menu
Partilhar

Como tratar uma queimadura de segundo grau

Como tratar uma queimadura de segundo grau

As queimaduras são definidas como a lesão dos tecidos moles do corpo, devido às altas ou baixas temperaturas. Podem ser produzidas por diversos tipos de agentes: físicos, químicos ou radiações. Também se dividem pela profundidade da pele afetada, tendo assim queimaduras de 1º grau, 2º grau e 3º grau. Neste artigo de umComo vamos lhe explicar como tratar uma queimadura de segundo grau.

Passos a seguir:
1

As queimaduras de segundo grau são as que afetam a epiderme e a derme, ou seja, a camada externa da pele e a derme, que é a camada de pele situada por baixo da epiderme e firmemente ligada a ela. Deste modo, ao nos queimarmos deveremos avaliar a gravidade da queimadura e determinar assim se podemos curá-la nós mesmos ou se é necessário ir às urgências ou a um centro médico. Dependendo do grau em que a pele tenha sido afetada, deverá ser o pessoal especializado quem intervenha para tratar a queimadura, assim como também se a queimadura ocorreu por algum agente químico ou por eletricidade.

Como tratar uma queimadura de segundo grau - Passo 1
2

Assim, as queimaduras de segundo grau caraterizam-se por:

  • Vermelhidão da área afetada;
  • Dor intensa;
  • Ardor;
  • Aparecimento de bolhas.

Pode obter mais informação no nosso artigo sobre como saber se uma queimadura é de segundo grau para conhecer todos os indícios que lhe indicarão de que tipo de queimadura se trata.

Por outro lado, as queimaduras podem se dividir entre queimaduras menores e extensas, segundo a extensão das mesmas e, por conseguinte, o seu tratamento será diferente. Ao mesmo tempo, é importante referir que deverá ir a um médico de imediato se a zona afetada por uma queimadura de segundo grau for o rosto, as mãos, pés, glúteos ou qualquer articulação.

3

Se se tratar de uma queimadura menor de segundo grau em uma parte do corpo diferente das citadas no passo anterior, a primeira coisa a fazer é molhar a ferida debaixo da torneira de água fria ou mergulhá-la em um recipiente com água durante pelo menos 5 minutos. Deste modo, conseguirá aliviar a sensação de ardor causada pela inflamação e, ao mesmo tempo, estará limpando a área afetada para evitar que a infeção prolifere. Também pode ser útil cobrir a zona afetada com uma gaze estéril úmida.

Como tratar uma queimadura de segundo grau - Passo 3
4

De seguida e o mais rápido possível, deverá aplicar uma batata crua sobre a área queimada para reduzir assim a dor graças às propriedades calmantes deste tubérculo. No entanto, esta é apenas uma solução momentânea e que não nos livrará de curar a queimadura de segundo grau e as possíveis bolhas que possam derivar dela.

5

Além disso, é muito importante referir que nunca se deverão rebentar as bolhas que aparecem devido à queimadura de segundo grau, uma vez que o líquido do seu interior é o que protege as camadas mais internas da pele. Caso contrário, uma ferida aberta ou em carne viva será um foco de infeções e, por conseguinte, de complicações.

Como tratar uma queimadura de segundo grau - Passo 5
6

Se a dor for muito intensa, o mais recomendável é consultar um médico de imediato para que possa examinar a queimadura e determinar qual é o tratamento mais adequado. Além disso, talvez possa receitar algum medicamento que ajude a reduzir a inflamação e a aliviar a dor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma queimadura de segundo grau, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não deve rebentar as bolhas, isso causará infeção.
  • Consulte um médico no caso de queimaduras graves.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
34 comentários
Maria de Lourdes
Faz dois dias que queimei a mão e a cada dia as bolhas so aumenta o que devo fazer
Editor umComo.com.br
Oi Maria de Lourdes. Você precisa consultar o sue médico assim que possível.
julio barboa
quemei a mao e esta em carne viva porem tem umas parte que tem uma pele. como faco para retirar esta pele morta .quero ficar em carne viva para que venha a nova.estou usando uma pomada sulfadiazina de prata.
juraci dos santos
eu tive uma queimadura com a placa na fisioterapia ja faz 8 dias fui ao medico passei inicialmente a pomada probentol com a outra pomada sulfato de neomicina bacteriana antes lavando bem com sabão em agua fria corrente . tomei antibiotico pra sete dias Ceflex cefalexina 500 miligrama . agora estou passando a pomada sulfadiazina de prata recomendado pelo medico e tomei uma injeção ja a 3 dias de bezetacil e tenho um pomada tambem chamada kollagenase que e muito boa . mais minha preocupacção e que envolta da quiemadura que esta ate melhorando e um vermelhidão quente . queria saber se e normal ou que devo fazer . Espero uma resposta em breve agradeço
A sua avaliação:
Cirene
Então farei um comentário aqui que vai parecer loucura mas o alivio para queimaduras mais incrivel e inacreditável é a pimenta ja aconteceu comigo por duas vezes de me queimar na cozinha uma vez com oleo quente e agora a pouco com polenta acreditem é só passar pimenta no local queimado e ela retira em poucos minutos a dor e a vermelhidão e fica somente as bolhas que por fim cicatrizam e não fica nem marcas na pele é realmente incrivel espero que quem ler esse meu comentário acredite e use se for preciso pois realmente é fantástico o poder da pimenta para queimaduras.
edu
Voce está doida Cirene não brinca com isso nao. Pimenta na queimadura só para de arder só se afetar os nervos de forma q nao passar o impulso da dor.....
A sua avaliação:
Raphael Nascimento
Gostaria de retificar uma informação. Não existem esses métodos mirabólicos que muitas vezes escutamos de nossos familiares erroniamente, no caso da batata crua. Ferimento de 2° Grau deverá ser tratado até o especialista (samu ou bombeiro) chegar com água "em temperatura ambiente" submergindo a parte afetada. Água corrente apenas nos casos de queimadura química pois irá retirar as substâncias tóxicas da área atingida. De qualquer forma seria interessante ter o cuidado de ler o manual de APH e perguntar a profissionais da área, antes de publicar uma matéria de tamanha relevância pois cidadãos comum ao lerem essa publicação poderão usar de modo incorreto as informações podendo agravar ainda mais a situação. Encarem apenas como uma crítica construtiva. Obrigado.
A sua avaliação:
Cinthia
Lembro de quando queimei meu dedo com um fósforo, no dia seguinte formou uma bolha e eu a mordi, dentro não havia nenhum líquido e sim havia carne viva. Na época achava que fosse uma queimadura de primeiro grau, mas agora que vi que eram caracteristicas de segundo. A dor era horrível, porém sarou alguns dias depois
A sua avaliação:
fabio quevork
queria saber se a queimadura pode ficar coberta com faixas pq meu filho ficou internado e os medicos fez raspagem na queimadura e esta enfaixada ja tem quatro dias tem algum poblema ou eu ja posso tirar pq esta ficando vermelha e meu filho chora muito de dor posso deixar sem a faixa e deixar so com pomadas ????
Agradeço des de ja Obrigado
Vera Lúcia
Orientação, vc disse, que o dr fêz desbridamento igual a raspagem conforme vc relatou, se o paciente está queixando é melhor retornar ao médico para nova avaliação, pode ser que haverá necessidade da troca do curativo. orientação: não é viavel retirar o curativo em casa ,pois o paciente poderá ter muita dor quando deixa a queimadura exposta nesta fase que foi relatada. Viavél: a) não abrir o curativo em casa, b) uma avaliação médica imediata c)abrir o curativo em casa nesta fase relatada pode provocar muita dor e risco de infeçcão.
kelly
Minha irma sofreu quemaduras muito feia na partes do corpo mais foi de segundo grau mais ela esta cm muito medo das cicatrizes por uma causo sera que fica muito feia
Renato
O melhor tratamento para queimadura de 2 grau e a aplicação diária 3x ao dia de vaselina líquida pois ela vai manter a pele umida.. tive no rosto e no pescoço..
Flavio
Sofri queimaduras de segundo grau nas pernas, não estou conseguindo andar, pois quando abaixo meu pé em sentido ao chão sinto uma insuportável queimação. Oq pode ser isso, é normal
Flavio
Ola nome flavio, me queimei com gasolina, queimaduras de segundo grau queimei as duas pernas. Quanto tempo leva pra recuperação
HWEBERSON DA SILVA
Boa tarde , sofri uma queimadura com óleo de cozinha e surgiu as bolhas e acabei retirando-as , no desespero , estou lavando com soro fisiológico e utilizando pomada , em seguida aplicando gasinha está correto o procedimento ?
valeria
pode usar protetor solar em queimadura quase boa?
Joaquim
A gasoluba explodiu e fui engolido pela bola de fogo que chamuscou o rosto e queimou o antebraço a pele saiu fui ao medico e me internaram por um dia e meio. Sai e estou trocando o curativo após o banho diario, ja não doe e esta cossando retiro as peles mortas e passo derma cerium, coloco gases e enfacho. Quero saber se meu pricedimento esta correto e como posso reconhecer o nomento de não enfaixar mais..
Marcia
Uma pessoa q sofre queimadura de segundo grau tem chance de sr curar sem ficar com cicatriz?
Consuelosantyago
Meu irmão está em um tratamento prolongado há 4 meses com queimaduras de 2 e 3 grau... Com enchertos , cirurgia s mas , teve rejeição de pele.podemos fazer algo em casa?
alessandra fonseca
A queimadura de segundo grau precisa de ficar tampada com gaze e faixa?? me falaram que e melhor ficar exposta e verdade???O que e bom para melhorar a dor??e cicatrizar rapido?? att Alessandra
Gleise
Boa noite, há um semana me queimei na perna e no pe com oléo quente queimadura de 2 grau com muitas bolhas. Estou passando sulfadiazina de prata à 5 dias 1 vez ao dia, parece esta secando as bolhas murcharam . Consigo andar mais ainda doí . Gostaria de saber quanto tempo demora para ficar bom?
Thaís
Oie gleise também mi queimei no pé e nas pernas também estou passando pomada só q meu foi domingo passado seu ja sarou e fikou marca ou não e quanto tempo demorou estou preocupada porque já feiz 10 dias e não sara
Magno farias
Meu filho de cinco anos foi picado a dois dias por um inseto que nao pude identificar e logo apos passei alcool no local e depois gelo e a avo dele colocou ipdocom um algodao e fixou com um esparadrapo mais ou menos duas horas depois ele ainda reclamava de dores entao dei banho e tentei remover o iodo com agua e sabao mais nao saiu totalmente no local se formou uma queimadura e deu bolhas e agora aquela primeira superficia da pele queimada saiu e esta parecendo aquela outra camada branda da pele como se diz em carne viva isso e serio oque devo fazer
joão m. sousa
Inchaço em queimadura de segundo grau e normal.
Aline Aguilar
Olá meu nome é Aline me queimei com azeite quente fui ao pronto socorro mas me disseram que era de terceiro grau afetou todo lado direito da minhas costas mas agora o médico diz que é de segundo e não me deu nenhum antibiótico apenas a pomada de prata por cinco dias sinto muita dor e não durmo a duas noites já tomei muitos remédios mas não adiantam muito como saber se é de segundo grau a queimadura e o que posso fazer para alivia a dor e se preciso de antibióticos

Como tratar uma queimadura de segundo grau
1 de 4
Como tratar uma queimadura de segundo grau

Voltar ao topo da página