Partilhar
Partilhar em:

Como ter uma alimentação saudável

Passo a Passo
Avaliação: 5 (75 votos)
1 comentário
13 vezes partilhado
 
Como ter uma alimentação saudável

Passe a ter uma vida saudável! Se reconcilie com o seu corpo e comece a mudar os seus hábitos alimentares por outros que sejam mais saudáveis e ótimos para o seu corpo. Embora pareça uma tarefa complicada e assustadora, o certo é que é muito mais fácil do que parece e bastarão apenas algumas mudanças para desfrutar de uma alimentação saudável e perfeita para se manter em forma e/ou perder esses quilos a mais. Neste artigo de umComo vamos lhe contar como ter uma alimentação saudável com simples truques e conselhos que poderá aplicar facilmente na sua vida diária.

Passos a seguir:
1

Primeiro que tudo, para comer saudável, a primeira coisa que deve fazer é tentar limitar o consumo de açúcar e de produtos açucarados, e caso você queira adoçar alguma bebida ou sobremesa pode optar pelo açúcar mascavo ou outros ingredientes nutritivos como a stevia ou o mel. O principal motivo é que o açúcar branco não contém nutrientes e, no entanto, contém muitas calorias. Durante o processo de refinamento industrial o açúcar perde todos os seus nutrientes, por isso uma colher de chá de açúcar branco é o mesmo que incluir no corpo calorias vazias sem que tragam absolutamente nada ao seu organismo.

Por este motivo, é importante que opte por outras alternativas mais saudáveis como as que mencionamos. Do mesmo modo, os produtos de pastelaria também não são aconselháveis porque se tratam de alimentos com muita gordura, com muito açúcar e poucos nutrientes. Assim para levar uma vida saudável, o melhor é deixar de lado o consumo de açúcar em excesso. Neste artigo de umComo poderá saber como substituir o açúcar.

2

Para ter uma alimentação saudável é fundamental que coma diariamente frutas e verduras. Porquê? Porque são dois grupos de alimentos que trazem muitas vitaminas, minerais e nutrientes para o nosso corpo sem conterem apenas calorias, este é o motivo pelo que são tão recomendadas também nas dietas de emagrecimento.

As frutas entram dentro do grupo dos carboidratos simples, ou seja, que contêm muito açúcar que o corpo aproveitará para transformar em energia. É por este motivo que, se quer emagrecer ou manter o seu peso, nunca as deverá ingerir à noite porque não gastará essa energia e, no final, o açúcar acabará acumulado no seu corpo em forma de gordura saturada. É melhor comer sempre a fruta durante o dia, sobretudo, a meio da manhã ou a meio da tarde.

3

No grupo das proteínas temos as que são de origem animal e as de origem vegetal. Dentro do primeiro grupo (animal) é importante referir que as que são mais adequadas para a nossa saúde são as carnes magras e os peixes brancos visto que têm pouca gordura e muitos nutrientes. No entanto, isto não significa que tenha que deixar de comer os outros alimentos mas sim que o mais adequado é que opte por consumir os que são mais saudáveis para evitar doenças como o colesterol. No caso das proteínas vegetais destacam-se a soja, o tofu, o seitan, etc.

4

Em relação aos carboidratos complexos há sempre dúvidas neste aspeto. São bons para o nosso corpo? Fazem-nos engordar? A primeira coisa que temos que saber é que na pirâmide alimentar, os carboidratos são uma parte importante na alimentação porque nos trazem a energia necessária para enfrentar o dia. Por isso, temos que procurar comer aqueles que tenham valor nutricional.

Da mesma forma que explicamos antes com o açúcar, com o trigo passa-se exatamente o mesmo: no período de refinamento perdem-se a maioria dos seus nutrientes e, por isso, consegue-se apenas que coma calorias vazias. É por este motivo que sempre que você coma pão, massa, arroz, etc, deve preferir os que sejam de farinha integral; deste modo estará a certificar-se que está introduzindo no seu corpo fibra e, por tanto, estará a dar ao seu corpo vitaminas.

Além disso, também deve saber que não é aconselhável comer carboidratos à noite por um motivo muito simples: são um grupo de alimentos que trazem muita energia ao organismo mas se esta não se gastar, acaba se convertendo em gordura saturada que se armazena no corpo. Por isso, a melhor hora para comer carboidratos é durante a primeira metade do dia: lanches e jantares são melhores sem carboidratos.

5

Agora que já sabe os alimentos mais adequados para incluir na sua dieta, deve saber que nem tudo vale na hora de os preparar. Se quer ter uma alimentação saudável tem que reduzir a gordura das suas receitas, pelo que tente cozinhar com pouco óleo, deixe de fazer fritos e opte por pratos mais leves como cozinhados ao vapor, no forno ou fervidos. Também tem que evitar usar molhos nas suas receitas e, ao invés disso, experimentar alternativas mais saudáveis como as especiarias.

6

Do mesmo modo, para poder desfrutar de uma vida saudável é essencial evitar comer quantidades abundantes que deixem o estômago muito inchado e que, portanto, deixem as suas digestões muito pesadas. O ideal é que ao invés de comer 3 vezes ao dia, reparta as suas refeições em 5 refeições diárias que lhe permitam deixar o seu apetite saciado e evitar chegar às refeições principais do dia com uma fome voraz.

O melhor é que, entre cada refeição, não passem mais de 4 horas, desta forma conseguirá que o seu metabolismo esteja trabalhando o dia todo e que não tenha a sensação de fome. Pode seguir um horário de refeição como este:

  • 9 am: Café da manha
  • 11 am: Lanche a meio da manhã
  • 14 pm: Almoço
  • 17 pm: Lanche
  • 20 pm: Jantar

Os lanches que fizer entre as refeições deverão ser com alimentos saudáveis como, por exemplo, fruta da época, iogurtes desnatados, frutos secos, etc. Neste artigo damos-lhe algumas ideias sobre como comer entre as refeições de forma saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ter uma alimentação saudável, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Como ter uma alimentação saudável

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
MARIA NASARETE JAQUES
Amei tudo que li, e o que gostei mais foi a facilidade de vocês colocarem o artigo que de para nós leitores entendermos bem ,salvei a pagina nos meus favoritos.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Que bom que foi útil, Maria. Continue acompanhando os artigos do umCOMO.

Como ter uma alimentação saudável
1 de 5
Como ter uma alimentação saudável