Os lácteos na nutrição

Lactobacilos: o que são e para que servem

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 14 fevereiro 2017
Lactobacilos: o que são e para que servem

É provável que em algum momento de sua vida, ao consumir algum laticínio, você tenha se deparado com o termo "contém lactobacilos vivos". O Yakult é o produto mais famoso pelos lactobacilos, com o sabor adoce e azedinho e propriedades que regulam a flora intestinal. Mas, afinal, o que são os tão comentados e aclamados lactobacilos? Qual é a real função deles para a nossa saúde? Para esclarecer essas dúvidas, o umCOMO buscou informações sobre lactobacilos: o que são e para que servem.

Índice

  1. O que são lactobacilos
  2. Para que servem os lactobacilos?
  3. Como consumir lactobacilos

O que são lactobacilos

Lactobacilos são bactérias que transformam o açúcar do leite em ácido lático e contribuem para a flora intestinal. Na verdade, o termo "lactobacilos vivos" é uma redundância, já que todas as bactérias são seres vivos.

Trata-se de micro-organismos não visíveis a olho nu, mas que quando observados em um microscópio têm a forma de bastonetes, daí vem o "bacilos", do nome. Elas apresentam uma coloração roxa ou azul escura quando expostas à violeta de genciana. Em termos biológicos, são um gênero de bactérias que não necessita oxigênio, ou quase nenhum, para sobreviver.

O "lacto" vem da capacidade de fermentação do leite. No vocabulário popular, os lactobacilos são carinhosamente chamados por muitos de "bichinhos do iogurte".

Lactobacilos: o que são e para que servem - O que são lactobacilos

Para que servem os lactobacilos?

Mas, você disse bactérias? Sim, bactérias no nosso corpo nem sempre são sinônimo de doenças. Os lactobacilos são conhecidos como bactérias do bem, ou probióticos, que são essenciais para manter a flora intestinal, também chamada de microbiota, em equilíbrio.

Na produção de laticínios existem diferentes tipos de lactobacilos que são usados na fabricação de iogurtes, queijos, coalhadas e leite fermentado (Yakult) e proporcionam diferentes sabores, aromas e texturas consequentes do processo de fermentação.

Para a saúde do corpo humano, nem todos os alimentos quando consumidos têm os lactobacilos ainda vivos. Iogurtes e Yakult são os principais produtos que conservam os lactobacilos em fase de fermentação. Dessa forma, eles são resistentes o suficiente para sobreviver à acidez do estômago e agir no intestino criando um equilíbrio e um ambiente propício para que outras bactérias benéficas se estabeleçam por lá.

Os principais benefícios dos lactobacilos são:

  • Aumentar a imunidade
  • Intensificar a absorção de nutrientes
  • Regularizar o trânsito intestinal
  • Prevenir intestino preso
  • Redução de doenças cardiovasculares
  • Prevenção de câncer
  • Redução de chances de diabetes
  • Equilíbrio da flora vaginal
  • Equilíbrio da flora bucal
  • Auxílio na digestão
Lactobacilos: o que são e para que servem - Para que servem os lactobacilos?

Como consumir lactobacilos

Um ser humano saudável deve ter sua flora naturalmente equilibrada. Entretanto, uma dieta desregulada ou alguma doença recente podem mexer com essa natureza. Sintomas como inchaço, gases, candidíase e diarreia podem ser sinais que o seu intestino não está em ordem. Então vem a importância de consumir produtos com lactobacilos vivos.

Nos supermercados, os produtos que contém lactobacilos são os iogurtes e o leite fermentado. Em teoria, o leite puro também tem lactobacilos, mas não os pasteurizados, que são os comercializados, apenas os que acabaram de sair da vaca.

Em casa, você pode preparar o seu próprio Yakult ou iogurte. Também existe a possibilidade de cultivar Kefir, um fungo que quando em contato com o leite produz alimentos probióticos. Você pode encontrar o fungo para ser vendido online, sendo que existe o kefir de água e o kefir de leite. A partir deles você produz iogurtes e bebidas fermentadas.

Não existe uma quantidade diária recomendada para o consumo de lactobacilos, mas um pote de iogurte por dia, aliado a hábitos saudáveis jé é o suficiente para manter o intestino regulado. Quanto às contraindicações dos lactobacilos, elas se aplicam aos intolerantes a lactose. Se eles têm a indicação de consumir lactobacilos, devem se consultar com um nutricionista para encontrar a melhor maneira de ingerir esse probiótico.

Lactobacilos: o que são e para que servem - Como consumir lactobacilos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Lactobacilos: o que são e para que servem, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Lactobacilos: o que são e para que servem