Partilhar

Qual a diferença entre ácidos graxos saturados e insaturados

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre ácidos graxos saturados e insaturados
Imagem: osaude.wordpress.com

Estudamos ácidos graxos saturados e insaturados na escola e dificilmente nos lembramos o que isso significa. Esses compostos químicos, apesar de possuírem nomes complexos e parecerem distantes da nossa vida, estão muito próximos de nós e estão em quase tudo que comemos. Os ácidos graxos são a composição básica da gordura e conhecê-los é importante para nossa saúde. Para equilibrar melhor sua alimentação e saber qual é a diferença entre ácidos graxos saturados e insaturados, umComo.com.br fez esse artigo para você.

Passos a seguir:
1

Primeiramente é importante saber que para entender essa diferença um conhecimento básico de química é necessário. Falaremos aqui de ligações carbônicas, a famigerada química orgânica. A diferença entre esses dois ácidos está unicamente nas suas ligações básicas e entender como esses processos acontecem é importante.

2

Os ácidos graxos são estruturas básicas dos lipídios, ou gordura. Os ácidos graxos insaturados são caracterizados por seus carbonos terem ligações duplas, ou seja, as ligações entre o carbono e os outros elementos são feitas por dois elos. Por exemplo, entre um carbono e um oxigênio existem dois elétrons ligando-os.

3

Os ácidos graxos saturados tem como característica essencial tem ligações simples, ou seja, as ligações do carbono com outros elementos são realizadas por um elo de elétrons. Por exemplo, entre um carbono e um hidrogênio existe apenas um elétron que faz essa ligação.

4

Traduzindo de maneira prática, os ácidos graxos saturados tem ligações mais simples e mais flexíveis. Isso significa que essa gordura, quando dentro do nosso corpo, tem mais flexibilidade e a probabilidade de entupir artérias ou outros vasos sanguíneos é menor. Apesar disso, eles carregam mais colesterol ruim, o que acaba tornando o ácido graxo saturado um pouco menos saudável.

5

Os ácidos graxos insaturados, graças às suas ligações duplas, tem grande rigidez e possuem quase nenhuma flexibilidade. Ou seja, por serem inflexíveis, os ácidos graxos insaturados podem apresentar maior probabilidade de entupimento de artérias ou de outros vasos sanguíneos. Apesar disso, eles não carregam tanto colesterol ruim quanto os saturados e isso torna os insaturados um pouco mais saudáveis.

Dentro dos ácidos graxos saturados e insaturados existe uma diferenciação, que é entre gorduras monoinsaturadas (na molécula de óleo só há uma ligação dupla) e gorduras poliinsaturadas (na molécula de óleo há diversas ligações duplas). As gorduras monoinsaturadas são mais saudáveis que as poliinsaturadas.

6

As gorduras e óleos são compostos geralmente por uma mistura entre ácidos graxos saturados e insaturados. Apesar disso, é importante saber que os ácidos graxos saturados estão mais presentes nos lipídios de animais, ou seja, na gordura animal. Enquanto isso, os ácidos graxos insaturados estão muito mais presentes nos vegetais, ou seja, na gordura vegetal.

7

Os óleos que possuem ácidos graxos saturados e possuem pouco colesterol, ou seja, são ideais para o organismo são óleos de coco, amêndoa e cacau. Esses são os óleos mais saudáveis possíveis e talvez por isso sejam um pouco mais caros. Os óleos que possuem gorduras monoinsaturadas, as mais saudáveis de fácil acesso, são o óleo de oliva, o óleo de amendoim e o óleo de canola. Os óleos que possuem gordura poliinsaturadas são o óleo de soja, milho e girassol, que são mais baratos e mais comuns.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre ácidos graxos saturados e insaturados, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Qual a diferença entre ácidos graxos saturados e insaturados

O que lhe pareceu o artigo?

Qual a diferença entre ácidos graxos saturados e insaturados
Imagem: osaude.wordpress.com
Qual a diferença entre ácidos graxos saturados e insaturados

Voltar ao topo da página