Partilhar

Como cozinhar sem azeite

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cozinhar sem azeite

O azeite é um ingrediente que costumamos usar (e abusar) nas nossas comidas. Você deve saber que pode cozinhar sem azeite e desfrutar, assim, de comidas mais leves e com menos gordura. O truque está em substituir o óleo por outros condimentos mais saudáveis e que também proporcionam um sabor delicioso aos seus pratos. Em umComo damos para você o segredo sobre como cozinhar sem azeite para continuar desfrutando da comida sem excesso de gordura.

Também lhe pode interessar: Como comer de forma saudável sem legumes

Substituir o azeite

Existem diferentes ingredientes que podem funcionar perfeitamente para deixar de usar azeite na cozinha. São produtos naturais, pobres em gorduras e que dão um sabor diferente e delicioso às suas receitas.

  • Suco de limão: ao invés de cozinhar com azeite, pode usar suco de limão para conseguir um sabor intenso sem que suas receitas fiquem grudentas. Por exemplo, se quer fazer um peixe assado na chapa, unte-a com um pouco de limão e cozinhe seu prato com total comodidade; o mesmo acontece com as carnes. Além disso, o limão tem vitamina C, algo que ajuda a desintoxicar o organismo e que funciona perfeitamente para o cuidado de seu corpo.
  • Água temperada com especiarias: outra alternativa ao óleo na cozinha é a água; você pode cozinhar um prato jogando um pouquinho de água e, para intensificar o sabor, especiarias como tomilho, curry ou manjericão, por exemplo. Desta forma, suas receitas terão um sabor único e livre de gorduras.
  • Cozinhe no forno: uma das melhores formas de cozinhar sem óleo é cozinhar seus pratos no forno; se usa sacos próprios para o forno conseguirá fazer suas receitas sem sequer colocar uma gota de azeite. Se teme que as carnes ou peixes fiquem ressecadas, pode optar por jogar um pouco de caldo de verduras para dar mais maciez e potenciar seu sabor.
  • Cozinhe ao vapor: esta técnica de cozinhar também é perfeita para deixar de usar azeite nas comidas. Se acha que esta forma de cozinhar é sem graça ou não tem sabor, pode usar, como no caso do forno, especiarias que potenciem o sabor e conseguem criar um prato saudável e sem gordura.
Como cozinhar sem azeite - Substituir o azeite

O que você precisa para cozinhar sem azeite

Como já dissemos, além de substitutos do azeite existem técnicas de cozinha que são ideais para poder fazer com que seus pratos fiquem saborosos e sem uma gota de azeite. Se quer começar a ter uma alimentação saudável e deixar de ingerir azeite, saiba que existem alguns produtos essenciais que deve ter na cozinha. Eles são os seguintes:

  • Frigideiras de teflon ou cerâmica: o azeite consegue que a superfície das frigideiras deslize melhor e que a comida não grude; se optamos por cozinhar sem azeite, é importante que as ferramentas usadas sejam antiaderentes para cozinhar bem sem que a comida fique grudada.
  • Panelas para cozinhar ao vapor: se preferir esta técnica de cozinhar, deverá ter em sua coleção de cozinha panelas aptas para este tipo de preparação. Em umComo contamos para você Como cozinhar a vapor sem uma panela a vapor.
  • Sacos de plástico para o forno: cozinhando com estes sacos você consegue que os alimentos cozinhem em seu próprio suco e que não seja necessário usar nada de azeite.
  • Wok: se gosta das verduras, o wok é uma ferramenta essencial para poder cozinhar sem usar azeite e desfrutar de todo o sabor destes ingredientes. Com esta ferramenta poderá cozinhar no ponto mas sem necessidade de usar nada para temperar; mas lembre-se: você pode jogar um pouco de sal após cozinhá-las e estarão extraordinárias.
  • Especiarias: para conseguir que a comida não fique sem graça é importante que tenha em sua despensa uma ampla variedade de especiarias, assim poderá fazer um frango com manjericão ou um peixe com ervas sem nada de azeite.
  • Limão: Para poder deixar de usar azeite é imprescindível que tenha limões sempre à mão. Para as saladas, para cozinhar na chapa ou para dar um toque diferente aos seus pratos, os limões são essenciais e sem nada de gordura.
Como cozinhar sem azeite - O que você precisa para cozinhar sem azeite

Faça parte da vida saudável

Além de deixar de usar o azeite, é importante que realize práticas saudáveis diárias para conseguir um corpo saudável. Por exemplo, você deve evitar ao máximo as farinhas brancas refinadas já que têm uma alta quantia de açúcares e nenhum tipo de nutriente; por isso, aconselha-se mudar para as farinhas integrais e, desta forma, consumir mais nutrientes e fibra. Consequentemente, deixe de um lado os pães brancos ou as massas brancas e passe para os integrais: seu corpo agradecerá.

Também é importante que, na hora do jantar, se lembre de quais são os alimentos que deve ingerir, pois é nesta refeição onde mais gordura costumamos acumular por comer mais quantidade de calorias do que o corpo precisa (e em poucas horas iremos para a cama). Neste momento do dia recomenda-se comer proteínas e verduras e deixar de lado as frutas e os carboidratos.

Praticar exercício também é imprescindível se quer desfrutar de uma vida saudável. Não estamos dizendo que todos os dias tenha que ir à academia, mas sim que é importante que pelo menos 3 vezes por semana pratique esporte durante 45 minutos. Desta forma você queimará energia, manterá seu corpo tonificado e estimulará a função dos órgãos vitais.

Como cozinhar sem azeite - Faça parte da vida saudável

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar sem azeite, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como cozinhar sem azeite

O que lhe pareceu o artigo?

Como cozinhar sem azeite
1 de 4
Como cozinhar sem azeite

Voltar ao topo da página