Alergia ao glúten

O trigo sarraceno tem glúten?

 
Editor umComo.com.br
Por Editor umComo.com.br. 6 novembro 2025
O trigo sarraceno tem glúten?

O trigo sarraceno, também conhecido como trigo preto, é um trigo sem glúten. Na verdade, ele se enquadra na categoria de pseudocereal, ou seja, não é um cereal verdadeiro como o arroz, o trigo ou o milho. Devido às suas propriedades nutricionais e por ser um alimento sem glúten, ele pode ser incluído na dieta de pessoas com doença celíaca.

O trigo sarraceno é seguro para dietas sem glúten, desde que sejam tomadas as medidas necessárias para evitar a contaminação cruzada e que o produto seja comprado com certificação sem glúten. Ele traz grandes benefícios para a saúde e, graças à sua versatilidade culinária, pode ser consumido de diferentes maneiras. Para saber mais sobre se o trigo sarraceno tem glúten ou se é seguro para dietas sem glúten, na umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Pipoca tem glúten?
Índice
  1. O trigo sarraceno tem glúten ou não?
  2. O trigo sarraceno é seguro para celíacos?
  3. Benefícios do trigo sarraceno
  4. Como comer trigo sarraceno?

O trigo sarraceno tem glúten ou não?

O trigo sarraceno é um pseudocereal originário da Ásia. Apesar de seu nome conter a palavra “trigo”, trata-se de um alimento que não contém glúten, sendo, portanto, um produto adequado para o consumo por pessoas com doença celíaca.

O aumento da análise exaustiva do trigo sarraceno deve-se à sua rusticidade, uma vez que parece ser muito resistente ao ataque de pragas ou doenças, à sua capacidade de se adaptar bem a diferentes ambientes e ao seu ciclo, que é muito curto (cerca de 90 dias, aproximadamente).

O trigo sarraceno é seguro para celíacos?

Embora o trigo sarraceno seja um pseudocereal que não contém glúten, você deve ter muito cuidado ao comprá-lo, seja a granel ou não. Preste muita atenção ao produto e verifique se ele possui o certificado sem glúten.

É muito importante que você compre trigo sarraceno com o certificado sem glúten. A principal razão é que, no seu cultivo, as instalações de embalagem compartilham as instalações para esta variedade de grão e para aqueles que contêm glúten. Por isso, é fácil que ocorra contaminação cruzada e que o trigo sarraceno, apesar de ser naturalmente isento de glúten, acabe contaminado com glúten.

Em definitiva, o trigo sarraceno é seguro para celíacos, desde que seja comprado com o certificado sem glúten.

O trigo sarraceno tem glúten? - O trigo sarraceno é seguro para celíacos?

Benefícios do trigo sarraceno

O trigo sarraceno possui propriedades nutricionais muito interessantes. Este pseudocereal contém entre 10% e 13% de proteínas, além de 8 aminoácidos essenciais, entre os quais se inclui a lisina, um aminoácido muito raro nos vegetais.

Também possui hidratos de carbono de absorção lenta, o que o torna um alimento com baixo índice glicêmico. Tem uma grande quantidade de fibra, superior a outros pseudocereais como o amaranto e a quinoa, favorecendo assim o bom funcionamento intestinal.

Quanto ao seu aporte de vitaminas e minerais, contém vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina) e magnésio. É também uma importante fonte de ácidos gordos polinsaturados ómega 3 e ómega 6.

Outro aspecto a destacar do trigo sarraceno é que se trata de um alimento energético e saciante. Favorece uma boa saúde digestiva e beneficia a microbiota intestinal. Devido a estas propriedades nutricionais, estes são os principais benefícios do consumo de trigo sarraceno para a saúde:

  • Benefícios para a saúde cardiovascular.
  • Redução dos níveis de açúcar no sangue.
  • Melhoria da digestão, uma vez que a fibra alimentar que contém ajuda a ter uma digestão mais saudável, a prevenir a constipação e a manter a regularidade intestinal.

Como comer trigo sarraceno?

O trigo sarraceno pode ser consumido de várias formas. É comercializado em grãos, flocos, germinado, tufado, farinha, em brotos ou como ingrediente de diversos produtos alimentícios. Se você quiser consumir o grão como tal, pode fazê-lo cozido, com um tempo aproximado de cozimento de 15 a 20 minutos, ou cru.

Se você comer trigo sarraceno cru, recomendamos que você o deixe de molho algumas horas antes. Em comparação com outros cereais e pseudocereais, é um alimento com sabor mais intenso e textura um pouco arenosa.

Lembre-se de que, se você for consumir ou usar farinha de trigo sarraceno, deve se certificar de que seja uma farinha certificada e segura. Muitas dessas farinhas compartilham o moinho com outros cereais que contêm glúten, podendo ocorrer contaminação cruzada e se tornar um produto de risco para pessoas celíacas.

A farinha de trigo sarraceno é um ingrediente muito usado em panificação e confeitaria sem glúten, mas deve ser combinada com outros cereais e ingredientes como o psyllium. É um produto muito rico em fibras e que confere uma textura muito mais atraente ao pão sem glúten, sem alterar o seu sabor.

Você já sabe que o trigo sarraceno não contém glúten por si só, mas pode estar contaminado com ele, por isso tenha isso em conta ao comprá-lo. Se quiser saber mais sobre alimentos sem glúten, recomendamos que leia este outro artigo do umCOMO.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O trigo sarraceno tem glúten?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O trigo sarraceno tem glúten?