PARTILHAR

Como saber se tem alergia ao ovo

Como saber se tem alergia ao ovo

Depois do leite, o ovo é o alimento que mais causa alergia em pessoas no Brasil. Por isso, como saber se tem alergia ao ovo é fundamental para evitar as reações alérgicas causadas pelo problema, inclusive, em crianças, uma vez que o quadro é mais comum de identificar ainda na infância. Além disso, é necessário saber o que fazer no caso de ser alérgico ao alimento. Confira todas essas informações com o que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho alergia ao glúten
Passos a seguir:
1

A alergia ao ovo é mais comum em crianças, porém, também é normal que até aos sete anos de idade o problema desapareça. Quando isso não ocorre, entretanto, é preciso evitar o alimento e assim o tratamento consiste em eliminar o ovo do cardápio. Já para saber se tem alergia ao ovo é preciso identificar quais são os seus sintomas. Entre eles, os mais frequentes são erupções na pele (urticária) com vermelhidão, que podem aparecer em placas e com inchaço. Outro sinal típico são garganta e língua inchadas, além de ardência na boca.

Como saber se tem alergia ao ovo - Passo 1
2

A dificuldade para respirar é mais um sintoma da alergia, quando a respiração se torna rápida e curta, podendo haver ainda tosse. Cólica, náusea, vômito e diarreia são outros indícios, bem como os olhos irritados e lacrimejantes. É possível ainda que a pessoa alérgica ao ovo fique com a pressão baixa e tenha cansaço excessivo. Nem sempre é fácil identificar a alergia em um primeiro momento, uma vez que esses indicativos podem aparecer depois de apenas 30 minutos do consumo do alimento ou demorar até quatro horas para aparecer.

3

Ao desconfiar do problema, entretanto, é urgente levar a criança ao médico, onde o especialista vai realizar o teste da provocação oral. Esse exame consiste em dar o alimento ao paciente e observar o surgimento dos sintomas. Porém, esse procedimento só deve ser feito por um médico competente, uma vez que existem riscos para a saúde, inclusive, de uma forte reação alérgica que leve à asfixia. Outras formas de diagnosticar são com o teste cutâneo ou com o teste sorológico.

4

Quando é comprovada a alergia, o paciente deve excluir o alimento da sua dieta, inclusive, as comidas que o possuem, como pães, tortas, bolos, biscoitos, empanados, cremes, pudins, sorvetes, maionese, panquecas e waffles. No entanto, nem sempre esses alimentos possuem ovos e por isso é importante ler o rótulo da embalagem e conferir a lista de ingredientes. Além disso, ingredientes como emulsionante, coagulante e binder podem significar a presença de ovos, bem como albumina. Mas é possível preparar em casa essas mesmas receitas sem ovos, nestes artigos poderá aprender a fazer crepes sem ovo e a substituir o ovo nos bolos.

Como saber se tem alergia ao ovo - Passo 4
5

Para prevenir a alergia ao ovo em crianças a dica é dar o alimento inteiro a ela apenas depois que fizer um ano de idade. Enquanto isso, a gema do ovo cozida pode ser oferecida ao bebê ao completar nove meses. Da primeira vez, é indicado dar apenas um quarto da gema, depois de 15 dias, meia gema e, após mais uma quinzena, a gema inteira. Nesse período é preciso observar se ocorre algum sintoma. Quem possui alergia ao ovo, na verdade, é alérgico às substâncias presentes na proteína do alimento, como ovoalbumina, ovomucóide, lisozima e conalbumina, que estão principalmente na clara do ovo.

6

Aproveite e aprenda também a identificar outras alergias que podemos ter a alimentos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tem alergia ao ovo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
josevania
como descobri se tenho alergia a ovo.
Juscilene Ferreira de Lima
Como saber se sou alérgica a ovo! Tomei a vacina da dengue e fiquei com a pele toda empolada e vermelha e coçando.....Agora estou com medo de tomar a da febre amarela é causar uma complicação pior Mim oriente o que fazer por favor


Como saber se tem alergia ao ovo
1 de 3
Como saber se tem alergia ao ovo

Voltar ao topo da página ↑