Partilhar

O que fazer se um ponto de cirurgia abrir

Imagem: allinahealth.org

Se você se submeteu recentemente a uma intervenção cirúrgica maior ou menor, certamente estará preocupado em cuidar da ferida para evitar infecções e garantir sua adequada cicatrização. No entanto, qualquer esforço extra ou uma simples distração podem fazer com que um ponto abra, uma situação que pode ser especialmente angustiante se não soubermos que medidas tomar. Fique tranquilo! Em umComo explicamos o que fazer se um ponto de cirurgia abrir.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma ferida com pontos
Passos a seguir:
1

É importante ter em conta que se tivermos uma ferida com pontos devemos seguir as instruções do médico e evitar atividades que possam fazer com que a sutura abra. Isto é fundamental não só para garantir uma boa cicatrização, mas também para evitar infecções na ferida.

2

Se notar que um ou vários pontos de sua ferida abriram, é fundamental que não toque neles ou poderia aumentar o risco de infecção. Lembre-se de que uma lesão aberta permite a transmissão de bactérias do exterior que podem causar problemas.

3

Infelizmente a única alternativa se abrir um ponto de uma ferida é chamar seu médico ou ir diretamente ao pronto-socorro, caso a operação seja muito recente. Você deve compreender que requer de atenção médica para realizar novamente a sutura, especialmente em casos de lesões recentes.

4

Se, pelo contrário seus pontos já tem vários dias e está perto da data de retirá-los, ou a ferida está completamente fechada e algum ponto se solta, bastará telefonar ao seu médico para o informar do ocorrido e consultá-lo sobre o que fazer. Neste caso, é muito provável que não tenha maiores problemas, já que a ferida não está aberta.

5

Lembre-se de que após qualquer intervenção cirúrgica, pequena ou grande, é sempre necessário consultar seu médico sobre todas as dúvidas que tenha em relação à lesão e sua cicatrização.

Veja também: O que você não pode comer quando está com pontos

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se um ponto de cirurgia abrir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que fazer se um ponto de cirurgia abrir

34 comentários
manu.13.gata@hotmail.com
Meus pontos quebrou e eu não sei mas o q fazer e eu não quero ir ao médico o q eu faço
Eliana
Não sei o que fazer o ponto do meio da cesária abriu. Como cuidar ? O que fazer ? Ma ajude ?
Ana Lúcia
Está comquarenta e dois dias q fiz uma cirurgia da retirada do útero e abriu dois pontos o q fazer.
A sua avaliação:
Cláudio Roberto
Boa tarde,fiz uma cirurgia no pé dia 14/03/2018 abriu um ponto que devo fazer Ea ferida está com uma mancha de ematoma e normal ?
Camila
Olá fiz abdominoplastia a 25 dias se abrirão alguns pontos formou estilo ferida . O Dr me passou uma pomada mais não muda nada o que fazer ? Será fecha de novo ? Ou tem que fazer cirurgia ? Me ajude por favor tô apavorada e com muito medo
MURILO FERNANDO RONCOLATO
Boa noite , Eu fiz uma cirurgia de instalação de uma bomba de morfina em 17-08 17 meu corpo abaixo do umbigo lado direito, e médico tirou os pontos e um dos pontos não estava cicatrizado e abriu, o que tenho que fazer. Por favor me ajudem.
Rosineide Soares Gomes
Fiz uma esterectomia faz 25 dias e tem um ponto meio que aberto oque posso fazer
cristiane gonçalo
fiz uma cirugia de limpoma no pescoço a oito dias, ela esta com uma pequena parte aberta, mas não sinto dor nem sai secreção. na verdade não me ecomoda em nada e normal?
joao carlos
oi cristiane, eu acabei de passar pelo mesmo procedimento, levei pontos na nuca, quantos dias teremos que ficar com os pontos, me falaram no hospital 0 dias, achei pouco, fiz na quarta feira e estou em repouso, será que posso dirigir
A sua avaliação:
cleonice aparecida coelho
o que fazer se no terceiro dia apos relaçao sexual spontos de vasectomia se soltarem e com 15 dias nao estiver fechado/?
A sua avaliação:
Beatriz
Fiz uma ninfoplastia a 7 dias, os pontos todos de um lado se soltaram, fui correndo no médico só me receitaram remédio, e o médico mexeu bastante pra ver como tava, e agora o último soltou de vez, e um lado tá aberto igual orelha rasgada, oq eu facoooo, fui no médico e não me deu ponto, resultado abriu de vez

Imagem: allinahealth.org

Voltar ao topo da página