Benefícios da Alimentação Saudável

Qual é a diferença entre alimento e nutriente

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 julho 2019
Qual é a diferença entre alimento e nutriente
Imagem: peruregional.com

Com frequência costumamos achar que os termos alimento e nutriente são sinônimos, já que é muito comum serem usados desta forma. No entanto, a nível nutricional eles têm significados diferentes. Quer esclarecer o panorama para falar de forma mais correta? Em umComo.com.br explicamos qual é a diferença entre alimento e nutriente.

Passos a seguir:
1

Nutricionalmente falando, alimento e nutriente não são a mesma coisa. O alimento é o conjunto de produtos que os seres vivos comem e bebem para obter a energia, funcionar de forma adequada e estar com vida. Trata-se de todas aquelas substâncias que recebemos para nos nutrir.

2

Por outro lado, os nutrientes fazem parte dos alimentos. Trata-se do composto que é aproveitado por nossas células e metabolizado pelo corpo, para conseguir todas as propriedades que oferece ao nosso organismo. Os nutrientes são essenciais para realizar todas as nossas funções vitais de forma adequada, pois se transformam nas calorias necessárias para que o corpo funcione de forma correta.

3

Mas os nutrientes não só estão presentes nos alimentos. Também são chamados de nutrientes todos aqueles compostos ou elementos químicos necessários para que o organismo de qualquer ser vivo funcione bem. Nem todos os nutrientes são obtidos da alimentação. Alguns deles podem vir, por exemplo, de complexos vitamínicos.

4

Para seres vivos como as plantas, os nutrientes são elementos como a água, o oxigênio ou os minerais, enquanto para nós seriam vitaminas como a A, as do complexo B, C, entre outras, e minerais como o cálcio ou o ferro.

5

Um aspecto importante que deve ser levado em conta no momento de diferenciar alimentos e nutrientes, é que ainda que os nutrientes estejam contidos nos alimentos, nem tudo o que comemos ou bebemos tem nutrientes. Alguns alimentos, como os doces, bolos ou refrigerantes, têm poucos nutrientes para o nosso corpo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre alimento e nutriente, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: peruregional.com
Qual é a diferença entre alimento e nutriente