Partilhar

Como comer de forma saudável sem legumes

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 novembro 2019
Como comer de forma saudável sem legumes

Há muitas pessoas que querem começar a cuidar de si e a se alimentarem corretamente, mas têm um inconveniente: não suportam os legumes! Perante esta situação pode ser complicado seguir uma dieta saudável e equilibrada, pois este grupo de alimentos é muito benéfico para o nosso organismo ao contribuir com uma grande quantidade de vitaminas e minerais com uma baixa ingestão em calorias. Mas se não gosta dos legumes, saiba que pode comer à mesma de forma saudável ainda que, tenha de compensar a falta destes alimentos aumentando o consumo de frutas, outro grupo alimentar muito saudável e nutritivo. Neste artigo do umCOMO vamos dar algumas dicas para saber como comer de forma saudável sem legumes e poder desfrutar de uma vida em perfeitas condições sem a necessidade de consumir receitas que não goste.

Também lhe pode interessar: Como montar um cardápio saudável
Passos a seguir:
1

Um dos elementos que ingerimos quando seguimos uma dieta rica em legumes é a fibra já que, a maioria dos vegetais contam com uma alta contribuição deste componente. A fibra é perfeita para regular o nosso trânsito intestinal, para depurar o organismo e para saciar o nosso apetite, por este motivo, é imprescindível introduzi-la na dieta para perder peso já que, com menos quantidade, nos sentimos satisfeitos.

Se queremos comer de forma saudável sem legumes devemos incorporar alimentos ricos em fibra na nossa dieta que procedam de outros ingredientes que não sejam os vegetais, como os seguintes:

  • Frutos secos: as amêndoas, os amendoins, as nozes, etc., são ingredientes ricos em fibra que temos que incorporar no nosso dia a dia para conseguir melhorar o funcionamento do nosso organismo. Mas atenção, se quer emagrecer não se exceda no seu consumo, com 3 ou 4 pedaços de frutos secos será suficiente, por isso é recomendável que os misture em receitas ao invés de os comer de forma isolada.
  • Frutas: já dissemos que, para substituir a falta de vegetais na sua dieta, terá que aumentar o consumo de frutas, já que é um grupo de alimentos muito rico em nutrientes e muito baixo em calorias e, além disso também nos fornece uma interessante fonte de fibra.
  • Cereais e carboidratos integrais: opções como o arroz integral, a massa ou o pão são ricos em fibra quando os escolhemos na sua versão integral, já que contam com o grão inteiro. Mas se quer perder peso, deverá controlar o consumo deste grupo de alimentos e reduzi-lo na primeira metade do dia, ou seja, à hora do café da manhã e do almoço.

De qualquer forma, é essencial que saiba cozinhar de forma saudável, pois é fundamental reduzir as gorduras, os açúcares e as toxinas da nossa alimentação.

Como comer de forma saudável sem legumes - Passo 1
2

Ainda que seja possível comer de forma saudável sem legumes, a verdade é que é altamente recomendável que tente incorporar estes alimentos nas suas receitas para, assim, aproveitar seus nutrientes e reduzir o consumo de outros produtos que certamente são mais calóricos. Por exemplo, se vai preparar um frango no forno, se só comer a carne, é provável que precise de mais de um pedaço para se saciar, por outro lado, se o acompanhar com legumes no forno como aspargos, alcachofras, etc., já terá mais que suficiente.

De seguida, vamos propor alguns métodos para camuflar os legumes dos pratos e conseguir se beneficiar do seu valor nutricional sem se dar conta:

  • Caldo de verduras: uma boa forma de aproveitar os nutrientes de alguns vegetais é preparar um caldo com eles e, se quiser, incorporar um pouco de frango para ter um sabor mais intenso. Desta forma estará ingerindo verduras de uma forma deliciosa!
  • Molhos com verduras: também pode temperar seus pratos preparando um molho de forma caseira e que conte com vegetais como ingrediente principal. Por exemplo, o molho napolitano é basicamente de verduras, o mesmo acontece com o molho de cogumelos. Além disso, se quer comer de forma saudável o melhor é evitar se exceder com o óleo ou com componentes como o creme de leite e o leite, pois aumentarão consideravelmente o valor calórico do seu prato.
  • Adicione legumes ao seu sanduíche: outra forma perfeita de poder comer legumes sem quase se dar conta é incluir no seu sanduíche um pouco de alface, cebola, tomate, pepino, milho, o que quiser! Desta forma não precisará que a proteína seja tão grande, já que saciará seu apetite, além de se nutrir intensamente.
  • Misture carboidratos com legumes: uma boa forma de conseguir comer legumes e gostar do seu sabor é misturando com pratos como, por exemplo, massa ou arroz. Pode preparar macarrões com tomates cherry, cogumelos e cebola, por exemplo, ou um arroz com alcachofras ou aspargos. Deliciosos e muito saudáveis!
3

Além disso, se quer comer bem se não gosta de legumes, será essencial que comece a incorporar mais frutas na sua dieta ingerindo de 5 a 8 peças por dia. Com este hábito conseguirá encher seu corpo de vitaminas e minerais que também se encontram nos legumes, mas que, ao não consumi-las, temos que compensar de outra forma.

Para conseguir fazer isso, recomendamos que comece a preparar receitas com frutas com as quais não parecerá estar comendo tanta quantidade por dia. Por exemplo, preparar vitaminas ou sucos com diferentes frutas é uma ótima ideia para conseguir estar bem nutrido e que seu corpo não note a falta de vegetais na dieta.

Também recomendamos que você tente comer fruta em todas as suas refeições, de seguida vamos lhe dar um plano que pode seguir dia a dia:

  • Café da manhã: Prepare uma vitamina de banana e morango para começar o dia.
  • Lanche da manhã: Coma uma peça de fruta da estação.
  • Almoço: Faça com que sua sobremesa seja uma fruta da estação.
  • Lanche da tarde: Acompanhe seu lanche com um suco de laranja.
  • Jantar: Faça com que sua sobremesa seja uma peça de fruta.

Neste outro artigo do umCOMO damos-lhe algumas dicas para saber como comer de forma saudável todos os dias.

4

Além de todos estes conselhos que acabamos de lhe dar, se quer comer saudável recomendamos ir ao supermercado e experimentar outras novos legumes que, talvez, nunca experimentou. Existem muitas variedades que pode cozinhar tanto no forno, grelhado ou preparando deliciosas receitas (lasanhas de verduras, croquetes de cogumelos, etc.) que certamente encantarão você.

Recomendamos que amplie sua alimentação e incorpore variedades diferentes e deliciosas que farão você se reconciliar com os legumes.

Como comer de forma saudável sem legumes - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer de forma saudável sem legumes, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como comer de forma saudável sem legumes

O que lhe pareceu o artigo?

Como comer de forma saudável sem legumes
1 de 3
Como comer de forma saudável sem legumes

Voltar ao topo da página