Partilhar

O que não pode comer quando fura o umbigo

Por Tamires Criscio. Atualizado: 14 novembro 2018

A questão da alimentação quando se faz um processo de perfuração no corpo é principalmente relacionada à preocupação com os processos cicatrizantes como também os inflamatórios que podem surgir nesse momento em que o organismo está mais vulnerável à ação de corpos estranhos. Dessa maneira, o que parece um detalhe, é, na verdade, super importante e deve ser levado à sério quando se coloca um piercing, principalmente, no umbigo. Para te ajudar, ou umCOMO reuniu informações importantes sobre o que não pode comer e o que se pode comer quando fura o umbigo. Entenda abaixo.

Também lhe pode interessar: Como limpar o umbigo corretamente

Alimentos para se comer quando coloca piercing no umbigo

Os alimentos que se deve comer quando se coloca piercing no umbigo devem ser os quais ajudam o processo de cicatrização e impedem o processo inflamatório.

Esses alimentos são principalmente os que apresentam proteínas e auxiliam no processo de reconstrução das células. Além disso, é importante consumir bastante água para manter o corpo hidratado e no máximo de seu metabolismo de forma estar forte para evitar inflamações e também realizar a recuperação da área. Veja como beber mais água diariamente.

Esses alimentos vão ajudar na formação do tecido que fecha a ferida realizada pela colocação do piercing e também vão diminuir qualquer possibilidade de formação de inflamação. Foque na alimentação o mais saudável possível:

  • Opte por carnes magras, principalmente frutos-do-mar (salmão é uma boa opção, por exemplo);
  • Escolha vegetais de folhas escuras como couve, rúcula, espinafre e brócolis. Você pode prepará-los da forma que achar melhor, seja cru, refogado, assado ou até mesmo preparar um suco verde! Veja nesse outro artigo do umCOMO "Como fazer sucos verdes".
  • Prefira azeite de oliva ou óleo de coco a outros óleos vegetais (de soja, milho e girassol, por exemplo).
O que não pode comer quando fura o umbigo - Alimentos para se comer quando coloca piercing no umbigo

O que você não pode comer quando coloca piercing no umbigo

Os alimentos que devem se ser evitados quando se coloca piercing no umbigo devem ser os que realizam um processo inflamatório no corpo, prejudicando o processo de cicatrização da região.

'Furei o umbigo, posso comer chocolate?

Os alimentos muito gordurosos como frituras (para quem se pergunta se pode comer batata frita quando coloca piercing no umbigo) devem ser evitados, além disso: leite, carne de porco e também chocolates com muito açúcar e muita gordura. Os alimentos embutidos como apresuntados, linguiças e salsichas e os alimentos muito ácidos, picantes e cítricos também se enquadram na categoria de alimentos que não se pode comer quando coloca piercing no umbigo.

'Furei o umbigo, o que eu não posso comer?'

Dessa maneira, é fundamental evitar os alimentos que de alguma forma podem não contribuir com o bem-estar do corpo em geral e dificultar o processo celular de regeneração.

Alimentos a se evitar quando você coloca um piercing:

  • Ovo;
  • Frituras em geral;
  • Fast-food;
  • Sucos industrializados e refrigerantes;
  • Salsicha;
  • Chocolates (principalmente os que não são amargos ou meio-amargos);
  • Miojo.

No caso dos queijos, opte pelos mais magros como ricota. Queijos mais gordurosos como muçarela e provolone devem ser evitados.

Piercing no umbigo e cicatrização - lista de alimentos que ajudam

São vários os alimentos que podem ajudar no processo de cicatrização, onde cada grupo de alimento vai ter uma função específica que associadas criam o ambiente perfeito para uma cicatrização mais rápida e sem risco de inflamações.

Todos estes alimentos devem ser consumidos durante os primeiros meses após a perfuração do piercing, ou até que o piercing esteja totalmente cicatrizado:

  • Carnes magras;
  • Leite de soja;
  • Sardinha;
  • Atum;
  • Salmão;
  • Chia;
  • Laranja;
  • Morango;
  • Abacaxi;
  • Legumes verdes escuros;
  • Grão de bico;
  • Feijão;
  • Ervilha;
  • Lentilha.

Alimentos ricos em proteínas (carne magra, leite de soja)

Os alimentos ricos em proteínas são fundamentais para a formação do novo tecido que vai ser reconstituído para fechar o furo realizado pelo piercing.

Alimentos ricos em ômega 3 (sardinha, atum, salmão, semente de chia)

Os alimentos ricos em ômega 3 ajudam a reduzir os processos inflamatórios do organismo.

Frutas cicatrizantes (laranja, morango, kiwi, abacaxi)

Essas frutas cicatrizantes vão atuar na produção de colágeno ajudando na reconstituição da pele. É possível também tomar suplementação de colágeno. Faça suco com as 4 frutas e tome durante os primeiros dias após ter realizado o piercing, isso vai potencializar o efeito.

Alimentos ricos em Vitamina K (legumes verdes escuros)

Esse alimentos trabalham no processo de hemorragia permitindo que o sangue seja estancado e a ferida cicatrizada. Entre os legumes verdes escuros estão: brócolis, couve, espinafre, aspargo, couve de bruxelas entre outros. Você também pode fazer sopas ou sucos com esses legumes verdes escuros.

Alimentos ricos em ferro (grão-de-bico, ervilha, lentilha)

Esses alimentos ajudam manter as células saudáveis para realizarem os seus trabalhos cicatrizantes.

Lista com alimentos que prejudicam a cicatrização

Além dos alimentos listados acima, na parte dos alimentos que devem ser evitados, esses são mais alguns alimentos que não ajudam na cicatrização:

  • Açúcar;
  • Refrigerantes;
  • Balas;
  • Chocolates;
  • Biscoitos recheados ou não;
  • Industrializados em geral;
  • Condimentos pesados;
  • Alimentos com excesso de gorduras ruins.

Se você tiver alguma dúvida sobre algum alimento, não coma. Dê preferência a uma alimentação mais limpa, balanceada e equilibrada. O seu organismo vai ficar mais resistente e o piercing vai cicatrizar com muito mais rapidez.

Veja também: Como comer depois de furar a língua

Pode beber depois de colocar piercing no umbigo?

De acordo com a Association of Professional Piercers [1] estresse e drogas recreativas devem ser evitados durante o processo de cicatrização do piercing, assim como o consumo excessivo de bebias alcoólicas, cafeína e nicotina. Portanto, na impossibilidade de evitar, o ideal é consumir com moderação.

Piercing no umbigo: cuidados para não inflamar

As dicas seguintes são fundamentais caso você queira saber como cicatrizar piercing no umbigo mais rápido:

  • Quando se coloca piercing no umbigo é fundamental tomar todos os cuidados com a higiene, além de tomar o máximo de cuidado com a sua alimentação para garantir que o seu furo cicatrize com o máximo de rapidez e de segurança;
  • Siga diariamente, de maneira 'religiosa', os cuidados com piercing no umbigo que foram indicados pelo profissional responsável.
  • Evite atrito com a região do umbigo e use as pomadas cicatrizantes que ajudam manter a região mais saudável e bem hidratada;
  • Sempre manuseie o furo com as mãos limpas. Tome banho regularmente dando preferência à duchas e evite banheiras ou ir ao mar ou à piscina, pelas bactérias que podem estar presentes. Os cuidados durante os primeiros dias são os mais importantes para manter a região mais limpa e mais saudável para cicatrizar com rapidez.
  • Seque bem. Tão importante quando higienizar é secar bem a região do piercing, de preferência com papel descartável, já que as toalhas podem passar bactérias e até se enroscarem na joia.
  • Utilize roupas que o protejam durante o processo de cicatrização para evitar enroscos que podem machucar e aumentam as chances de uma uma inflamação.
  • Evite o contato com fluídos corporais (seu e de outras pessoas) já que eles também podem trazer bactérias e uma consequente infecção no umbigo.
  • Durma bem. Descansar é essencial para manter o nosso sistema imunológico ativo contra infecções.
  • Não exagera na limpeza. Apesar dos cuidados essenciais, estar todo o tempo manuseando o piercing no umbigo pode irritar a região.
  • Tente manter uma alimentação com os alimentos cicatrizantes pelo menos 1 semana antes de fazer o piercing, para garantir que o seu organismo já esteja em um bom processo celular.

Veja também: O que você não pode comer quando está com pontos

Pode tirar o piercing antes de cicatrizar?

Durante o processo de cicatrização qualquer alteração que não esteja prevista nas instruções passadas pelo estúdio responsável pela perfuração do seu umbigo deve ser acompanhada por eles. Portanto, seja para saber em quando pode mudar o piercing do umbigo ou se você pode tirar o piercing antes de cicatrizar, será preciso seguir as recomendações do profissional do seu estúdio.

Lembre-se que ao retirar i piercing, a tendência é que o furo feche. Mesmo que você deseje fazer isso durante o processo de cicatrização, é importante conversar e receber ajuda de um profissional certificado.

Leitura complementar: Como limpar o umbigo corretamente

Sintomas de piercing no umbigo inflamado

Nem sempre seguir uma alimentação correta e os cuidados citados acima previnem o organismo de cada pessoa de reagir a uma infecção no umbigo. Sob qualquer suspeita de piercing no umbigo inflamado é importante procurar um médico. De acordo com artigo publicado na Medical News Today [2] os sintomas mais comuns de infecção no umbigo por piercing costumam ser:

  • Cheiro forte;
  • Dor, ardência ou sensação de queimação em volta do umbigo;
  • Pele avermelhada ou machucada na região do umbigo;
  • Febre.

Leitura complementar: Como tratar um piercing no umbigo inflamado

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não pode comer quando fura o umbigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. https://www.safepiercing.org/aftercare.php
  2. https://www.medicalnewstoday.com/articles/323547.php
Bibliografia
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3062280/
  • https://www.safepiercing.org/docs/APP_Body_Aftercare-2016rev-web.pdf

Escrever comentário sobre O que não pode comer quando fura o umbigo

1 comentário
Bianca Letícia
Bom dia, a lista de alimentos ficou um pouco contraditória, pois há um mesmo alimento (Ovo) que é mencionado na lista do que deve ser evitado e em seguida aparece na lista de alimentos que ajudam na cicatrização...
Editor umComo.com.br
Oi Bianca! O artigo já foi corrigido, obrigado pelo reparo.

1 de 2

Voltar ao topo da página