Alergia ao glúten

Pipoca tem glúten?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 20 maio 2024
Pipoca tem glúten?

Muitos se perguntam se a pipoca tem glúten e podem ficar aliviados ao descobrir que não tem. Também é comum as pessoas se perguntarem se os celíacos podem comer pipoca e a resposta é um sonoro sim, desde que sejam totalmente naturais, evitando aquelas com adição de ingredientes e tomando cuidado com a contaminação cruzada.

No umCOMO iremos revelar mais detalhes sobre a pipoca, bem como desmentir alguns mitos.

Também lhe pode interessar: Batata tem glúten?
Índice
  1. Os celíacos podem comer pipoca?
  2. Pipoca tem glúten?
  3. Outros mitos da pipoca

Os celíacos podem comer pipoca?

Sim, os celíacos podem comer pipoca, mas precisam ter certeza de que ela não contém aditivos ou ingredientes adicionais que possam ser prejudiciais.

Quando falamos em glúten, nos referimos às proteínas que estão presentes nos grãos, como a hordeína na cevada, a gliadina no trigo, a avenina na aveia, a secalina no centeio, a zeína no milho e a orizenina no arroz. Alguns tipos específicos de proteínas podem fazer com que as pessoas com doença celíaca tenham uma resposta no sistema imunológico, mas a zeína, que é a proteína do milho, é uma proteína segura, então as pessoas com doença celíaca podem comê-la com segurança.

A pipoca é feita com milho seco, o que significa que é naturalmente sem glúten. Na sua forma crua, o milho é um vegetal e quando seco, o milho é um grão integral.

Embora a pipoca em seu estado natural não contenha glúten, é importante que as pessoas com doença celíaca verifiquem se foram adicionados sabores ou condimentos que possam conter glúten. As prolaminas contidas no milho podem causar uma resposta inflamatória em algumas pessoas, especialmente aquelas que sofrem de doença celíaca ou intolerância ao glúten, por isso é aconselhável consultar o seu médico para descartar sensibilidade ao milho.

Outro fator a considerar é que, embora na sua forma natural a pipoca não contenha glúten, existe o risco de contaminação cruzada, ou seja, aos métodos de processamento utilizados. Por exemplo, os grãos às vezes contêm um aviso na embalagem de que “pode conter trigo”, mas isso se deve à forma como são processados ​​em algumas plantas e não por causa do milho em sua forma natural.

Aqui você pode ler mais sobre Milho tem glúten?

Pipoca tem glúten?

Não, na sua forma natural a pipoca não contém glúten, mas pode haver casos de contaminação cruzada, que ocorre quando alguns alimentos entram em contato com o glúten, o que pode acontecer quando há compartilhamento de utensílios.

Isso pode acontecer mais em salas de cinema, quando o mesmo utensílio é usado para mexer a pipoca natural, assim como em alimentos que contenham glúten.

No processo de fabricação, isso também pode acontecer se o mesmo maquinário for utilizado. Alguns aditivos, como aromatizantes de malte, levedura de cerveja, amido de trigo ou molho de soja, contêm glúten.

Se a pessoa tem alta intolerância a vestígios de glúten, o melhor é escolher pipoca que não contenha aromatizantes ou aditivos, o mais natural possível. Além disso, é recomendável verificar o rótulo da embalagem.

No cinema o melhor é pedir pipoca sem caramelo e sem cobertura de milho. No caso do caramelo, ele é produzido com malte de cevada, que contém glúten, por isso você deve ficar atento se a pipoca é aromatizada com malte de cevada, xarope de arroz, xarope de malte, xarope de arroz integral ou malte. Algumas alternativas para pessoas com doença celíaca poderiam ser pipocas com mel, sal, xarope sem manteiga, frutos secos, cacau puro, entre outros, segundo algumas associações de apoio.

Pipoca tem glúten? - Pipoca tem glúten?

Outros mitos da pipoca

Além de considerar que a pipoca natural tem glúten, quando não tem, existem outros mitos difundidos, como a crença de que são geneticamente modificadas, o que não é verdade, já que o Conselho do Milho Palomero não confirma que essas sementes são alteradas, nem no mercado nacional nem no mercado internacional.

Outro mito muito difundido é o de que pipoca faz mal, quando a verdade é que esse grão é livre de conservantes artificiais, açúcar e aditivos. São considerados ouro nutricional, pois possuem apenas 30 calorias por xícara, são isentos de colesterol, fornecem ferro, ácido fólico, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, tiamina e vitaminas A, B6, E e K.

Além disso, não alteram os níveis de açúcar no sangue, por isso a pipoca é um alimento seguro para pessoas que sofrem de diabetes. Também dão sensação de saciedade e são ideais para emagrecer ou como lanche pós-treino. Por fim, a pipoca facilita a digestão graças ao seu teor de fibras, por isso pode ser consumida sem culpa, bastando verificar os rótulos, no caso de quem prefere ela ao natural e sem aditivos ou aromatizantes.

Depois de saber que a pipoca é isenta de glúten se estiver livre de contaminação cruzada ou sem ingredientes extras que a contenham, recomendamos que você leia também sobre Alimentos sem glúten neste outro artigo do umCOMO.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pipoca tem glúten?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pipoca tem glúten?