Os valores nutricionais da fruta

10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 4 maio 2020
10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde

Por mais que a variedade de frutas no Brasil seja riquíssima, existem espécies que são pouco conhecidas e muitas vezes não são provadas pois não sabemos como se consome. A boa notícia é que as frutas exóticas são tão saudáveis quanto às "convencionais" e além de terem um sabor diferente, trazem benefícios importantes para todo o corpo. Para que você dê uma chance a esses frutos incomuns, o umCOMO reuniu informações e selecionou 10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde.

Também lhe pode interessar: Benefícios da manga para saúde

Índice

  1. Pitaya
  2. Noni
  3. Atemoia
  4. Cambuci
  5. Tamarillo (Tamarilho) ou tomate japonês
  6. Buriti-miriti
  7. Cranberry
  8. Kino
  9. Longan
  10. Camu-Camu

Pitaya

Comecemos por uma fruta que é exótica mas hoje em dia já é bem conhecida no Brasil: a pitaya, ou fruto do dragão. Essa fruta de origem mexicana é rica em vitamina C, tem propriedades antioxidantes, as sementes ajudam na digestão e são fonte de ômega 3. Além disso, a pitaia tem efeitos termogênicos que aceleram o metabolismo e pode até ajudar a emagrecer.

Você pode consumir a polpa da fruta ou preparar suco de pitaya.

10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde - Pitaya

Noni

Essa frutinha esquisita de origem no sudeste asiático até pode ser encontrada em matas brasileiras, o que acontece é que muita gente prefere não prová-la já que o seu cheiro não é dos mais agradáveis.

Há poucos estudos sobre todas as propriedades do noni, mas já sabe-se que ele está cheio de nutrientes. Entre eles, vitamina C, compostos antioxidantes que ajudam a desacelerar o envelhecimento, regula o sistema digestivo e ajuda a aliviar dores. Na Ásia, a fruta também tem uso tópico e pode ser usada para tratar feridas e problemas de pele pois acredita-se que tem propriedades antibióticas.

Recomenda-se que quem nunca provou a fruta comece com quantidades moderadas já que existiram casos de alergia. Para disfarçar o sabor exótico que nem sempre agrada a todos, uma dica é tomar com suco de uva.

10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde - Noni

Atemoia

A atemoia é super parecida com a fruta do conde e são da mesma família. Apesar de ser muito encontrada no cerrado e no sudeste é considerada uma fruta exótica em outras partes do Brasil. Seu sabor é tão doce que lembra açúcar, o que faz da atemoia ótima para ser consumida como sobremesa.

Ela entra na lista das frutas exóticas que fazem bem para a saúde pelo seu alto teor de potássio, que reduz a pressão arterial e evita cãibras. Além disso, também tem vitamina C e é fonte de energia por ser uma fruta calórica. O intestino também leva vantagem com o consumo de atemoia, já que a fruta é cheia de fibras.

10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde - Atemoia

Cambuci

O cambuci é cheio de substâncias de ação antioxidante, vitaminas A e C; magnésio, mineral importantíssimo para a saúde dos ossos. Assim como o potássio, ótimo para circulação e fibras que regulam o intestino e proporcionam a sensação de saciedade.

Não se deixe enganar pelo tamanho pequeno da fruta. Ela tem um sabor ácido e é muito usada para aromatizar cachaças e licores e também na produção de compotas e geleias.

10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde - Cambuci

Tamarillo (Tamarilho) ou tomate japonês

Essa frutinha também é conhecida como tomate japonês e definitivamente merece um lugar na lista de frutas exóticas que fazem bem para a saúde. A sua propriedade mais conhecida é sua capacidade de reduzir colesterol alto, uma vez que que ela tem um alto teor de fibras solúveis que facilitam a absorção e eliminação de gorduras.

A tensão arterial e o sistema imunológico também tendem a melhorar graças aos antioxidantes e vitamina C, respectivamente. Junto com essas propriedades você ainda pode se beneficiar com vitamina A, cálcio, ferro e fósforo.

10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde - Tamarillo (Tamarilho) ou tomate japonês

Buriti-miriti

Apesar de ser um fruto brasileiro, não estamos acostumados a ver buriti-miriti a venda em qualquer estabelecimento dependendo da região do país. Essa fruta também pode ser identificada como "coquinho" em algumas árvores.

A partir da sua polpa rica em vitamina A, cálcio, ácidos graxos e fósforo pode se preparar vitaminas e mingaus dessas frutas exóticas que fazem bem para a saúde

10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde - Buriti-miriti

Cranberry

Apesar de já ter muitos fãs no Brasil, o cranberry ainda é considerado uma fruta exótica, já que vem dos Estados Unidos. Por ser uma fruta vermelha, está cheio de vitamina A, C e D, assim como fósforo, potássio, manganês e magnésio. Há estudos que associam o cranberry e seus antioxidantes à prevenção de tumores e câncer.

Mas, a prevenção e o tratamento de infecções no trato urinário são os mais populares benefícios do cranberry, já que a fruta tem uma substância que dificulta a aderência de bactérias na parede da bexiga.

10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde - Cranberry

Kino

Também conhecido como "pepino africano", o kino está entre as frutas exóticas que fazem bem já que a sua principal fama está relacionada à diminuição da apetite, que consequentemente contribui com o combate à obesidade e tem poucas calorias. Além disso, a fruta é rica em vitaminas A e C e ajuda a fortalecer o sistema imunológico sendo uma das frutas exóticas que fazem bem para a saúde.

10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde - Kino

Longan

A longan, ou olho de dragão, pode ser confundida com a lichia já que elas são parentes. A polpa doce e transparente da fruta é cheia de vitaminas A, B1, B2 e C, potássio, proteínas e ferro. No oriente, onde ela é mais popular, é usada para prevenir anemia, reduzir febres e até combater insônia com seu efeito calmante.

10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde - Longan

Camu-Camu

O camu-camu, essa frutinha da amazônia, está na lista de frutas exóticas que fazem bem para a saúde pelo seu rico teor em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico; propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimentos das células; previne doenças do coração; alivia doenças renais e ainda melhora a digestão.

10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde - Camu-Camu

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
10 frutas exóticas que fazem bem para a saúde