Partilhar

Como saber se uma ferida está infectada

Como saber se uma ferida está infectada
Imagem: olivre.com

Os cortes na pele podem variar desde pequenos arranhões até feridas mais profundas que exigem pontos e cirurgia. A epiderme é um órgão incrível, uma vez que protege o corpo contra a inflamação. Apesar disso, uma vez aberta, o risco de infecção aumenta consideravelmente. Existem algumas métodos fáceis de determinar se o corte está infectado, ou se se pode infectar. Seguindo os conselhos também pode evitar chegar a ter uma ferida infectada.

Também lhe pode interessar: Como identificar e curar uma ferida infectada
Passos a seguir:
1

Determine a gravidade do corte original. Quão profunda é a ferida, normalmente isso indica a sua gravidade. Isto não quer dizer que um corte superficial não possa infectar-se ou que não haja perigo, às vezes o mais pequeno dos cortes pode ser ignorado como uma ameaça, quando a realidade é que são. No entanto, um corte profundo, pode infectar com mais facilidade. De qualquer modo, desinfete a ferida com água e sabão ou iodo o mais rápido possível.

2

Uma vez desinfetado, cubra o corte com uma compressa esterilizada. Se o corte for pequeno coloque um penso pequeno. Se for um corte grande utilize gaze e adesivo. Em seguida vigie bem os próximos dias e procure os sinais de infecção.

3

Pode procurar uma vermelhidão e inchaço. O primeiro sinal de infecção num corte é o inchaço na pele que rodeia o corte e uma vermelhidão no corte e na zona em seu redor. Isto não é necessariamente mau. Significa que o sistema imunitário do seu corpo está a trabalhar e esta a reparar o tecido que se danificou.

4

Ver se apodrece. Os glóbulos brancos do sangue do seu corpo são como um exército do seu sistema circulatório. Dirigem-se onde existe uma infecção, lutam e morrem. Os glóbulos brancos mortos no sangue formam o pus que sai de uma ferida infetada. Uma vez mais, isto não é necessariamente mau. Significa que os seus glóbulos brancos estão fazendo o seu trabalho. No entanto, isto significa, que o corte deve começar a ficar melhor pouco depois. Se isso não acontecer, consulte o seu médico.

5

Deve saber quando ir ao hospital. Existem certos tipos de cortes que requerem atenção médica imediata, inclusivamente antes de ter a oportunidade de identificar a infecção.

6

Se um objeto de metal penetra a pele, e você não tomou a vacina do tétano nos últimos cinco anos, deve procurar tratamento médico imediatamente. O Trismo pode ser provocado por uma exposição interna aos objetos metálicos sujos, e é fácil de evitar se for administrada uma vacina de imediato.

7

Além disso, se o corte é de um animal que não conhece, sobretudo de um animal selvagem, como um esquilo ou um cão rafeiro, deve vacinar-se contra a raiva se ainda não o fez.

8

Se o inchaço continua mais de quatro ou cindo dias e continua a piorar em vez de melhorar, procure ajuda médica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma ferida está infectada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se tem diabetes ou problemas de circulação, pode ser mais propenso a contrair uma infecção inclusivamente de um corte insignificante, ou ter problemas com a cicatrização da ferida. Se sofre de uma destas doenças, consulte o seu médico.

Escrever comentário sobre Como saber se uma ferida está infectada

20 comentários
A sua avaliação:
cladis kabakian
BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE UMA FERIDA ESTA INFECTADA FOI FEITO UMA DEBRIDAGEM TOMOU ANTIBIOTICO E ESTA FAZENDO CURATIVO COM UROXOL E ESTA FAZENDO CAMARA HIBERBARICA POREM EU ESTOU FAZENDO O CURATIVO MAIS PARECE QUE JA ESTA FECHANDO O CORTE POREM PARECE QUE TEM UMA CAMADA AMARELA SERA QUE PODE SER PUS AINDA
A sua avaliação:
Claubia
Cortei meu pé com um ferro enferrujado, já tomei a primeira vacina contra o tétano no entanto há um inchaço em torno do corte (corte muito pequeno) e está vermelho mas dói imenso, estou assim há 3 dias e hoje mal consigo apoiar o pé no chão de tanta dor, mas quando alguém toca na ferida é como se estivesse dormente. O que pode ser?
Francyelle de Jesus
Minha filha quebrou o dedinho, fez a cirurgia mais o dedo tá preto. ..O que aconteceu? O sangue não está circulando?
antonio
como curar uma ferida infectada
rubia
ola me ajudem achei um cachorrinho e ele ta com um machucado q ta inchado e infeccionado fui passar remédio saiu mt pus pfv oq devo fazer????? eu só tentei retirar aquela infecção e depois passei o remédio
cristine
ola minha filha tem 8 mês e um gato mordeu ela ta vermelho e ta com pus o que tenho que fazer
Roberto Brito
limpa com alcool
Gonçalo
Fiz um corte à cerca de 6 anos num tubo de escape e a ferida sarou mas até hoje ficou a marca do corte por dentro da pele (marca vermelha do corte). Não me doí mas penso que já devia ter desaparecido. o que é esta marca? Sujidade, vestígios metálicos? Será melhor abrir e limpar e fechar de novo a ferida?
miriam
Passei por uma cesariana no dia15 e meus pontos sempre inflamam pois tenho rejeiçâo a linha e sempre un ponto abre ja passei pelo medico quando completei 10dias de cesaría mas nao foi possi el retirar os pontos todos por conta disso vc pode me disser o que e tipo uma nata que se cria na ferida se e ela ja querendo cicatrizar ou e uma coisa ruim para mim
aurea
minha filha esta com uma ferida nas costas que começou com uma bolinha e agora esta profunda e com odor esta tomando antibiotico mas nao cicatriza tem algo mais que eu possa fazer obrigada
Anay
Faça uma solução com um copo de água fervida ou mineral e uma colher de bicarbonato e lave a ferida 4 x ao dia vai cicatrizar rapidinho
girlene
Levei una queimadura de moto de 2grau faz11 dias hoje,ela enframou mais tomei remédio
Anay
Faça uma pomada com 1colher de banha e 3 gotas de água mineral bater até virar um creme antes de passar a pomada de banha de poço lavar com permanganato de potássio secar e passar a pomada

Como saber se uma ferida está infectada
Imagem: olivre.com
Como saber se uma ferida está infectada

Voltar ao topo da página