O peixe na nutrição

Quantas vezes deve comer peixe por semana

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 março 2021
Quantas vezes deve comer peixe por semana

Sabemos que o peixe é muito benéfico para a nossa saúde, pois trata-se de uma proteína magra, o que quer dizer que dá ao nosso corpo todos os benefícios deste nutriente, mas sem incluir gorduras pouco saudáveis. Destaca-se em especial o teor de ômega 3 com o qual contam os peixes azuis, que ajudam o nosso corpo a receber ácidos graxos essenciais ideais para melhorar os nossos níveis de colesterol HDL ou bom.

É versátil, delicioso e leve, mas quantas vezes deve comer peixe por semana? Se quer saber que quantidade é recomendável incluir deste ingrediente na dieta, as melhores preparações e quais são os seus principais benefícios, continue lendo, porque neste artigo de umComo.com.br esclarecemos com detalhes.

Índice

  1. O valor nutricional do peixe
  2. Quantidade de peixe recomendado por semana
  3. Cuidado com os peixes ricos em mercúrio!

O valor nutricional do peixe

O peixe é uma excelente alternativa para ingerir proteínas saudáveis, pois conta com uma menor quantidade de gorduras saturadas que a carne, inclusive o peixe branco é considerado como um alimento magro. Mas, além de proteínas, este alimento proporciona-nos:

  • Um bom fonte de ácidos graxos essenciais ômega 3, incluídos especialmente em peixes azuis como as sardinhas, o salmão, o atum ou a anchova. Estes ajudam a prevenir as doenças cardíacas, a contribuir com o colesterol bom para o nosso corpo e a reduzir a pressão arterial elevada.
  • Oferecem ao nosso corpo vitamina A, D e vitaminas do grupo B, fundamentais para um correto funcionamento do organismo.
  • Além disso, são fonte de cálcio, ferro, potássio, iodo, sódio e magnésio, minerais necessários para a correta saúde dos ossos e músculos.

Trata-se de um alimento que convém adicionar à nossa dieta, preferindo comprar fresco ao invés de congelado ou embalado, o que garantirá o perfeito estado das suas propriedades. Além disso, é importante elaborá-lo de forma saudável, por exemplo na chapa, no forno ou cozido, evitando preparações mais calóricas como fritos ou empanados.

Quantas vezes deve comer peixe por semana - O valor nutricional do peixe

Quantidade de peixe recomendado por semana

Sabemos que é benéfico para a nossa saúde, mas quantas vezes deve comer peixe por semana? A recomendação dos especialistas em nutrição é ingerir 700 gramas de peixe semanalmente, o que equivale entre 3 a 4 porções.

Dessa quantidade, recomenda-se que sejam 2 de peixe azul e o resto de peixe branco, pois ainda que este último seja mais magro, o teor de ômega 3 e vitamina A e D presente nas alternativas de peixe azul é superior ao branco, por isso considera-se mais nutritivo neste aspecto.

Quantas vezes deve comer peixe por semana - Quantidade de peixe recomendado por semana

Cuidado com os peixes ricos em mercúrio!

Ainda que o peixe seja uma proteína ideal, há que ter especial cuidado com aqueles peixes que acumulam mais mercúrio no seu organismo. Este metal pesado ingerido em grandes quantidades pode originar diversas complicações cardíacas, afetando também o sistema imunológico e reprodutivo. Adicionalmente, torna-se altamente prejudicial para os fetos durante a gestação, motivo pelo qual deve ser limitado o seu consumo especialmente durante a gravidez.

Os peixes mais ricos em mercúrio são:

  • O peixe espada
  • O atum vermelho
  • O mero
  • O robalo

Recomenda-se ingerir estas opções de forma muito ocasional, optando de preferência por peixes com baixo conteúdo deste metal, como é o caso da merluza, as sardinhas, anchovas, o salmão, o bacalhau, entre outros.

Quantas vezes deve comer peixe por semana - Cuidado com os peixes ricos em mercúrio!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas vezes deve comer peixe por semana, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quantas vezes deve comer peixe por semana