Lista completa de alimentos sem glúten
A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten, proteína que está presente em alguns dos cereais mais comuns como TRIGO, CEVADA, CENTEIO e AVEIA.
O organismo do celíaco recusa qualquer quantidade de glúten, por menor que seja. No intestino, que é onde são absorvidos os nutrientes, ocorre um ataque da proteína do glúten dando como resultado a lesão da mucosa do intestino, que perde sua estrutura e deixa de funcionar corretamente, provocando a perda da capacidade de absorção, dando margem a diversos transtornos. A seguir vamos dar a você a lista mais completa de alimentos sem glúten da internet, se quiser contribuir com mais alimentos por favor acrescente-os nos comentários.
Cereais sem glúten
Arroz, milho e outros como quinoa, painço e sorgo, mesmo que sempre em grão, amaranto, trigo sarraceno (também chamado trigo-mouro). A Aveia contém pouco glúten.
Aperitivos sem glúten
Azeitonas (com/sem caroço), pepino em conserva, conservas, pipoca de milho natural. Batatas (batata, óleo e sal), Batatas Chips e Pipocas Frit Ravich, Mexilhões em escabeche, amêijoa e berbigão.
Lacticínios e ovos naturais sem glúten
Leites de todo tipo, integral, semi, desnatado, condensado ou em pó. Queijos frescos, tenros, fermentados, curados e semicurados. Iogurtes e coalhadas naturais. Creme de leite para pastelaria. Ovos você pode comer já que não contêm glúten, mas cuidado na hora de fritá-los para que não peguem traços de outros produtos.
Lista de queijos sem glúten
- Cheddar: O queijo Cheddar, um dos mais conhecidos no mundo, não contém glúten. A maioria das pessoas está familiarizada com sua cor laranja brilhante, mas o cheddar é naturalmente branco. É sempre fabricado a partir de leite de vaca.
- Edam: O queijo Edam recebe seu nome do porto holandês onde era vendido originalmente. Este foi o queijo mais famoso durante séculos, já que sua vida útil é extremamente longa. É feito de leite desnatado e tem uma cor alaranjada brilhante. Vende-se geralmente como um bloco redondo com uma casca dura, que é cera de parafina.
- Parmesão e Parmigiano-Reggiano, e seu primo Parmesão, é outra variedade de queijo sem glúten. Leva o nome da região de Itália onde foi produzido originalmente. O Parmesão é um queijo muito popular que frequentemente se rala e serve sobre o macarrão.
Carnes sem glúten
Todo tipo de carne e vísceras: (frescas, congeladas, salgadas ou curadas), chacina, presunto cru e presunto cozido de qualidade extra, bacon e toucinho.
Peixes sem glúten
Peixes e mariscos: Frescos e congelados sem empanar, conserva ao natural ou em óleo sem cozinhar, em salmoura, vinagre, salgados e defumados.
Produtos vegetais e derivados sem glúten
Verduras, hortaliças e tubérculos, frescos, congelados e em conserva ao natural. Tomate triturado em conserva. Flocos de batata e sopas de verdura desidratadas. Frutas: Frescas, em calda, em compota, confeitadas, glaceadas, e desidratadas. Frutas secas cruas. Legumes secos e em conserva ao natural.
Produtos refinados sem glúten
Açúcar branco e mascavo, mel, sacarina. Óleos, manteiga tradicional e margarina sem fibras. Café em grão ou moído, natural ou mistura, descafeinado solúvel e infusões sem aromas.
Sal, vinagre de vinho, balsâmico e especiarias em rama, em grão, em pó e todas as naturais. Fermento fresco de padaria (saccharomyces cerevisiae), em blocos ou tabletes ou desidratado.
Bebidas sem glúten
- Bebidas não alcoólicas: Refrigerantes, refrigerantes de cola, limão, laranja, bitter, tônicas e mosto de vinho.
- Bebidas alcoólicas: Vinhos e bebidas espumantes, rum, brandy, whisky, vodka, gim, tequila, aguardentes, anis, conhaque, sidra, champanhe, fernet, grappa, mescal.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Lista completa de alimentos sem glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.