A fruta

Faz mal comer fruta à noite?

Faz mal comer fruta à noite?

Sabemos que a fruta é um grupo alimentar saudável que é importante para a nossa dieta, e que suas vitaminas, antioxidantes e minerais ajudarão a manter o nosso corpo saudável. No entanto, é importante ter claro em que momento do dia devemos consumi-las e como é melhor fazê-lo, pois há uma grande polêmica em relação a este tema: faz mal comer fruta à noite? Em umComo.com.br respondemos a esta dúvida.

Também lhe pode interessar: Comer manga e banana à noite faz mal?

Passos a seguir:

1

As frutas são um grupo alimentar que não deve faltar em nossa dieta devido ao seu alto conteúdo de fibras, vitaminas e minerais, sendo excelentes para manter um trânsito intestinal regular e garantir a saúde da pele, do cabelo e de todos os nossos órgãos.

Mas você não pode esquecer que estes alimentos contam também com frutose, um açúcar natural que será convertido por nosso organismo em energia e glicose, a qual se não for adequadamente queimada pelo corpo, será armazenada no organismo como gordura.

2

Segundo as recomendações nutricionais, o ideal é consumir 3 porções de fruta ao dia, de preferência antes das refeições para aproveitar ao máximo seus nutrientes e usar o açúcar de forma eficiente para produzir energia.

Perante a pergunta faz mal comer fruta à noite, a resposta é que, de forma ideal, estes alimentos devem ser consumidos antes do jantar e nunca após comer ou antes de dormir. Mas por quê?

3

A razão do dito popular faz mal comer fruta à noite é que estes alimentos, como foi explicado anteriormente, fornecem frutose ao nosso corpo, convertendo-se em glicose que não queimaremos adequadamente, pois não realizaremos atividades físicas, pelo contrário, deixaremos nosso corpo em repouso ao dormir.

4

Se você deseja perder peso de forma saudável, o hábito de comer frutas à noite poderia estar somando algumas calorias indesejáveis ao seu corpo, por isso é conveniente ingeri-las em outros momentos do dia para potencializar ao máximo os seus benefícios.

O melhor é fazê-lo durante as primeiras horas da manhã, embora também possa ser ingerido no meio da tarde ou no meio da manhã. Idealmente as 3 porções recomendadas devem ser distribuídas durante estes momentos do dia.

5

Comer fruta à noite de forma esporádica não será prejudicial para a sua saúde, mas é importante compreender que se deseja perder peso, esta não é uma boa opção. Se fizer isso de forma frequente, o ideal seria ingerir estes alimentos nas horas mencionadas anteriormente para melhorar seus efeitos sobre seu corpo.

Lembre-se de que comer fruta em excesso também não é recomendável, por isso o melhor é não exceder as 3 porções diárias com frequência e ter sempre uma alimentação equilibrada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal comer fruta à noite?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Tereza
comer frutas nas primeiras horas da manhã também pode dar pico de glicemia, não?
domingos del omo filho
Muito bom o artigo. Como eu sou magrinho, não terei problemas em comer frutas à noite?
Faz mal comer fruta à noite?