menu
Partilhar

Alimentos sem glúten

 
Por Juliana Ribeiro. 12 outubro 2022
Alimentos sem glúten

O glúten é um tipo de proteína, presente principalmente na composição de certos cereais, ao qual algumas pessoas têm alergia ou intolerância. Essa intolerância é o que se chama celíaca ou doença celíaca e quem a sofre deve eliminar qualquer alimento que contenha a proteína de sua dieta. Felizmente, existem muitos alimentos sem glúten no seu estado natural, o que permite ao celíaco seguir uma dieta rica e variada, embora seja importante ter um cuidado especial quando estes alimentos são ingredientes em produtos processados ​​ou pré-cozidos, que podem ter vestígios de glúten.

Quando se trata de evitar os problemas de saúde que o glúten pode causar em pessoas com alergias e intolerâncias, vale lembrar a lista de alimentos sem glúten que reunimos neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Alimentos para aumentar a leptina

Leite

O leite é um alimento que proporciona múltiplos benefícios à saúde e é especialmente importante para o desenvolvimento e bom estado dos ossos. Deve fazer parte de uma dieta variada e, conforme indicado pela Federação de Associações Celíacas da Espanha (FACE)[1], qualquer tipo de leite fresco, esterilizado ou pasteurizado é um alimento natural sem glúten.

Leite evaporado ou condensado também é adequado para celíacos. O mesmo acontece com os leites embalados enriquecidos com minerais, como cálcio ou fósforo, ou com vitaminas, mas devemos prestar atenção aos leites que incorporam cereais, pois neste caso podem conter glúten.

Fruta

Banana, maçã, pera, laranja, pêssego... a fruta fresca não contém glúten e as pessoas intolerantes a este composto podem consumir as que quiserem com facilidade. Diferente do caso da fruta que passou por algum processo de elaboração e que é ingrediente de outros produtos. Alguns serão sem glúten, mas outros podem ter.

Como exemplo, um doce natural, feito de fruta cozida, água e açúcar, não terá glúten, mas um doce 'industrial' pode conter glúten, motivo pelo qual é essencial ler atentamente o seu rótulo. O mesmo acontece com frutas em calda ou frutas cristalizadas.

Alimentos sem glúten - Fruta

Leguminosas

Pelo seu aporte em fibras, proteínas vegetais e micronutrientes essenciais, as leguminosas são um alimento que não pode faltar em uma alimentação equilibrada. As leguminosas em seu estado natural são isentas de glúten. Feijões, grão-de-bico e lentilhas, cozidos ou conservados 'naturalmente', em princípio, não contêm glúten, embora ao prepará-los seja necessário garantir que nenhum grão de cereal tenha entrado acidentalmente no recipiente, especialmente o trigo, porque, neste caso, a contaminação tornaria essa porção específica inadequada para celíacos.

Aqui você pode ler sobre Quantas vezes devemos comer legumes por semana.

Carne

Diferentes tipos de carne, desde a bovina até a de aves, são isentas de glúten, tanto em seu estado natural quanto congeladas. As vísceras também estão livres disso, embora novamente deva ser lembrado que muitos produtos derivados da carne podem conter glúten. Frango, vitela, peru, cordeiro... são opções sem glúten, assim como alguns embutidos (note! nem todos), como a carne seca ou o presunto e a paleta (serrano e ibérica).

Nestes outros artigos você pode aprender Quais são as carnes vermelhas e Quais são as carnes magras.

Alimentos sem glúten - Carne

Peixe

Em geral, os alimentos hidropônicos são uma magnífica fonte de nutrientes que não fornecem glúten ao organismo. Peixes brancos e azuis, todos os mariscos e até algumas algas comestíveis frescas ou secas não contêm glúten.

Aqui te indicamos Quais são os peixes brancos e Quais são os peixes azuis.

Arroz

O arroz é um dos poucos grãos que os celíacos podem consumir, já que este cereal não contém glúten. Além de poder preparar infinitas receitas com o arroz, própria para celíacos, seu principal derivado, a farinha de arroz, é especialmente interessante, porque também não contém glúten e é ideal para uso em tempura, massa ou em receitas de pastelaria.

Alimentos sem glúten - Arroz

Óleos

Os óleos em geral, tanto as diferentes variedades de azeite de oliva como os óleos derivados de sementes como, por exemplo, o óleo de girassol, são isentos de glúten, por isso podem ser utilizados tanto crus, para eventuais temperos, como para fritar.

Deve ser lembrado que mesmo que o óleo não contenha glúten, uma pessoa com doença celíaca, antes de usá-lo na cozinha, deve verificar se o óleo não foi usado para fritar nenhum alimento com glúten (por exemplo, alimentos empanados) porque nesse caso, o óleo permaneceria contaminado com glúten.

Quinoa

A quinoa é considerada um superalimento devido ao seu alto teor de proteínas de alta qualidade, entre as quais, felizmente para os celíacos, o glúten não é encontrado. Rica em vitaminas, principalmente C e E, e também em minerais como cálcio, fósforo e magnésio, a quinoa é um alimento completo e uma excelente fonte de energia sem glúten.

Nesta receita, mostramos Como conservar quinoa.

Alimentos sem glúten - Quinoa

Legumes e outros vegetais

Tal como acontece com as frutas, os alimentos vegetais, como verduras e legumes, não fornecem glúten em seu estado natural, sejam consumidos frescos ou vegetais congelados. Assim, por exemplo, os celíacos podem comer de tudo, desde acelga, feijão verde e espinafre até cenoura, batata, berinjela e abobrinha.

Outros alimentos sem glúten

Como indicamos, existe uma grande variedade de alimentos sem glúten que permitem preparar várias receitas com segurança para pessoas com doença celíaca. Na lista de alimentos sem glúten por natureza (cuidado com produtos processados) você também deve incluir:

  • Ovo
  • Milho
  • Café
  • Mel
  • Açúcar
  • Vinagre
  • Batata
  • Mandioca
  • Amaranto
  • Iogurtes naturais
  • Gelatina neutra
  • Kefir
  • Frutas secas (cruas e inteiras)
  • Queijos
  • Especiarias e ervas aromáticas no seu estado natural: salsa, pimenta, louro, paus de canela
  • Sal
  • Vinhos

Agora que você conhece todos esses alimentos sem glúten, recomendamos que você leia este outro artigo sobre A aveia tem glúten? Aconselhamos também a leitura deste outro post sobre O que um celíaco não pode comer.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos sem glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. Classificação de alimentos | FACE (celiacos.org). Disponível em: https://celiacos.org/tratamiento/clasacion-de-los-alimentos/

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Alimentos sem glúten
1 de 5
Alimentos sem glúten

Voltar ao topo da página