Partilhar

O que não pode comer quando fura o umbigo

Por Tamires Criscio. Atualizado: 30 agosto 2019
O que não pode comer quando fura o umbigo

A questão da alimentação quando se faz um processo de perfuração no corpo é principalmente relacionada à preocupação com os processos cicatrizantes como também os inflamatórios que podem surgir nesse momento em que o organismo está mais vulnerável à ação de corpos estranhos. Dessa maneira, o que parece um detalhe, é, na verdade, super importante e deve ser levado à sério quando se coloca um piercing, principalmente, no umbigo. Para te ajudar, ou umCOMO reuniu informações importantes sobre o que não pode comer fura o umbigo e o que se pode comer quando coloca piercing. Entenda abaixo.

Também lhe pode interessar: Como limpar o umbigo corretamente

Alimentos para se comer quando coloca piercing no umbigo

Os alimentos que se deve comer quando se coloca piercing no umbigo devem ser os quais ajudam o processo de cicatrização e impedem o processo inflamatório.

Esses alimentos são principalmente os que apresentam proteínas e auxiliam no processo de reconstrução das células. Além disso, é importante consumir bastante água para manter o corpo hidratado e no máximo de seu metabolismo de forma estar forte para evitar inflamações e também realizar a recuperação da área. Veja como beber mais água diariamente.

Esses alimentos vão ajudar na formação do tecido que fecha a ferida realizada pela colocação do piercing e também vão diminuir qualquer possibilidade de formação de inflamação. Foque na alimentação o mais saudável possível:

  • Opte por carnes magras, principalmente frutos-do-mar (salmão é uma boa opção, por exemplo);
  • Escolha vegetais de folhas escuras como couve, rúcula, espinafre e brócolis. Você pode prepará-los da forma que achar melhor, seja cru, refogado, assado ou até mesmo preparar um suco verde! Veja nesse outro artigo do umCOMO: "Como fazer sucos verdes".
  • Prefira azeite de oliva ou óleo de coco a outros óleos vegetais (de soja, milho e girassol, por exemplo).

O tempo de cicatrização do piercing é de um mês e os cuidados alimentares devem ser tomados princialmente na primeira semana.

Em vez de se preocupar com cada item que fará parte de sua alimentação durante o processo de cicatrização do piercing, foque na ideia de que é essencial manter uma alimentação saudável e equilibrada para que seu corpo funcione bem e seja capaz de se recuperar. Para aprender a ser alimentar com mais qualidade, veja como ter uma alimentação saudável e leve as dicas não apenas para o período de cicatrização de seu piercing mas também para a vida.

O que não pode comer quando fura o umbigo - Alimentos para se comer quando coloca piercing no umbigo

O que você não pode comer quando coloca piercing no umbigo

Além de saber o que comer, também é importante sabermos o que não pode comer quando coloca piercing. Os alimentos que devem se ser evitados quando se coloca piercing no umbigo devem ser os que realizam um processo inflamatório no corpo, prejudicando o processo de cicatrização da região.

'Furei o umbigo, posso comer chocolate?

Os alimentos muito gordurosos como frituras (para quem se pergunta se pode comer batata frita quando coloca piercing no umbigo) devem ser evitados, além disso: leite, carne de porco e também chocolates com muito açúcar e muita gordura. Os alimentos embutidos como apresuntados, linguiças e salsichas e os alimentos muito ácidos, picantes e cítricos também se enquadram na categoria de alimentos que não se pode comer quando coloca piercing no umbigo.

'Furei o umbigo, o que eu não posso comer?'

Dessa maneira, é fundamental evitar os alimentos que de alguma forma podem não contribuir com o bem-estar do corpo em geral e dificultar o processo celular de regeneração. De forma geral, são aqueles alimentos que comemos normalmente sabendo não serem a opção mais saudável e recomendada para nossa alimentação.

Alimentos a se evitar quando você coloca um piercing:

  • Ovo;
  • Frituras em geral;
  • Fast-food;
  • Sucos industrializados e refrigerantes;
  • Salsicha;
  • Chocolates (principalmente os que não são amargos ou meio-amargos);
  • Miojo.

No caso dos queijos, opte pelos mais magros como ricota. Queijos mais gordurosos como mussarela e provolone devem ser evitados, afinal, a gordura pode facilitar o desenvolvimento de inflamações.

Piercing no umbigo e cicatrização - lista de alimentos que ajudam

São vários os alimentos que podem ajudar no processo de cicatrização, sendo que cada grupo de alimento vai ter uma função específica que associadas criam o ambiente perfeito para uma cicatrização mais rápida e sem risco de inflamações.

Ficar controlando o que comer ou deixar de comer pode não ser a melhor das coisas da vida, entretanto, é um esforço necessário para a recuperação de sua pele e para sua saúde. Todos estes alimentos devem ser consumidos durante os primeiros meses após a perfuração do piercing, ou até que o piercing esteja totalmente cicatrizado:

  • Carnes magras;
  • Leite de soja;
  • Sardinha;
  • Atum;
  • Salmão;
  • Chia;
  • Laranja;
  • Morango;
  • Abacaxi;
  • Legumes verdes escuros;
  • Grão de bico;
  • Feijão;
  • Ervilha;
  • Lentilha.

Alimentos ricos em proteínas

Os alimentos ricos em proteínas são fundamentais para a formação do novo tecido que vai ser reconstituído para fechar o furo realizado pelo piercing. Você encontrará boa fonte de proteína em alimentos como carnes magras, vegetais de folhas escuras como o brócolis e na soja.

Alimentos ricos em ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3 ajudam a reduzir os processos inflamatórios do organismo, além de também ajudarem no fortalecimento do sistema imunológico. É possível encontrar ômega 3 em alimentos como (sardinha, atum, salmão e semente de chia.

Frutas cicatrizantes

Essas frutas cicatrizantes vão atuar na produção de colágeno ajudando na reconstituição da pele. É possível também tomar suplementação de colágeno. Caso você não goste muito de comer frutas, faça suco e tome durante os primeiros dias após ter realizado o piercing. Algumas das frutas cicatrizantes são laranja, morango, kiwi e abacaxi.

Alimentos ricos em Vitamina K

Esse alimentos trabalham no processo de coagulação do sangue, evitando hemorragia e permitindo que o sangue seja estancado e a ferida cicatrizada. Entre os legumes verdes escuros estão: brócolis, couve, espinafre, aspargo, couve de bruxelas entre outros. Você também pode fazer sopas ou sucos com esses legumes verdes escuros.

Alimentos ricos em ferro

Esses alimentos ajudam manter as células saudáveis para realizarem os seus trabalhos cicatrizantes. Insira em sua dieta grãos como grão-de-bico, feijão, ervilha e lentilha.

Lista com alimentos que prejudicam a cicatrização

Além dos alimentos listados acima, na parte dos alimentos que devem ser evitados, esses são mais alguns alimentos que não ajudam na cicatrização:

  • Açúcar;
  • Refrigerantes;
  • Balas;
  • Chocolates;
  • Biscoitos recheados ou não;
  • Industrializados em geral;
  • Condimentos pesados;
  • Alimentos com excesso de gorduras ruins.

Se você tiver alguma dúvida sobre algum alimento já que não foi citado na lista de o que não pode comer quando coloca piercing no umbigo e for algo gorduroso ou com muito açúcar, não coma. Dê preferência a uma alimentação mais limpa, balanceada e equilibrada. O seu organismo vai ficar mais resistente e o piercing vai cicatrizar com muito mais rapidez.

Veja também: Como comer depois de furar a língua

Pode beber depois de colocar piercing no umbigo?

De acordo com a Association of Professional Piercers, estresse e drogas recreativas devem ser evitados durante o processo de cicatrização do piercing, assim como o consumo excessivo de bebias alcoólicas, cafeína e nicotina[1]. Portanto, na impossibilidade de evitar, o ideal é consumir com moderação.

Ter um piercing no umbigo inflamado é algo doloroso e trabalhoso de se cuidar, sendo assim, é melhor não arriscar. Além disso, beber em excesso nunca é bom para a saúde e deve ser evitado.

Veja também: Como cuidar de um piercing no mamilo

Piercing no umbigo: cuidados para não inflamar

Manter uma alimentação com os alimentos cicatrizantes pelo menos 1 semana antes de fazer o piercing é necessário para garantir que o seu organismo já esteja em um bom processo celular. Além de nos preocuparmos com a alimentação, é necessário que tenhamos outros cuidados com piercing no umbigo.

Ainda que piercing tenham se tornado algo comum e socialmente aceitável, muitas pessoas não sabem dos riscos e cuidados relacionados às perfurações.[3] As dicas seguintes são fundamentais caso você queira saber como cicatrizar piercing no umbigo mais rápido:

  • Higiene: quando se coloca piercing no umbigo é fundamental tomar todos os cuidados com a higiene, além de tomar o máximo de cuidado com a sua alimentação para garantir que o seu furo cicatrize com o máximo de rapidez e de segurança. Lave a região do umbigo com sabão neutro e água corrente e sempre manuseie o furo com as mãos limpas.
  • Cuidado nos banhos: tome banho regularmente dando preferência à duchas e evite banheiras ou ir ao mar ou à piscina, pelas bactérias que podem estar presentes. Os cuidados durante os primeiros dias são os mais importantes para manter a região mais limpa e mais saudável para cicatrizar com rapidez.
  • Evite atrito: tome cuidado parar não exagerar na limpeza. Apesar dos cuidados serem essenciais, estar todo o tempo manuseando o piercing no umbigo pode irritar a região.
  • Use pomada cicatrizante: com a região do umbigo perfurada é importante utilizar pomadas cicatrizantes que ajudam manter a região mais saudável e bem hidratada.
  • Seque bem: tão importante quando higienizar é secar bem a região do piercing, de preferência com papel descartável, já que as toalhas podem passar bactérias e até se enroscarem na joia.
  • Proteja a região: utilize roupas que cubram o umbigo durante o processo de cicatrização para evitar enroscos que podem machucar e aumentam as chances de uma uma inflamação.
  • Evite o contato com fluídos corporais (seu e de outras pessoas): fluídos podem trazer bactérias e uma consequente infecção no umbigo.
  • Durma bem: descansar é essencial para manter o nosso sistema imunológico ativo contra infecções.
  • Use um joia de material hipoalergênico: muitas pessoas têm alergia à metais e podem acabar desenvolvendo reação alérgica ao piercing. Para evitar problemas do tipo, certifique-se de que o profissional utilizará um material hipoalergênico como o aço cirúrgico.
  • Ouça seu profissional: além das dicas encontradas nesse artigo, siga diariamente, de maneira 'religiosa', os cuidados com piercing no umbigo que foram indicados pelo profissional responsável. Não se esqueça de que umbigo furado é um ferimento como outro qualquer e deve ser tratado como tal.

Leia com atenção as dicas acima e cuide do seu corpo, não existe forma de como cicatrizar piercing no umbigo mais rápido e de evitar inflamações se deixarmos esses cuidados de lado.

Veja também: O que você não pode comer quando está com pontos

Pode tirar o piercing antes de cicatrizar?

Durante o processo de cicatrização qualquer alteração que não esteja prevista nas instruções passadas pelo estúdio responsável pela perfuração do seu umbigo deve ser acompanhada por eles. Portanto, seja para saber em quando pode mudar o piercing do umbigo ou se você pode tirar o piercing antes de cicatrizar, será preciso seguir as recomendações do profissional do seu estúdio.

Lembre-se que ao retirar o piercing, a tendência é que o furo feche. Mesmo que você deseje fazer isso durante o processo de cicatrização, é importante conversar e receber ajuda de um profissional certificado.

Leitura complementar: Como limpar o umbigo corretamente

Sintomas de piercing no umbigo inflamado

Nem sempre seguir uma alimentação correta e os cuidados citados acima previnem o organismo de cada pessoa de reagir a uma infecção no umbigo, cada corpo funciona de uma forma diferente e algumas pessoas têm problemas como de cicatrização, o que atrapalha a recuperação e pode levar à inflamações. Sob qualquer suspeita de piercing no umbigo inflamado é importante procurar um médico. Não é necessário ver fotos de piercing no umbigo inflamado para saber se o seu se encontra nessa situação. De acordo com artigo publicado na Medical News Today [2] os sintomas mais comuns de infecção no umbigo por piercing costumam ser:

  • Cheiro forte;
  • Dor, ardência ou sensação de queimação em volta do umbigo;
  • Pele avermelhada ou machucada na região do umbigo;
  • Febre.

Leitura complementar: Como tratar um piercing no umbigo inflamado

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não pode comer quando fura o umbigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. Taking care of your new piercing. Association of Professional Piercers. Disponível em: https://www.safepiercing.org/docs/APP_Body_Aftercare-2016rev-web.pdf. Acesso em: 22/08/2019.
  2. How do you treat an infected belly button piercing? Medical News Today. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/323547.php. Acesso em: 22/08/2019.
  3. RANGA, N. JEFFERY, A. J. Body piercing with fatal consequences. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3062280/. Acesso em: 22/08/2019.

Escrever comentário sobre O que não pode comer quando fura o umbigo

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
EMANUELLE
LI O ARTIGO TODO, ELE DIZ PARA SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO SEU PROFISSIONAL. POIS BEM... ELE SOMENTE DISSE PARA EVITAR O DE SEMPRE, CARNE DE PORCO, OVOS, CHOCOLATES, FRITURAS, CAMARÕES, ENTRE OUTRAS COISAS QUE NÃO ME RECORDO, E CLARO OS SEUS DERIVADOS COMO PRESUNTO, MORTADELA, NESCAU, SORVETE DE CHOCOLATE EM FIM. MAS ELE NÃO ME FALOU QUE O REFRIGERANTE E LEITE ESTAVAM PROIBIDOS TAMBÉM, ATÉ PERGUNTEI DA BEBIDA ALCOÓLICA ELE DISSE QUE PODIA NORMAL DESDE QUE MODERADAMENTE. AFINAL DEVO SEGUIR AS INSTRUÇÕES DELE? OU DO ARTIGO? PQ TIRANDO ISSO BATEM COM TODAS AS RECOMENDAÇÕES. OBRIGADA.
Bianca Letícia
Bom dia, a lista de alimentos ficou um pouco contraditória, pois há um mesmo alimento (Ovo) que é mencionado na lista do que deve ser evitado e em seguida aparece na lista de alimentos que ajudam na cicatrização...
Editor umComo.com.br
Oi Bianca! O artigo já foi corrigido, obrigado pelo reparo.

O que não pode comer quando fura o umbigo
1 de 2
O que não pode comer quando fura o umbigo

Voltar ao topo da página