Cicatrizes

O que você não pode comer quando está com pontos

O que você não pode comer quando está com pontos

Embutidos, chocolate e pimenta fazem parte da lista. Quando fazemos uma cirurgia ficamos com pontos na pele durante um tempo até que ela se recupere o suficiente para manter-se novamente unida, apesar de ser esse um procedimento simples, a recuperação da pele depende em muito de quem passou pela cirurgia para cuidá-la ou, mesmo após passar por uma cirurgia de sucesso, a pele pode inflamar, infeccionar e gerar grandes problemas que poderiam muito facilmente ser evitados, como marcar profundas e esteticamente desagradáveis. Um dos principais passos para ajudar na recuperação de sua pele após uma cirurgia ou um ferimento que precisou de pontos é a alimentação. Para saber o que não se pode comer quando se está com pontos leia esse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: O que não pode comer quando fura o umbigo

Índice

  1. O que não se pode comer depois da cirurgia
  2. O que se pode comer depois da cirurgia
  3. O que fazer para se recuperar mais rápido depois da cirurgia

O que não se pode comer depois da cirurgia

Alimentos remosos são aqueles que atrapalham cicatrizações pois dificultam a coagulação sanguínea, ou seja, alimentos remosos após cirurgia estão proibidos. O maior problema no prolongamento da cicatrização é que quando a coagulação é atrapalhada, o ferimento demora mais tempo para se recuperar e, consequentemente, acaba passando mais tempo exposto, aumentando as chances de inflamação e infecção, além disso, cicatrizes que não passaram por um período bom de recuperação tendem a ficar mais "feias" e profundas, dando um aspecto desagradável a algo que podia ser muito mais sutil e imperceptível. Para identificar esses alimentos por regra devemos observar 2 importantes fatores: a quantidade de açúcar e a de gordura que eles contêm.

Alimentos que atrapalham a cicatrização:

  • Carne gordurosas: sabe aquele churrasco que até dá água na boca? Então, esqueça dele. Carnes assim contêm muita gordura, sendo assim, evite carnes de vaca e principalmente a de porco pois ela é capaz de inflamar a pele e também de gerar queloides permanentes.
  • Carnes embutidas: além das carnes naturais gordurosas, essas embutidas como mortadela e presunto também contêm muita gordura.
  • Frituras: por conter muito óleo, evite frituras, em vez disso opte por cozinhar seu alimento na panela ou então no forno, mas nunca no óleo.
  • Chocolate e outros doces: se você se perguntou "será que posso comer chocolate com pontos?" saiba que a resposta é não, esses doces contêm muita gordura e também muito açúcar, os principais inimigos da cicatrização.
  • Pimenta: essa especiaria tão necessária em muitas culinárias irrita a pele e pode gerar alergias, principalmente num momento delicado de recuperação.
  • Ovo: não se pode comer ovo após cirurgia pois ele contém muita gordura mesmo cozido, frito então, nem pensar.
  • Camarão e outros frutos do mar: frutos do mar aumentam as chances de inflamação.

O que se pode comer depois da cirurgia

Para saber o que se pode comer com pontos após uma cirurgia basta seguir uma lógica oposta ao que não se pode comer. Os alimentos liberados e recomendados àqueles que acabaram de passar por uma cirurgia são aqueles que são de forma geral considerados saudáveis e bons para a saúde, são os alimentos que todos nós deveríamos ingerir sempre independente de ter passado por um procedimento cirúrgico.

Alimentos que se pode comer após uma cirurgia:

  • Carne magras: substitua carne de porco e vaca, além do frango, você pode comer peixe após cirurgia, essas carnes contêm a quantidade necessário de proteína para seu corpo mas com a vantagem de que, além de facilitarem a cicatrização, também fazem muito mais bem para seu corpo de forma geral.
  • Vegetais ricos em proteína: caso você seja vegetariano, fuja da soja nesse período de recuperação, a soja facilita o surgimento de inflamações na pele, para isso, opte por vegetais ricos em proteína, que costumam ser os mais escuros como brócolis, rúcula e couve. Caso você não seja vegetariano, essa continua sendo uma ótima opção para driblar as carnes gordurosas.
  • Sucos naturais e chás: não são apenas os refrigerantes que estão proibidos, sucos artificiais também não devem ser ingeridos no período de recuperação de uma cirurgia, isso porque eles contêm alto teor de açúcar, para isso, substitua essas bebidas por sucos naturais ou chás.

Veja também: O que não se pode comer quando faz tatuagem?

O que fazer para se recuperar mais rápido depois da cirurgia

Além de manter uma alimentação saudável e equilibrada, livre de gorduras, existem outras táticas que podem te ajudar a se recuperar melhor e mais rapidamente de uma cirurgia. Para se recuperar você deve:

  • Trocar sempre o curativo, mesmo cuidando direito do ferimento, uma hora tanto ele como o durativo começam a ficar sujos e propensos a criar bactérias, para evitar isso, troque seu curativo ao menos 3 vezes por dia.
  • Não molhe o curativo, ficar com o curativo molhado pode gerar mofos e fungos, seres que gostam bastante de lugares úmidos e quentes.
  • Faça o tratamento pós operatório por completo até a liberação total feita pelo médico, não é porque parece que você se recuperou completamente que de fato esteja completamente bem, quem deve estipular isso é seu médico.
  • Evite movimentações na região onde houve a cirurgia durante 3 dias, após, é possível se movimentar com cautela.

Mesmo tomando todos os cuidados possíveis por vezes os pontos da cirurgia abrem, para saber o que fazer nessa situação veja o que fazer se um ponto de cirurgia abrir.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que você não pode comer quando está com pontos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Joelson
Muito bom conteúdo! Parabéns pela matéria relevante.
Admilson Gonçalves parreira
Muito bom esse artigo
A sua avaliação:
Amadeu Bueno
Fiz recentemente uma cirurgia e foi muito bom saber quais os alimentos são bons para cicatrização, obrigado!
O que você não pode comer quando está com pontos