Partilhar
Partilhar em:

Melhores vitaminas para abrir o apetite

Melhores vitaminas para abrir o apetite

Sente que, ultimamente, não tem muita fome? Pensar em comida está provocando náuseas? Está se sentindo cheio na maior parte do tempo? Se está sentindo algum desses efeitos, provavelmente está manifestando falta de apetite, ou seja, não tem vontade de consumir qualquer tipo de alimento. Embora este transtorno seja, geralmente, circunstancial e temporal, existem certos tipos de remédios naturais que podem ajudar você a combater e tratar este problema. O seguinte artigo do umCOMO indica as melhores vitaminas para abrir o apetite, por isso tome nota dos seguintes alimentos e beneficie das suas propriedades que vão ajudar a recuperar a vontade de comer. Funcionam!

Também lhe pode interessar: Como aumentar o apetite

O que é a falta de apetite

Quando você não tem vontade de ingerir nenhum tipo de alimento, está claramente enfrentando falta de apetite. Este é um transtorno alimentar que costuma ser temporal e circunstancial, não implicando que a pessoa afetada sofra de alguma patologia ou transtorno severo.

No geral, o apetite costuma voltar a aparecer naturalmente, sem que se leve a cabo um tratamento estrito, uma vez que costuma ser provocado por causas mentais ou nervosas. Caso a falta de apetite se prolongue por muito tempo, esse sintoma pode ser uma indicação clara de algo não está funcionando normalmente no sue organismo. Caso isso aconteça, é importante consultar o seu médico para que ele possa analisar a situação e chegar à raiz do problema para encontrar uma solução adequada.

Causas da falta de apetite

Em seguida, apresentamos as causas mais comuns que podem provocar a falta de apetite:

  • A indigestão é a principal. Falamos de uma indigestão quando alguém come em excesso ou não está digerindo bem os alimentos. O organismo fica saturado e, por isso, não tem vontade de ingerir mais nada. Este sintoma é normal quando o sistema digestivo necessita de um momento de descanso. No seguinte artigo, você pode conferir como curar a indigestão com remédios caseiros.
  • Uma intoxicação também pode produzir falta de apetite. Se você consumiu alimentos estragados ou intoxicou o seu organismo com excesso de álcool, a falta de apetite pode ser um efeito secundário. Neste caso, é claramente uma manifestação espontânea que desaparecerá quando o corpo estiver desintoxicado.
  • Os três primeiros meses de gravidez também podem provocar falta de apetite. Esta reação é, geralmente, acompanhada de náuseas, vômitos ou tonturas e são consequência da fadiga. A perda de apetite é comum quando as hormonas se alteram, mas ele é recuperado quando elas voltam aos seus níveis normais.
  • Algumas drogas, assim como as bebidas estimulantes como o café, podem chegar a suprimir o apetite durante as horas em que os seus efeitos duram.
  • O consumo de medicamentos como antibióticos ou fármacos de quimioterapia também podem provocar a falta de apetite. Depois de suspender o tratamento, o apetite pode voltar a aparecer.
  • As doenças infecciosas ou as que afetam o aparelho digestivo costumam provocar a perda de apetite. Nestes casos, a falta de vontade de comer pode prolongar-se com a doença ou com outros sintomas de fadiga.
  • As doenças graves ou crônicas podem provocar falta de apetite. Geralmente, este sintoma é acompanhado de fadiga e mal-estar geral.

Não hesite em consultar o seu médico quando a falta de apetite é prolongada, independentemente dos sintomas. A fadiga, o mal-estar ou um simples estado de nervos podem contribuir para que a perda de apetite se apodere de você. Não hesite em pedir uma opinião profissional para saber as recomendações mais adequadas para o seu caso.

Vitaminas para abrir o apetite

Vitamina B12

Uma das melhores vitaminas para abrir o apetite é a vitamina B12, encarregue de metabolizar as proteínas e gorduras do nosso organismo. Em muitos casos, o défice desta vitamina no nosso corpo pode provocar a falta de apetite. Além da falta de apetite, a deficiência de vitamina B12 também pode provocar perda de peso, cansaço, constipação ou debilidade.

A vitamina B12 deve ser ingerida diariamente. No entanto, muitos adultos têm dificuldade em absorvê-la, sendo importante repôr o seu défice com suplementos ou alimentos fortificados. No seguinte artigo, você pode conferir alguns alimentos ricos em vitamina B12.

Zinco

Do mesmo jeito, o consumo de zinco pode contribuir para aumentar o apetite. Este mineral é importante pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, além disso, estimula a produção de testosterona. Estudos revelaram que níveis baixos de zinco podem provocar falta de apetite.

É possível tomar zinco em suplementos ou através de alimentos, tais como ostras, frango, cajus, sementes de abóbora, salvado de trigo, músculo bovino ou costela de porco.

Ácido clorídrico

Também é essencial restabelecer os níveis de ácido clorídrico no organismo quando é necessário aumentar o apetite. Este ácido ajuda a decompôr os alimentos quando chegam ao estômago para que o organismo absorva os nutrientes essenciais para a sua estabilidade. Se você tem níveis baixos de ácido clorídrico, deve restabelecê-los com bebidas proteicas ou sucos de lima em jejum ou depois de fazer exercício.

No caso das crianças

Se estamos lidando com falta de apetite infantil, os pediatras recomendam o uso de vitaminas quando o pequeno sofre de um défice vitamínico provocado por uma doença digestiva, como uma fraca absorção intestinal ou problemas no sistema digestivo. Neste caso, será administrada vitamina K a recém-nascidos para prevenir a doença hemorrágica. Também podem ser receitados suplementos de vitamina D durante o primeiro ano de vida da criança para prevenir doenças como o raquitismo.

Remédios naturais para combater a falta de apetite

As melhores vitaminas para abrir o apetite serão sempre encontradas em uma alimentação saudável e equilibrada. Em seguida, indico os melhores remédios naturais que estimulam a sua vontade de comer e fornecem nutrientes e vitaminas essenciais para manter o organismo saudável.

  • Suco de tomate: é rico em vitaminas e minerais que protegem o sistema digestivo e ajudam a abrir o apetite, uma vez que estimulam o intestino. Prepare o suco com dois tomates, água e um pouco de sal. Bata os tomates previamente limpos no liquidificador (sem pele e em pedaços) e junte a água. Misture tudo até não restarem grumos e adicione um pouco de sal ou um fio de suco de limão. Pronto!
  • Alho: contém propriedades que estimulam o aparelho digestivo e aumentam a fome. Comer um dente de alho meia hora antes de cada refeição pode ajudar a aumentar o apetite.
  • Louro: É um tônico digestivo que ajuda a abrir o apetite, sobretudo quando é tomado como infusão. Prepará-lo é muito simples, basta ferver um litro de água com 25 gramas de louro seco. Deixe repousar, coe a mistura e beba um copo 15 minutos antes de cada refeição. Funciona!
  • Chá de canela: Além do seu sabor delicioso, a canela ajuda a abrir o apetite. Recomendo que você tome chá de canela, adicionando um copo de água quente a uma colher desta especiaria. A canela libertará todas as suas propriedades, como a hidroxicalcona, um componente que ajuda a aumentar o apetite.
  • Limão: tem um poder adstringente que ajuda a limpar o estômago, fazendo com que você tenha mais apetite. Você pode tomá-lo em suco para ajudar a aumentar a sua fome.
  • Cardamomo: não só ajudará a abrir o sue apetite, mas também estimulará a secreção de saliva. Prepare uma infusão fervendo 20 gramas das suas sementes em meio litro de água. Beba um copo desta infusão de cardamomo antes de cada refeição principal para combater a falta de apetite naturalmente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Melhores vitaminas para abrir o apetite, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Melhores vitaminas para abrir o apetite

O que lhe pareceu o artigo?

Melhores vitaminas para abrir o apetite
1 de 4
Melhores vitaminas para abrir o apetite