Benefícios da Alimentação Saudável

Mindful eating: o que é e conselhos para praticá-la

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 12 junho 2025
Mindful eating: o que é e conselhos para praticá-la

Comidas rápidas e com tempo limitado ou distrações durante as refeições são a norma na nossa alimentação hoje em dia, e isso faz com que muitas pessoas se desconectem do processo de se alimentar. Hoje, no umCOMO, queremos falar sobre o mindful eating, um conceito que se refere à alimentação consciente e que nos permite prestar atenção à comida, estando focado no momento presente, para assim desfrutar dos alimentos enquanto entendemos os sinais que o corpo emite em relação à comida. A seguir, abordaremos o tema "Mindful eating: o que é e conselhos para praticá-la". Seu corpo agradecerá!

Índice
  1. O que é mindful eating ou alimentação consciente
  2. Benefícios do mindful eating
  3. Conselhos para praticar a alimentação consciente

O que é mindful eating ou alimentação consciente

Já ouviu falar do mindful eating? Esse conceito, também conhecido como alimentação consciente, é uma prática baseada em prestar atenção plena (mindfulness) à alimentação e consiste em estar completamente presente durante as refeições, sem distrações. Com "estar presente", nos referimos a ser consciente das necessidades do seu corpo e mente, tanto durante quanto após comer, sem preocupações e sem julgar essa experiência.

Quando falamos de alimentação consciente, não nos referimos à necessidade de seguir uma dieta específica ou evitar certos alimentos. Pelo contrário, trata-se de aprender a reconhecer os sinais que o seu próprio organismo emite, diferenciando entre fome e saciedade, mas também de saborear cada mordida, estando presente no momento, no aqui e agora, e ser consciente de como a comida pode ser uma experiência que desperta sentimentos e emoções. O mindful eating pretende, portanto, transformar como nos relacionamos com os alimentos e com o que eles nos fazem sentir.

Benefícios do mindful eating

Agora que você sabe o que é o mindful eating ou alimentação consciente, é fundamental conhecer os benefícios que essa prática pode proporcionar, tanto ao nível físico quanto mental. Aqui estão algumas das vantagens de aderir a essa nova forma de se relacionar com a comida:

Melhora a digestão

Graças ao foco e à atenção total na comida, você comerá mais devagar e, portanto, ajudará seu sistema digestivo a funcionar de maneira mais eficiente.

Controle de peso

Praticar a alimentação consciente é um dos melhores métodos para controlar o peso. Ouvindo seu corpo e seus sinais, você poderá se saciar de forma eficiente e evitar comer em excesso, algo que também é mais fácil de conseguir se você comer lentamente.

Reduz o estresse

O mindful eating foi pensado para prestar atenção às suas refeições e, para muitas pessoas, é uma forma de meditação. A ideia é evitar distrações, recuperar a calma, reduzir o estresse e diminuir os níveis de ansiedade.

Melhora a relação com os alimentos

A prática do mindful eating não só permitirá que você se alimente melhor, mas também fortalecerá sua relação com os alimentos, permitindo que você desfrute mais dos sabores, texturas e aromas que cada um deles pode transmitir, despertando emoções, sentimentos e pensamentos. Tudo isso se traduz em uma conexão positiva com a comida.

Hábitos saudáveis

Um grande benefício que a alimentação consciente proporciona é justamente a adoção de hábitos saudáveis. Ouvindo seu corpo, você poderá escolher os alimentos que mais combinam com você e que realmente são benéficos para o seu corpo.

Mindful eating: o que é e conselhos para praticá-la - Benefícios do mindful eating

Conselhos para praticar a alimentação consciente

Ficou interessado nessa prática? Se quiser aderir ao mindful eating, aqui estão algumas dicas práticas para integrar a alimentação consciente no seu dia a dia. Com tempo e paciência, você notará resultados transformadores para sua saúde física e mental, de modo que não só melhorará sua relação com a comida, mas também seu bem-estar geral será claramente beneficiado. Anote como começar essa prática:

  1. Coma sem distrações: ou seja, desligue o telefone, a televisão ou qualquer outro dispositivo ou objeto que faça com que você não esteja consciente da sua comida. A ideia é colocar toda a sua atenção na alimentação;
  2. Observe os sinais do seu corpo: você está com fome? Está comendo por ansiedade ou tédio? Ou simplesmente é um horário determinado e comer faz parte do seu hábito? Ouvindo seu corpo, você poderá identificar o que ele precisa em cada momento;
  3. Ouça seu corpo: sem dúvida, essa é uma das chaves da alimentação consciente;
  4. Desfrute de cada alimento e de cada mordida: para isso, recomendamos mastigar devagar, saborear a comida e assim perceber todos os sabores, texturas e aromas que ela oferece;
  5. As porções também são importantes: sirva-se de quantidades moderadas e só repita se realmente sentir necessidade. Isso ajudará a evitar comer por ansiedade ou gula;
  6. Aceite sem julgar: é importante não se criticar durante o processo. Provavelmente, ao começar no mindful eating, você notará que come rápido ou se distrai facilmente. Nesse caso, volte a focar sua atenção na comida sem se penalizar por isso;
  7. Agradeça os alimentos e a comida: ser grato, refletir sobre a origem dos alimentos e a sorte de poder desfrutá-los ajudará você a tomar consciência da sua alimentação.

Agora que você conhece melhor a alimentação consciente ou mindful eating, recomendamos também ler nosso artigo sobre "Como fazer meditação mindfulness".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mindful eating: o que é e conselhos para praticá-la, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Mindful eating: o que é e conselhos para praticá-la