aberto.

8

Durante os primeiros dias é importante tampar a ferida com pontos, já que a pele não é contínua e existe maior possibilidade de infecção. Para isso recorra a uma gaze estéril que pode ser recortada com a menor manipulação possível e com um esparadrapo. É importante que as gazes cubram bem a zona com os pontos e que o esparadrapo e bandagem rodeie a zona saudável.

9

Nos últimos dias e quando a ferida suturada começar a fazer crosta e a pele estiver unindo, aconselha-se a não tampar a ferida. As exceções para aplicar a compressa são quando tiver risco de esfregar na roupa, exposição a sujeira ou má evolução dos pontos.

10

Quando o médico ou a enfermeira retirar os pontos, continue cuidando da cicatriz , hidratando a zona onde estiveram os pontos. Costuma-se usar creme hidratante ou óleos cicatrizantes.

11

É importante que durante todo o processo se avalie a ferida cada vez que destampá-la, verificando sua cor, aspecto, temperatura e possível aparecimento de secreções. Sempre que suspeite que algo não está bem, consulta um especialista.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma ferida com pontos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (10)

Escrever comentário sobre Como cuidar de uma ferida com pontos

10 comentários
A sua avaliação:
jeferson leandro
Artigo muito util e Sara Viega vc e muito gata que namorar cmg?
A sua avaliação:
Alexandre Piassa
Muito bom as instruções e de grande ajuda!!!
Sara Viega
Oi Alexandre! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
PENHA
Artigo muito útil.
Sara Viega
Oi Penha! Que bom saber que o conteúdo foi útil! Obrigada e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Francisco
Minha vó levou uma queda e abriu um corte na cabeça...levou uns três pontos.Mas o médico passou Azitromed é normal?
Ingrid Nathalia
Levei pontos ontem no dedo e hoje troquei o curativo no posto, mas sem querer molhei como faço para secar?
Tatianr
Fiz uma cesárea só qui a primeira abril tudo ai voltei no hospital eles me entenaro de novo e fiz uma sutura amanha e dia de tira os ponto qui já fez 15 dia só quer queria saber ser estive com dois pontinho aberto ser eles retira os ponto e manda cuida en casa o qui ta aberto
Fernando Cake
No meu extremo caso, obtive 4 pontos na cabeça, em função de choque com coral (Surfando...). Na ausência de material para troca de curativo diário, por se tratar de local inóspito, mantenho há três dias a colocação de betadine em creme com auxilio de cotonetes. Não estou lavando na higiene pessoal (banho) , usando antisséptico e o creme. Parece estar com processo normal para uma boa cicatrização. Obrigado pelas dicas e esperando pronta recuperação, att. Fernando.
Jacqueline
Este artigo é muito instrutivo,parabens!!
Sara Viega
Oi Jacqueline, muito obrigada valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
jacqueline
Gente retirei ontem os pontos mais quem tirou parece que não fez direito e a ferida abriu toda ,não sei o que fazer ,estou meio nervosa !Se alguém puder dar uma palavra de calma eu agradeço pq não sei o que fazer.A ferida era pequena deu 4 pontos mais agora está toda aberta esta mt feia !!! DESDE JA AGRADEÇO!
Lucas
muito bom, parabéns pelo post, ajudará bastante..
Sara Viega
Olá Lucas, muito obrigada valeu :) Continue a acompanhar-nos! ;)

Como cuidar de uma ferida com pontos
Como cuidar de uma ferida com pontos