Outros saúde da pele

Como limpar o umbigo corretamente

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 14 novembro 2018
Como limpar o umbigo corretamente

Umbigo é a marquinha que temos no meio da barriga decorrente da cicatriz do rompimento do cordão umbilical nas pessoas quando nascem. Após a fase de recém nascidos a função do umbigo passa a ser mais como uma via de acesso para determinadas intervenções cirúrgicas e procedimentos médicos.

A moda e os padrões estéticos adotaram o umbigo como uma parte do corpo que pode ser usada a favor de visuais. As temporadas de moda adoram definir se é legal ou não usar roupas que mostram o umbigo naquela época. Um exemplo é o piercing no umbigo que agrada a muitos.

O umbigo pode ficar tanto abaixo ou acima do nível do abdômen, o que não muda são as suas fissuras. Seu formato deixa essa parte do corpo mais difícil de ser limpa e às vezes esquecida, o que acumula fiapos, sujeira e milhares de bactérias.

Para saber como limpar o umbigo corretamente, atente-se às dicas do umCOMO.

Vai precisar de:

  • Cotonete
  • Água
  • Sabonete
  • Óleo de coco ou azeite
  • Óleo infantil, álcool isopropílico ou água oxigenada
Também lhe pode interessar: O que não pode comer quando fura o umbigo

Passos a seguir:

1

Uma rotina diária durante o banho deve ser suficiente para manter a cavidade do seu umbigo limpa. Água e sabonete bastam para higienizar essa região do corpo. Você pode esfregar a região com os próprios dedos ou com o auxílio de uma bucha delicada.

2

Mais importante do que limpar sempre é secar direito. Faça uma dobrinha com uma das pontas da toalha e seque bem a região.

3

Se você não mantinha uma rotina diária para limpar o umbigo corretamente durante o banho e vai começar, experimente molhar o seu umbigo com azeite ou óleo de coco antes de entrar no chuveiro. Isso amolecerá a sujeira e facilita na hora de tirar durante o banho.

4

Além de limpar o umbigo durante o banho, você pode usar cotonete (hastes flexíveis) até duas vezes por semana. Embebede a pontinha de algodão em Óleo Johnson (ou algum outro óleo infantil), álcool isopropílico ou água oxigenada e passe no umbigo com delicadeza. Repita esse movimento com outros cotonetes até que toda a sujeira saia.

Como limpar o umbigo corretamente - Passo 4
5

Secar é uma etapa muito importante para limpar o umbigo corretamente. Para fazer isso, utilize um cotonete limpo e seco e repita os mesmos movimentos.

6

Quem tem piercing no umbigo recente deve seguir as instruções recomendadas por quem colocou para que ele não se torne uma inflamação. Em umbigos com piercings onde o furo já está cicatrizado recomenda-se tirar a joia uma vez por semana, limpar a região com cotonete umedecido e só colocar novamente quando já estiver seco.

Leia também: O que não pode comer quando fura o umbigo

Como limpar o umbigo corretamente - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o umbigo corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Antes de usar os produtos recomendados para limpar o umbigo corretamente, teste-os em uma pequena região da sua pele. Se apresentar sinais de alergia, utilize apenas água.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar o umbigo corretamente