Sintomas de alergia

Quais os sintomas de alergia ao calor

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os sintomas de alergia ao calor

No verão todo o mundo gosta de apanhar sol e aproveitar o bom tempo. Mas você precisa de tomar cuidados pois a exposição aos raios solares pode causar reações alérgicas. O calor promove a produção de suor, que facilita a absorção pelo corpo de substâncias presentes, por exemplo, em roupas e bijutaria. Não fique descansado porque nunca teve problemas com o calor e esteja atento aos sintomas. Você não tem de nascer alérgico ao sol para sofrer uma reação alérgica devido à sua exposição. O umComo mostra-lhe quais os sintomas de alergia ao calor, para que possa estar atento.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas da alergia ao chocolate

Índice

  1. A alergia ao calor
  2. Urticária solar
  3. Erupção cutânea fotoalérgica
  4. Erupção polimorfa à luz
  5. Fotossensibilidade

A alergia ao calor

As regiões do corpo mais exposta, com menos proteção de roupa, são as mais afetadas. Bolhas, coceira, manchas e formação de crostas podem ser alguns dos sintomas. O suor potencia todas estas sensações, dai elas ocorrerem também em regiões onde a produção do suor é maior. As reações alérgicas podem surgir pelo aumento da temperatura ou simplesmente pelo contato com o suor. Uma das reações mais comuns é a brotoeja. Ela ocorre devido ao entupimento dos poros devido ao suor. A brotoeja se manifesta com bolhas de água e geralmente afeta mais as crianças, por elas ainda não saberem se defender do calor.

De seguida analisamos outros sintomas de alergia ao calor por exposição solar, divididos em categorias consoante as alterações e o modo de surgimento.

Quais os sintomas de alergia ao calor - A alergia ao calor

Urticária solar

Quando a pele reage ao sol formando placas rosadas e inchadas estamos a falar de uma urticária solar. Ela pode surgiu em poucos minutos, atacando todo o corpo. Este sintoma aparece quando a pele está em exposição com o sol e percebe isso rapidamente, uma vez que ele se alivia se você for para a sombra e poucas horas depois acaba por desaparecer. As mulheres adultas são as mais vulneráveis a esta reação alérgica.

Erupção cutânea fotoalérgica

Neste tipo de reação ao sol vão aparecer inchaços vermelhos, bolhas, ou pápulas. Tudo isto vai gerar em você uma comichão intensa nas partes que foram expostas. O rosto geralmente não é afetado, apenas em casos extremos. Ao contrário da urticária solar você não vai reparar nos sintomas enquanto está ao sol. Eles aparecem mais tarde, algumas horas depois da exposição. Os sintomas precisam de alguns dias para desaparecer, mas voltam sempre que estiver exposto ao sol, melhorando à medida que fica mais bronzeado. Geralmente afeta mais mulheres entre os 20 e os 35 anos.

Quais os sintomas de alergia ao calor - Erupção cutânea fotoalérgica

Erupção polimorfa à luz

Esta fotodermatose surge depois de estar exposto a uma luz solar de baixa intensidade. Tome atenção a zonas como o pescoço, o rosto, os membros e atrás das orelhas. Você vai notar umas manchas vermelhas, vesículas e a sua pele vai ficar rosada. Deve se colocar à sombra para atenuar estes sintomas alérgicos. Pode afetar homens e mulheres, apesar de serem raros os casos.

Fotossensibilidade

Você vai notar rapidamente que algo não está normal. Por toda a superfície da sua pele aparecem erupções cutâneas vermelhas que geram uma coceira aguda. A fotossensibilidade se manifesta a partir da exposição aos raios solares com a combinação de outro composto. Podem ser medicamentos, alimentos ou cosméticos. A cor da sua pele pode mudar e você vai ter de perceber o que provocou isso rapidamente. Ajuda evitar o sol, mas você deveria descobrir o outro composto.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas de alergia ao calor, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
roger
tenho alergia ao calor e ao suor ,mas nao melhoro de jeito nenhum ,o medicamento que estou tomando e a hidroxizina e nao adianta nada ,me da coceira nos braços,maos,e pes ,sob um calor no corpo e nas costas que me obrigo a tomar banho gelado ou ficar na frente do ventilador .tenho medo ate de dormir .com medo de acordar a noite me coçando todo
1 de 3
Quais os sintomas de alergia ao calor