PARTILHAR

Como saber se tenho alergia ao glúten

Como saber se tenho alergia ao glúten

O glúten é uma proteína presente nas sementes de grande parte dos cereais como por exemplo o trigo, o centeio, a cevada ou a espelta (trigo vermelho), entre muitos outros. Existe uma parte da população que sofre de intolerância ao glúten ou, seja, são celíacos, mas também há pessoas com alergia a esta proteína. Deste modo, seu sistema imunológico determina que este componente é prejudicial para seu organismo embora na realidade não o seja- e gera um mecanismo de defesa que se converte em reação alérgica. Por isso, em umComo explicamos com mais detalhe como saber se você tem alergia ao glúten para que não fiquem dúvidas.

Também lhe pode interessar: Como saber se tem alergia ao ovo
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, cabe destacar que uma pessoa alérgica ao glúten não significa que seja celíaca, uma vez que esta doença ocorre quando há uma intolerância a este alimento. É importante destacar que se trata de duas reações adversas diferentes: enquanto a alergia é uma resposta do sistema imunológico, as intolerâncias ocorrem por causa de anomalias no aparelho digestivo.

2

Deste modo, a alergia ao glúten ocorre quando o sistema imunológico considera esta substância como um perigo para o organismo e gera um anticorpo de defesa, um tipo de imunoglobulina (IgE). Por isso, desencadeia-se uma reação no organismo como resposta ao que se detectou como agente agressor. Normalmente, as alergias ao glúten costumam ocorrer durante a infância, como as demais alergias alimentares, embora também possam ocorrer em pessoas adultas.

3

Embora alguns dos sinais para saber se tem alergia ao glúten possam ser confundidos com os sintomas da intolerância ao glúten, cabe destacar que as reações alérgicas ocorrem tanto pela ingestão como pelo contato com este componente alimentar.

4

Entre a sintomatologia mais comum dos alérgicos ao glúten, encontramos as reações cutâneas:

  • caroços
  • urticária
  • inchaço dos lábios
  • pálpebras inchadas
5

Também é possível que ocorram problemas respiratórios e digestivos como reação alérgica ao glúten, entre os quais são comuns os vômitos, a dor abdominal intensa, diarreia, dificuldade para respirar... Estes são os que podem ser confundidos mais facilmente com uma intolerância ao glúten, já que esta ocorre no sistema digestivo. Recomendamos que você consulte nosso outro artigo Como saber se sou celíaco para ampliar a informação.

6

De forma menos frequente, mas como consequência mais grave de uma reação alérgica ao glúten, pode ocorrer um choque anafilático ou anafilaxia, que provoca lesões cutâneas junto com a sensação de falta de ar e dificuldade para respirar. Isto requer um tratamento médico rápido, caso contrário poderia causar a morte no pior dos casos.

7

Muitas das pessoas alérgicas ao glúten, com o passar do tempo, passam a ser intolerantes a este alimento, de maneira que costuma ser possível uma incorporação progressiva deste componente alimentar na dieta habitual. Dessa forma, isto sempre deve ser supervisionado por um alergologista ou médico especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho alergia ao glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
catia
Muitas vezes que como algocom gglúteo meu corpo enche de carossos eu incho e as vezes vou para no hospital seráque e alergia ao gluten
Samuel Moreira.
Boa noite! Gostaria de saber se as pessoas que consomem produtos com gluten pode causar alergia na pele ou seja nas mãos. Obrigado.
jacqueline
Tenho problema com meu intestino preso, e noto sempre quando consumo de alimentos com farinha, incho bastante e não evacuo, será que sou alérgica ao gluten?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jacqueline, isso não tem que significar necessariamente que você é intolerante ao glúten, pois conseguir um excesso de alimentos com farinhas pode prender o intestino. Para tirar as suas dúvidas, sugiro que consulte o seu médico e peça para fazer o teste.
janaina
adorei muito !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Janaina, muito obrigada pelo comentário :) Continue a acompanhar-nos!
Como saber se tenho alergia ao glúten
Como saber se tenho alergia ao glúten

Voltar ao topo da página ↑