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Alimentos baixos em gorduras e saudáveis

Alimentos baixos em gorduras e saudáveis

Fazer uma dieta equilibrada é uma das chaves para manter a nossa saúde e evitar doenças. Mas não se trata de evitar um grupo de alimentos ou de eliminar para sempre os carboidratos, mas sim comer de tudo em proporções adequadas.

Nós devemos consumir ente 45% e 65% de carboidratos (inclusive os cereais, frutas e legumes), entre 30% e 35% de proteínas e entre 20% e 30% de gordura. O problema para muitos está no consumo excessivo de gordura que origina problemas de colesterol, triglicéridos e tensão, entre outras condições. Neste artigo do umCOMO você confere uma lista de alimentos baixos em gordura e saudáveis para incluir na dieta agora mesmo.

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Alimentos com pouca gordura - Proteínas

Peito de peru e suas calorias

As proteínas são fundamentais para levar uma alimentação saudável e para nos mantermos saudáveis, entre elas talvez uma das melhores é o peru. Trata-se de um alimento magro que contém pouca gordura (se retirar a pele). 100 gramas de peito de peru contém cerca de 135 calorias e apenas 1 grama de gordura. Sem dúvida uma alternativa deliciosa e leve.

Atum

E seguindo com as proteínas, todos sabemos que o peixe é uma excelente alternativa devido aos seus muitos nutrientes e à sua leveza. De todos, o atum é sem dúvida um dos melhores. Pertencendo ao grupo dos peixes azuis, o atum está associado frequentemente às dietas, e 100 gramas de atum (de lata) contém cerca de 120 calorias, menos de uma grama de gordura e à volta de 25 gramas de proteína. Sem dúvida uma excelente opção.

Sugestão: Faz mal comer muito atum?

Peito de frango

Ainda falando sobre proteínas, aqui vem outro alimento baixo em gordura e saudável: o frango. Meio peito de frango sem pele, cozido na grelha ou no forno, tem cerca de 145 calorias, 3 gramas de gordura e uma boa porção de proteínas, o que o torna numa excelente opção.

Outros alimentos com pouca gordura

Para os fanáticos da sopa e da vida saudável, o gaspacho é sem dúvida uma ótima opção. Um copo de gaspacho tem cerca de 120 calorias e pouca gordura, e tem muito menos se optar por versões caseiras.

Uma boa opção para os que fazem dieta mas que não querem eliminar o pão todo do seu regime. O pão pita é uma boa opção, uma porção tem cerca de 170 calorias, uma grama de gordura e 4 de fibra. Acompanhado de queijo light e peru é uma boa alternativa para um alimento com poucas calorias.

Alimentos sem gorduras - Frutas

A fruta é um alimento crucial para conseguir ter uma alimentação equilibrada. Quanto maior variedade consumir, melhor para a sua saúde. Cada fruta tem os seus minerais, fibras e vitaminas, todas elas trazem beneficiosos ao nosso corpo. O indicado é consumir três a cinco porções de fruta diariamente:

Morango

E quando se trata de comer algo doce, delicioso e leve, nada melhor que uma boa fruta. O morango, por exemplo, é uma alternativa leve e saudável. Uma taça de morangos está cheia de vitamina C, antioxidantes, fibras e proteínas, esta porção tem cerca de 45 calorias e menos de uma grama de gordura.

Se deseja comer algo mais doce sem sair da dieta, pode mergulhar 5 morangos em chocolate preto, cada uma terá cerca de 20 calorias.

Melão

O melão é refrescante, delicioso e saudável, e para além disso é uma fruta leve. Uma taça de melão cheia de beta-caroteno e vitamina C, tem apenas cerca de 60 calorias com menos de uma grama de gordura.

Banana

A banana é uma fruta bastante completa que tem a propriedade de satisfazer o nosso apetite, mas também trás uma boa parte de potássio ao nosso corpo. Uma banana média tem cerca de 120 calorias, embora não seja a fruta mais leve, está quase livre de gordura pois conta com cerca de uma grama por porção.

Maçã

A maçã é uma aliada ao combate na perda peso, pois tem poucas calorias e possui um grande número de fibras que ajudam na digestão. A maçã contém polifenol, um componente que é também encontrado no chá verde e estimula o metabolismo. Este fruto tem também pectina, uma fibra que ajuda a nivelar a glicose no sangue e controla a libertação de insulina. A maçã deve ser consumida com casca para não perder nenhuma das suas propriedades.

Melancia

A melancia é composta por 90% de água, o que promove uma desintoxicação no nosso organismo, eliminando gorduras e toxinas. Este fruto tem também licopeno e l-cirtulina, ajudando a prevenir doenças cardíacas e reduzindo o açúcar no sangue. Devido ao elevado nível de água e baixa em calorias, promove uma sensação de saciedade.

Mamão

O mamão contém enzina que ajuda ao emagrecimento, facilita também a digestão de carnes, de proteínas em geral e acelera o metabolismo. Esta fruta é rica em fibras, prevenindo assim a prisão de ventre, o que é ótimo para manter o peso. Grande parte das propriedades do mamão, estão nas suas sementes e na sua casca, lave bem e consuma tudo.

Kiwi

O kiwi combate a fome, trazendo uma sensação de saciedade e previne a prisão de ventre. Além disso, este fruto contém vitamina C e é um ótimo diurético.

Pera

A pera previne o armazenamento da gordura corporal, sendo uma ótima aliada para ajudar a emagrecer. Esta fruta é rica em fibras e baixa em a nível glicêmico, contém poucas calorias e se for consumida antes da refeição ajuda a saciar mais rapidamente a fome.

Limão siciliano

O limão siciliano é um autêntico diurético, é um excelente antioxidante e é abundante em vitamina C. Ajuda também a eliminar toxinas e a ficar com a pele mais bonita. Deve beber um copo de água morna com o suco de meio limão todas as manhãs, antes do café da manhã. Deve consumir as suas limonadas sem açúcar.

Abacaxi

O abacaxi é rico em vitamina C e água, o que proporciona um auxílio ao emagrecimento. Esta fruta ajuda a combater a retenção de líquidos e a manter uma cinturinha invejável. É recomendável consumir uma fatia de abacaxi depois da refeição para auxiliar na digestão.

Uvas

As uvas são uma fonte de vitaminas, contêm vitamina A, B6 e C. Esta pequena fruta tem uma grande quantidade de antioxidantes, acelera o metabolismo, funciona como um diurético e tem um baixo nível calórico, estimulando o emagrecimento.

Alimentos baixos em gorduras e saudáveis - Alimentos sem gorduras - Frutas

O que são as gorduras trans

É provável que você já tenha ouvido que existem as gorduras trans, que para levar uma vida saudável é melhor não consumi-las e que para ter o colesterol controlado é recomendável não se aproximar delas nem olhar pelo canto do olho. Mas, você sabe realmente o que são as gorduras trans? Consegue identificar que alimentos têm gorduras trans? Sabe se há gorduras trans na despensa de sua casa ou na compra do mês?

As gorduras trans são um tipo de gordura que se forma ao processar óleo vegetais, convertendo-se em uma gordura sólida com hidrogênios o qual se conhece como hidrogenação. No entanto, também há alimentos que contêm naturalmente gorduras trans, como é o caso de produtos processados como a margarina e as frituras.

Para saber o que são as gorduras trans é necessário explicar por que se utilizam óleos hidrogenados. É que esses óleos que são a origem das gorduras trans têm a capacidade de fazer os alimentos e produtos mais duradouros e apetitosos. Em geral, os alimentos que se produzem com óleos hidrogenados e que contêm gorduras trans não costumam se decompor.

As gorduras trans são um tipo de gordura muito prejudicial para a saúde, pois têm a propriedade de se armazenar nas artérias do organismo aumentando consideravelmente os níveis de colesterol ruim no sangue. Além disso, as gorduras trans têm outro efeito contraproducente para a saúde do ser humano, pois se comprovou que seu consumo pode baixar os níveis do colesterol bom.

Alimentos ricos em gorduras trans

Para identificar que produtos contêm gorduras trans, é necessário revisar as etiquetas e ler detalhadamente cada um dos ingredientes. Como se conhece que as gorduras trans são nocivas para o organismo as marcas não costumam colocar frases como "este produto contém gorduras trans" mas ao invés disso colocam entre os ingredientes: "óleo vegetal hidrogenado".

Entre os alimentos que contêm gorduras trans de forma natural destacam-se os laticínios, a manteiga e a carne de porco e de cordeiro. No entanto, estes alimentos têm um conteúdo muito baixo de gorduras trans já que estas não são acrescentadas, ao contrário dos produtos processados com óleos hidrogenados.

Por sua vez, as comidas e produtos processados ricos em gorduras trans são muitos. Para que possa identificá-los oferecemos a você esta lista dos mais comuns:

  • Bolos
  • Molhos
  • Comida rápida
  • Sopas instantâneas
  • Batatas fritas
  • Comidas congeladas como as pizzas de caixa
  • Alimentos pré-cozidos como massas, canelones, lasanhas, empanadas e outros pratos de cozimento rápido ou no micro-ondas que oferecem os mercados
  • Cremes para o café
  • Sorvete
  • Donuts, bolachas, barras de proteína
  • A maioria das margarinas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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1 comentário
Olivanda martins barbosa
Adorei conteudo pois fiquei muito contente pra minha filha q teve pancreatite
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Olivanda, ainda bem que foi útil para você! Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! :)

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