Quanto devo comer por dia

Por que acordo com muita fome? Possíveis causas

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 7 fevereiro 2019
Por que acordo com muita fome? Possíveis causas

Se alimentar é algo necessário, entretanto sentir fome depende de vários processos biológicos que acontecem no nosso corpo, sentimos fome pois assim nosso corpo nos avisa que estamos precisando nos alimentar. Pela fome depender de vários fatores, muitas vezes acabamos não sentindo fome e passando muito tempo sem comer, o que gera fraquezas e deficiências de nutrientes no corpo. Por outro lado, também acontece de sentirmos mais fome do que o normal e acabamos comendo mais do que deveríamos, o que também não é bom. Se você tem sentido muita fome ao acordar e quer saber o motivo para isso estar acontecendo, esse artigo do umCOMO te dá a resposta: Por que acordo com muita fome?

Também lhe pode interessar: Truques para tirar a fome

Índice

  1. Sinto muita fome quando acordo, o que pode ser?
  2. Sinto muita fome mesmo depois de comer, o que pode ser?
  3. Muita fome é sinal de gravidez?

Sinto muita fome quando acordo, o que pode ser?

Sentir muita fome ao acordar é algo normal, assim que acordamos após uma noite de nosso cérebro trabalha para nos fazer conseguir mais energia para passar o dia e por isso sentimos fome, afinal, acabamos de passar muitas horas sem comer. Entretanto, não é normal acordar com fome de madrugada após poucas horas de sono, isso é sinal de que estamos com algum problema que pode ser:

  • Desidratação: a região do cérebro que controla a fome é a mesma que controla a sede, por isso é comum que sintamos fome quando o problema na verdade é a falta de água. Se você tem tomado pouca água, esse pode ser seu problema, nesse caso comece a se hidratar o quanto antes pois desidratação gera diversos outros problemas como fadiga, dor de cabeça e tontura. Para saber se seu problema é a desidratação, tome água ao sentir fome, se passar em 20 minutos o mistério está solucionado.
  • Síndrome da fome noturna: descoberta na década de 1950 a síndrome atinge ao menos 25% da população e tem como sintoma, além da fome, a perda de apetite durante o dia e dificuldades para dormir.
  • Parasitas (vermes): os vermes que se abrigam no sistema digestivo se alimentam do que nós nos alimentamos, sendo assim, é comum sentir fome mais do que o comum pois parte da nossa comida está na verdade alimentando o parasita, nesse caso é necessário tomar vermífugos.
  • Noite mal dormida: existe um hormônio chamado grelina que estimula a fome, quando estamos dormindo esse hormônio não é produzido, porém, se dormimos mal e não conseguimos atingir o estágio de sono profundo, a produção desse hormônio não é interrompida, por isso é comum que se acorde de madrugada com fome. Para solucionar essa problema é possível tomar calmantes que estimulem o sono profundo.
  • Ingestão de bebidas alcoólicas: beber álcool faz com que gastemos mais energia e, consequentemente, sentimos mais fome, além disso, beber álcool gera desidratação.

Sugestão: É normal que pessoas que sentem muita fome durante a madrugada também sintam muita dor no estômago, por isso veja também como tratar dor no estômago.

Sinto muita fome mesmo depois de comer, o que pode ser?

  • Má alimentação: Quando nos alimentamos de doces e carboidratos como o macarrão e pão, assim que comemos há um aumento exponencial de açúcar no nosso sangue que passa em alguns minutos e causa fome pouco tempo após a ingestão. Uma solução para esse problema é evitar comer carboidratos e substituir um prato de macarronada por vegetais e alguma carne magra, que além de saciar a fome, ainda tem diversos nutrientes, já que proteínas tomam muito tempo para serem digeridas.
  • Falta de nutrientes: Nós precisamos nos alimentar para adquirir os nutriente necessários para o bom funcionamento do nosso corpo, em caso de uma alimentação pobre em nutrientes, ainda que em grande quantidade, nosso corpo ainda sentirá necessidade de nutrientes e por isso mandará pro nosso estômago a mensagem de que ainda estamos com fome, esperando suprir essa necessidade. Para evitar a falta de nutrientes e a fraqueza, procure diversificar sua alimentação.
  • Estresse: Sob estresse nosso corpo se coloca em um modo de defesa que exige mais energia, para evitar comer demais em momentos assim, procure sempre relaxar antes de uma refeição, essa tática te ajudará a comer só o necessário.
  • Gravidez: é normal sentir muita foma na gravidez pois nesse período o corpo da mulher precisa de muito mais energia para se sustentar, já que a mulher grávida também está alimentando o bebê. Para evitar exageros é bom que a grávida mantenha uma alimentação saudável e diversificada com baixo teor calórico para evitar grandes ganhos de peso e não prejudicar a saúde do bebê.

Muita fome é sinal de gravidez?

É comum que muitos pensem que muita fome é sinal de gravidez, mas como vimos existem diversos motivos que podem fazer com que sintamos uma fome exagerada, logo, se esse é o único sintoma de gravidez que você está sentindo, não se preocupe e vá procurar qual é o real motivo para isso estar acontecendo.

Para estar segura de que você está grávida, dê uma olhada no artigo como saber se estou grávida.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que acordo com muita fome? Possíveis causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que acordo com muita fome? Possíveis causas