PARTILHAR

O que fazer se um ponto de cirurgia abrir

O que fazer se um ponto de cirurgia abrir
Imagem: allinahealth.org

Se você se submeteu recentemente a uma intervenção cirúrgica maior ou menor, certamente estará preocupado em cuidar da ferida para evitar infecções e garantir sua adequada cicatrização. No entanto, qualquer esforço extra ou uma simples distração podem fazer com que um ponto abra, uma situação que pode ser especialmente angustiante se não soubermos que medidas tomar. Fique tranquilo! Em umComo explicamos o que fazer se um ponto de cirurgia abrir.

Também lhe pode interessar: Como saber se uma ferida está infectada
Passos a seguir:
1

É importante ter em conta que se tivermos uma ferida com pontos devemos seguir as instruções do médico e evitar atividades que possam fazer com que a sutura abra. Isto é fundamental não só para garantir uma boa cicatrização, mas também para evitar infecções na ferida.

2

Se notar que um ou vários pontos de sua ferida abriram, é fundamental que não toque neles ou poderia aumentar o risco de infecção. Lembre-se de que uma lesão aberta permite a transmissão de bactérias do exterior que podem causar problemas.

3

Infelizmente a única alternativa se abrir um ponto de uma ferida é chamar seu médico ou ir diretamente ao pronto-socorro, caso a operação seja muito recente. Você deve compreender que requer de atenção médica para realizar novamente a sutura, especialmente em casos de lesões recentes.

4

Se, pelo contrário seus pontos já tem vários dias e está perto da data de retirá-los, ou a ferida está completamente fechada e algum ponto se solta, bastará telefonar ao seu médico para o informar do ocorrido e consultá-lo sobre o que fazer. Neste caso, é muito provável que não tenha maiores problemas, já que a ferida não está aberta.

5

Lembre-se de que após qualquer intervenção cirúrgica, pequena ou grande, é sempre necessário consultar seu médico sobre todas as dúvidas que tenha em relação à lesão e sua cicatrização.

Veja também: O que você não pode comer quando está com pontos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se um ponto de cirurgia abrir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
35 comentários
A sua avaliação:
Camilla silva
Fiz uma cirurgia depois de 4 dias ela ficou vermelha e um ponto inflamou e esta saindo pus e eu queria saber oq faço
manu.13.gata@hotmail.com
Meus pontos quebrou e eu não sei mas o q fazer e eu não quero ir ao médico o q eu faço
Eliana
Não sei o que fazer o ponto do meio da cesária abriu. Como cuidar ? O que fazer ? Ma ajude ?
Ana Lúcia
Está comquarenta e dois dias q fiz uma cirurgia da retirada do útero e abriu dois pontos o q fazer.
A sua avaliação:
Cláudio Roberto
Boa tarde,fiz uma cirurgia no pé dia 14/03/2018 abriu um ponto que devo fazer Ea ferida está com uma mancha de ematoma e normal ?
Camila
Olá fiz abdominoplastia a 25 dias se abrirão alguns pontos formou estilo ferida . O Dr me passou uma pomada mais não muda nada o que fazer ? Será fecha de novo ? Ou tem que fazer cirurgia ? Me ajude por favor tô apavorada e com muito medo
MURILO FERNANDO RONCOLATO
Boa noite , Eu fiz uma cirurgia de instalação de uma bomba de morfina em 17-08 17 meu corpo abaixo do umbigo lado direito, e médico tirou os pontos e um dos pontos não estava cicatrizado e abriu, o que tenho que fazer. Por favor me ajudem.
Rosineide Soares Gomes
Fiz uma esterectomia faz 25 dias e tem um ponto meio que aberto oque posso fazer
cristiane gonçalo
fiz uma cirugia de limpoma no pescoço a oito dias, ela esta com uma pequena parte aberta, mas não sinto dor nem sai secreção. na verdade não me ecomoda em nada e normal?
joao carlos
oi cristiane, eu acabei de passar pelo mesmo procedimento, levei pontos na nuca, quantos dias teremos que ficar com os pontos, me falaram no hospital 0 dias, achei pouco, fiz na quarta feira e estou em repouso, será que posso dirigir
A sua avaliação:
cleonice aparecida coelho
o que fazer se no terceiro dia apos relaçao sexual spontos de vasectomia se soltarem e com 15 dias nao estiver fechado/?
A sua avaliação:
Beatriz
Fiz uma ninfoplastia a 7 dias, os pontos todos de um lado se soltaram, fui correndo no médico só me receitaram remédio, e o médico mexeu bastante pra ver como tava, e agora o último soltou de vez, e um lado tá aberto igual orelha rasgada, oq eu facoooo, fui no médico e não me deu ponto, resultado abriu de vez
A sua avaliação:
Vanice Alexandre Martiniano Da Silvia
Boa tarde eu fiz uma cirugia no umbigo Hernia so que um ponto meu abriu ; como posso cuidar deste ponto; eu volto a trabalhar em quinze dias tem algo problema sou costureira
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vanice! Se um dos seus pontos abriu, então deve ir ao médico para não correr o risco de infecção. Obrigada e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Leticia
Meninas me ajuda , fiz uma mini cirurgia uma retirada de uma verruga nas costas, pois hj fui tirar os pontos e quando cheguei em casa que fui ver que estava aberto e com pus .. Estou com medo alguem para me ajudar o que devo passar o que devo fazer !!
A sua avaliação:
DEBORA CARVALHO
minha cesariana ja tem 1 ano e 10 meses e se abriu um pouco o que eu faço?
Bruna
Oii,fiz uma cesariana a 33 dias,com 10 dias tive obsesso de parede,a cirurgia abriu e drenou sozinha saiu muito pus,o ligar que saiu o pus ficou aberto o medico disse auê cicatrizaria sozinho e cicatrizou, só que estou com 33 dias e abriu um buraquinho pequeno no lugar saiu uma água meio avermelhada,não queria voltar ao medico,tem algo que posso fazer ou vai cicatrizar sozinho.
Flávia
Oi, minha cirurgia cesariana está querendo abrir, eu estou sentindo como se tivessem vários panos dentro da minha barriga. É possível dentro estar aberto e fora fechado?
Rodolfo
ola fiz uma cirurgia de hernia inguinal a poucos dias e abriu um pouquinho o ponto mas nos primeiros dias estava normal agora faz 10 dias e começou a sair um sangue bem escuro , o que pode ser ?
gisleine
Olá ,fiz uma cirurgia de maxtexopia com cilicone nos 15 dias ótimo mas derrepente abriu 1ponto falei p medico ele passo outro antibiótico agora 30 dias abriu tudo de um lado está com mal cheiro o que fazer ,
camila
ola, estou com 55 dias q fiz uma cesariana e foi usado pra fechar o corte a cola cirúrgica. Qdo estava com 32 dias o corte deu uma inflamada,mais agora 55 dias depois abriu um pqno buraquinhoo.o q devo fazer?
Brice
Tive um parto e eles min cortaram na parte de baixo poia não tinha muito passagem os ponto sararam só ki um ficou aberto eu sinto c abrindo mas minha vagina ta torta por causa desse ponto sera c tem jeito ainda faz 5 anos??
O que fazer se um ponto de cirurgia abrir
Imagem: allinahealth.org
O que fazer se um ponto de cirurgia abrir

Voltar ao topo da página ↑