Alergia ao glúten

Batata tem glúten?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 15 maio 2024
Batata tem glúten?

Quando as pessoas que têm doença celíaca comem glúten, sofrem uma reação adversa no intestino delgado, por isso a escolha de alimentos selecionados é essencial. Nesse sentido, no umCOMO recomendamos que você opte por alimentos o mais naturais possível, não processados ​​ou pouco processados, para evitar o teor de glúten, como é o caso das batatas preparadas em casa.

Batata tem glúten? Descubra a seguir por que um paciente celíaco pode comer batatas naturais, que não contêm glúten, mas deve evitá-las quando são processadas.

Também lhe pode interessar: Como saber se um medicamento tem glúten
Índice
  1. Os celíacos podem comer batata?
  2. Batata frita tem glúten?
  3. Como evitar a contaminação cruzada em batatas fritas

Os celíacos podem comer batata?

As batatas são isentas de glúten no seu estado natural, ou seja, desde que sejam frescas e não tenham sido processadas, não contêm glúten, portanto, são um alimento aparentemente seguro para celíacos. O tubérculo é cultivado por debaixo da terra e por não ter relação com cereais que contenham glúten, como trigo, cevada ou centeio, é um alimento isento de glúten.

Portanto, os celíacos podem comer batatas, desde que sejam frescas e não processadas. Além disso, são um alimento ideal porque fornecem muitos nutrientes como potássio, vitamina C ou fibras, por isso incluí-las na dieta para celíacos é totalmente seguro. Claro, você deve ter em mente que embora as batatas sejam naturalmente isentas de glúten, elas devem ser cozidas e preparadas com segurança para evitar contaminação cruzada, o que significa que outros utensílios ou ingredientes adicionais também devem ser isentos de glúten.

Batata tem glúten? - Os celíacos podem comer batata?

Batata frita tem glúten?

Se falamos da batata frita propriamente, você deve saber que ela pode ou não conter glúten. O segredo é saber como foi preparada e os ingredientes adicionais usados ​​na receita.

Batatas fritas caseiras

Se as batatas fritas forem feitas em casa com batata fresca e óleo, podem ser consumidas por um celíaco sem problemas, pois não contêm glúten. Neste caso, basta levar em consideração a possibilidade de contaminação cruzada, por exemplo, se for utilizado o mesmo óleo em que foram fritos outros alimentos que contêm glúten, como croquetes, devido ao pão de trigo ralado. Para maior segurança, use uma frigideira ou fritadeira exclusiva para fritar batatas sem glúten.

Batatas fritas em restaurantes

Antes de consumir batatas fritas em um restaurante, certifique-se de que não contêm glúten, pois muitos estabelecimentos as preparam com farinhas ou massas que contêm glúten para dar um toque mais crocante. Além disso, no restaurante existe um maior risco de contaminação cruzada, por isso se for celíaco ou intolerante ao glúten deve certificar-se de que têm uma área específica para fazer receitas sem glúten onde fazem as batatas fritas, sem risco de contaminação.

Batatas fritas industrializadas

E se falamos dos sacos de batatas fritas que geralmente consumimos como lanche ou das batatas fritas pré-congeladas que encontramos no supermercado, saiba que também podem conter glúten, principalmente se forem ingredientes como farinhas, molhos, amidos, condimentos que são adicionados ou batidos. Portanto, antes de consumir batatas fritas industriais, é necessário ler o rótulo do fabricante para ter certeza de que são 100% isentas de glúten.

Batata tem glúten? - Batata frita tem glúten?

Como evitar a contaminação cruzada em batatas fritas

Para garantir que suas batatas fritas estejam livres de glúten, é essencial evitar a contaminação cruzada. Nesse sentido, estas são algumas das dicas que você deve levar em consideração para evitar contaminações no preparo de batatas fritas, para que possam ser consumidas tanto por celíacos quanto por intolerantes ao glúten.

  • Utensílios limpos e exclusivos para preparo de alimentos sem glúten: facas, tábuas de corte, panelas e fritadeiras. Além disso, você deve lavar os utensílios com água quente e sabão antes de usá-los.
  • Óleo limpo: toda vez que for fritar suas batatas sem glúten certifique-se de renovar o óleo. Lembre-se que se você usar uma fritadeira ou frigideira onde já cozinhou anteriormente, pode ser que esses alimentos contenham glúten e os restos tenham ficado no óleo.
  • Superfícies limpas: evite o contato das batatas com qualquer resquício de glúten, para isso deve-se manter limpas todas as superfícies de trabalho como a bancada ou a mesa. Lave a área com água ou sabão ou mesmo soluções desinfetantes para uma limpeza mais profunda.
  • Separação de alimentos: mantenha os alimentos sem glúten separados daqueles que contêm glúten, seja na geladeira, no freezer ou na despensa. Além disso, armazenar alimentos sem glúten em recipientes fechados e/ou herméticos ajudará a evitar a contaminação cruzada.
  • Cozinhe com ingredientes seguros: certifique-se de que todos os ingredientes que vai utilizar (batatas, azeite, temperos, molhos, condimentos...) não contêm glúten. Leia os rótulos de cada produto para verificação.
  • Mãos limpas: deve-se sempre lavar as mãos diversas vezes enquanto cozinha, mas principalmente após manusear qualquer outro alimento que contenha glúten.
  • Informe aos demais: se você vai cozinhar para outras pessoas, comer fora na casa de um amigo, conhecido ou familiar, ou vai a um restaurante, é importante manter as pessoas ao seu redor informadas sobre sua doença celíaca, para que possam tomar tomar precauções e realizar práticas seguras na cozinha.

Agora que você sabe que as batatas não contêm glúten se forem naturais ou não processadas, mas que se forem processadas podem conter glúten, recomendamos que você leia este outro artigo do umCOMO sobre Alimentos sem glúten.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Batata tem glúten?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Batata tem glúten?