Partilhar

Como saber se uma queimadura está infectada

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se uma queimadura está infectada
Imagem: criasaude.com.br

As queimaduras são acidentes domésticos muito comuns e dos quais nós não estamos isentos. Ainda que em sua maioria se trate de lesões de primeiro grau e segundo grau, usualmente leves, no processo de cicatrização é possível que a mesma infeccione, complicando a cura e pondo em risco nossa saúde. Mas como saber se uma queimadura está infectada? Em umComo.com.br explicamos tudo com detalhe.

Também lhe pode interessar: Como saber se uma ferida está infectada
Passos a seguir:
1

Perante uma queimadura, é importante atuar rápido para reduzir a dor e favorecer o processo de cura. No entanto, estas lesões demoram a curar, e as queimaduras de primeiro e segundo grau podem demorar até 3 semanas para cicatrizar por completo, processo durante o qual a lesão pode se infeccionar.

Nesses casos é importante tomar medidas para evitar que a septicemia avance e complique, por isso, é necessário conhecer os sintomas de uma queimadura infectada.

2

É normal que a queimadura fique avermelhada, inflamada e que você sinta dor moderada, no entanto à medida que vão avançando os dias, estes sintomas devem ir diminuindo devido ao processo de cicatrização próprio da pele. Se isto não ocorrer, mas piorar, sendo inclusive mais intenso do que durante os primeiros dias da lesão, é sinal de que algo não anda bem.

3

Os sintomas de uma queimadura infeccionada mais comuns são:

  • Supuração branca líquida que sai da queimadura. Espécie de pus líquido.
  • Presença de pontos brancos na queimadura.
  • Vermelhidão grave.
  • Dor na lesão.
  • A queimadura desprende um cheiro desagradável.
4

Perante uma queimadura infeccionada, a atenção médica é imprescindível, pois a ingestão de antibióticos será necessária para eliminar a infecção e favorecer a correta cicatrização.

Além disso, é importante lembrar que para evitar o agravamento desse tipo de lesão, é sempre necessário cobrir a queimadura com gaze ou com algum pano ou lençol limpo e substituí-la pelo menos 3 vezes ao dia, limpando a lesão e aplicando uma pomada cada vez que fizer a mudança para favorecer a cicatrização.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma queimadura está infectada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se uma queimadura está infectada

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
JOAO CARLOS TEIXEIRA DA SILVEIRA
Meu pai queimou a palma da mao em cima da chapa do fogao a lenha primeiro criou uma bolha ai agora criou uma carne eme baixo dakela bolha mas nao sai pus mas em roda ta um pouco vermelho
Ana paula
A queimadura esta saindo um liquido pode esta enflamada
Carla
Olá boa tarde sofri uma queimadura na descarga da moto a coisa tá feia tá avermelhado e saindo secreção comprei uma pomada kollagenase , passei hoje ficou inchando como se tivesse expulsando tudo pra fora e escorrendo na perna tô sem saber o que fazer dois muito e ainda pra acabar de completar não tenho dinheiro o suficiente para comprar medicamentos.
Sirli
Vá logo na emergência! Não espere agravar mais
francisco
tive uma queimadura com Óleo fervendo sobre meu pé direito ha uma semana estou usando uma pomada sulfadiazina prata e estou tomando alguns medicamentos para dor que foram receitados pela medica da UPA mais já faz uma semana e ainda está com bolhas e meu pé esta inchado e doe muito,sera que esta infeccionado ? é tanta dor que não consigo dormir direito
Editor umComo.com.br
Oi Francisco! Se a sua queimadura apresenta os sintomas indicados no texto, o mais certo é estar infeccionada.
edilandes amaral
boa noite , eu tive um acidente de moto e queimei a perna em dois lugares porque fiquei preso amoto e cano de escape castigou minha perna com queimaduras profundas que ja faz 26 dias e esta com mau cheiro e escorendo um liquido amarelado , estou tomando anti-inflamatorio e colocando olho de gira sol , estive no medico e ele passou uma pomada no lugar do olho de girassou , estou aperriado com isso o que fazer.

Como saber se uma queimadura está infectada
Imagem: criasaude.com.br
Como saber se uma queimadura está infectada

Voltar ao topo da página