Partilhar

Como usar o mel para tirar as manchas do rosto

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar o mel para tirar as manchas do rosto

O mel é um ingrediente que desde os tempos antigos foi usado tanto na alimentação como no campo da beleza. As culturas egípcias e gregas aproveitavam as propriedades de beleza do mel para colocá-lo em seus tratamentos cosméticos e conseguir um rosto hidratado, jovem e resplandescente.

Em umComo queremos que saiba como usar o mel para melhorar o aspecto de sua pele e conseguir esconder imperfeições, como as manchas de sol, por exemplo. Neste artigo revelaremos a você como usar o mel para tirar as manchas do rosto, assim como as mulheres das primeiras civilizações humanas faziam.

Também lhe pode interessar: Como tirar marcas de expressão do rosto

Propriedades do mel para a pele

Como já dissemos, o mel é um aliado perfeito para os seus tratamentos de beleza, fazendo com que o seu rosto fique limpo, hidratado e firme. Isso é devido às inúmeras propriedades que trabalham de maneira positiva para o cuidado do rosto. Entre elas destacam-se:

  • Hidratação profunda: o mel contém minerais e vitaminas que ajudam a manter a umidade da pele durante o dia todo.
  • Forte limpeza: outro benefício do mel é que limpa em profundidade graças às enzimas naturais que conseguem eliminar as toxinas.
  • Esfoliante natural: o mel é um ingrediente com alto conteúdo em açúcares, conseguindo esfoliar a pele sem danificá-la porque atua ao mesmo tempo como um hidratante potente.
  • Combate acne e manchas: o peróxido de hidrogênio que o mel contém favorece a limpeza das impurezas e previne a pele de outras bactérias sem ressecá-la nem um pouco. O mel também possui propriedades que clareiam a pele e que conseguem reduzir visivelmente as manchas escuras.

Neste artigo de umComo contamos a você de forma detalhada quais são os benefícios do mel para a pele.

Como usar o mel para tirar as manchas do rosto - Propriedades do mel para a pele

Máscara de limão e mel para as manchas

Já falamos aqui sobre as propriedades do mel para o rosto e, de forma mais específica, para as manchas. Mas você deve saber que se juntarmos o mel com o limão conseguimos aumentar a sua capacidade para clarear a pele e conseguir, desta forma, combater as manchas de forma mais profunda.

O limão traz à pele propriedades adstringentes, ajudando a fechar os poros e a clarear o rosto; junto com o mel, esta máscara caseira se transforma em um remédio infalível para melhorar as manchas. Para conseguir fazê-la, você precisará destes ingredientes:

  • O suco de 1 limão
  • 2 colheres de chá de mel orgânico

Em um recipiente deverá misturar ambos os ingredientes até conseguir uma pasta homogênea e compacta; depois, deverá aplicar no rosto na parte manchada e deixar atuar por 30 minutos. Depois deste tempo, enxágue bem a pele e aplique seu creme solar habitual para estar protegido dos raios do sol.

Se você repetir este procedimento 1 vez por semana, pouco a pouco vai ver como as manchas clareiam e sua pele fica mais brilhante. Em umComo propomos a você outras máscaras de mel para o rosto que servem para outras finalidades, além de clarear a pele.

Como usar o mel para tirar as manchas do rosto - Máscara de limão e mel para as manchas
Imagem: yeyecommel.wordpress.com

Remédios caseiros para as manchas

Além do limão, existem outros ingredientes naturais que são eficientes para eliminar as manchas da pele. São remédios que poderá fazer facilmente em casa e com os quais conseguirá reduzir consideravelmente a parte escura de sua pele manchada. Alguns dos mais eficientes são os seguintes:

  • Máscara de limão e salsinha: o limão é o clareador natural por excelência, por isso, é usado em muitos tratamentos caseiros para as manchas. Você deverá misturar o suco de 1 limão com 2 colheres de sopa de salsinha picada, misturar bem e aplicar no rosto deixando que atue durante a noite toda.
  • Máscara de iogurte e cenoura: a cenoura ajuda a fechar os poros da pele enquanto o iogurte traz hidratação; esta máscara também é boa para tratar a acne. Você só precisa bater no liquidificador 1 cenoura com meio iogurte natural e deixar atuar sobre o rosto durante 20 minutos.

Neste artigo de umComo oferecemos a você outros remédios caseiros para as manchas da pele que poderá realizar de forma simples em casa.

Como usar o mel para tirar as manchas do rosto - Remédios caseiros para as manchas
Imagem: karenmanica.wordpress.com

Evite as manchas na pele

Além de se aplicar estes tratamentos de beleza para tirar as manchas, é importante considerar os fatores que poderiam implicar no reaparecimento de manchas em seu rosto. Por isso deverá seguir algumas dicas simples que a protegerão e conseguirão prevenir o aparecimento das manchas.

  • Proteja sua pele da luz solar: as manchas aparecem por estar exposta ao sol sem nenhum tipo de proteção, por isso, para evitar que apareçam é necessário que aplique diariamente um creme solar de, no mínimo, fator 30 de proteção. Ainda que esteja nublado, os raios UVA continuam danificando a sua pele, por isso não deixe de se proteger sempre deles para evitar as manchas.
  • Cuide do seu rosto: também é importante ter uma pele hidratada, limpa e cuidada para poder exibir um rosto perfeito e sem manchas. Agora você já sabe usar o mel para as manchas mas também é aconselhável, caso sejam muito escuras, que você vá a um dermatologista para fazer um tratamento.
  • Beba muita água: a hidratação interna também é imprescindível para conseguir um rosto bonito e saudável. É recomendável beber diariamente pelo menos 8 copos de água para conseguir ficar corretamente hidratado.
  • Vitamina A, C e E: são as vitaminas que nos ajudam a combater as manchas e ajudam a pele a ficar mais brilhante e luminosa. Não deixe de incluir alimentos com estas vitaminas em sua dieta para conseguir prevenir as manchas.
Como usar o mel para tirar as manchas do rosto - Evite as manchas na pele

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o mel para tirar as manchas do rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como usar o mel para tirar as manchas do rosto

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
marluse dos Santos Lima
Preciso da máscara de mel, obrigada

Como usar o mel para tirar as manchas do rosto
Imagem: yeyecommel.wordpress.com
Imagem: karenmanica.wordpress.com
1 de 5
Como usar o mel para tirar as manchas do rosto

Voltar ao topo da página