Alergia ao chocolate

Quais os sintomas da alergia ao chocolate

Quais os sintomas da alergia ao chocolate

A alergia ao chocolate é pouco frequente mas muitas pessoas têm reações alérgicas ou sensibilidade a outros ingredientes e aditivos alimentares incluídos no chocolate; várias destas substâncias estão entre os alérgenos alimentares mais comuns. Os sintomas de que é alérgico ao chocolate podem aparecer logo depois de comer ou várias horas após a sua ingestão, mas para que tenha uma ideia e saiba identificar isso, no seguinte artigo de umComo explicamos quais os sintomas da alergia ao chocolate mais comuns.

Também lhe pode interessar: Como saber se tem alergia ao ovo

Índice

  1. Ingredientes adicionais
  2. Sintomas gerais da alergia ao chocolate
  3. Os sintomas respiratórios
  4. Considerações a ter em conta
  5. Conceitos errôneos

Ingredientes adicionais

Grande parte dos chocolates vendidos no mundo incluem vários ingredientes adicionais, como xarope de milho, glúten, leite de nozes e soja, junto com corantes e sabores artificiais. Isso quer dizer que a pessoa não tem que ser necessariamente alérgica ao chocolate, mas pode ter alergia ou intolerância a algum destes componentes específicos. Neste artigo poderá descobrir qual é a diferença entre alergia e intolerância.

Sintomas gerais da alergia ao chocolate

As pessoas com alergia ao chocolate quando ingerem este doce podem ter alguns sintomas como dores de cabeça, ardor estomacal, aparecimento de erupções ou urticária na pele e coceira.

Perante a presença de algum destes sintomas após comer chocolate será fundamental que consulte o seu médico com urgência, sendo necessário que, posteriormente, se submeta a exames que confirmem ou descartem a alergia a este ingrediente.

Quais os sintomas da alergia ao chocolate - Sintomas gerais da alergia ao chocolate

Os sintomas respiratórios

Os sintomas a nível respiratório podem ser: tosse, secreção nasal, espirros, respiração com assobio, além de olhos lacrimejantes.

Os ataques ou crises de asma podem ocorrer como uma reação alérgica em pessoas que já têm este problema respiratório.

Quais os sintomas da alergia ao chocolate - Os sintomas respiratórios

Considerações a ter em conta

O chocolate de baixa qualidade, ou seja, de marcas mais comerciais e conhecidas, no geral têm mais aditivos artificiais.

Pelo contrário, o chocolate de melhor qualidade só contém manteiga de cacau e licor de cacau, açúcar e, às vezes, baunilha.

Conceitos errôneos

Algumas pessoas acham que são alérgicos ao chocolate quando na realidade têm uma sensibilidade, e não uma alergia, a certos produtos químicos no chocolate. Pode ser, por exemplo, à cafeína e feniletilamina, substâncias que podem causar dor de cabeça e mudanças de humor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da alergia ao chocolate, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Gustavo Souza
As vezes quando como algum chocolate ou mel, poucos segundos depois tenho falta de ar, garganta ardendo e olhos lacrimejando, mas logo passa e não volta acontecer se eu comer mais
Manuel Martins da Balinha
Eu não tinha alergia a chocolate ou outros produtos, Mas de repente , Agora quando como chocolate e logo de repente me da diarreia , E a unica alergia que sinto
Jacky
Minha filha de 4 anos quando come chocolate não apresenta nenhuma reação alergica, mas se ingere o achocolatado no leite fica toda cheia de urticária, no corpo todo, ataca a asma, coça muito.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Jacky. O ideal é que procurar um alergista para fazer o teste e confirmar.
maria divina
Meu filho tem 14 anos e de uns 2 anos pra cá quando come chocolate tem muita coceira .chega a ferir a pele tanto coçar.
1 de 3
Quais os sintomas da alergia ao chocolate