PARTILHAR

Como tratar alergia a absorvente

Carla Fernandes
Por Carla Fernandes. Atualizado: 7 fevereiro 2019
Como tratar alergia a absorvente

A irritação vaginal é, em muitos casos causada pelo absorvente, seja os internos como os externos. Ela é chamada de alergia ao absorvente e é mais comum do que você imagina, é bastante incomoda e existem várias formas de tratamento. Por isso, vale a pena conferir este artigo de umComo para ficar sabendo como tratar alergia a absorvente.

Também lhe pode interessar: Como tratar alergia a cera quente

Causas e sintomas da alergia a absorvente

Os absorventes são a solução mais comum para a menstruação e muitas das mulheres sofrem de alergia a estes produtos de higiene íntima. A alergia a absorventes também chamada de dermatite de contacto é visível no uso do primeiro absorvente e, pode durar por alguns dias até ao final da menstruação.

A irritação nas zonas genitais pode originar um aumento da temperatura e umidade do local que leva à alteração do pH da flora vaginal. Mas a principal causa é o uso de absorventes com cheiro ou dos componente do mesmo que levam a uma lesão na superfície da vagina como os algodões, as películas plásticas e outros componente de absorção. Uma pequena parte das mulheres adquirem este problema por origem alérgica, as pessoas que são hipersensíveis ou têm dermatite atópica.

Os principais sintomas da alergia a absorventes são a vermelhidão e irritação na zona genital e o ardor na vagina.

Tratamento para alergia a absorvente

Logo que verificar os sintomas de alergia a absorvente, procure substituir o modelo do absorvente, eliminando de primeira instância os com fragrância, com cor ou os super secos que são mais plastificados. Dê preferências aos categorizados por suaves. Experimente também os hipoalergênicos constituídos com algodão orgânico. A troca do absorvente com uma maior frequência permite uma maior higienização da zona. Outra opção é adquirir ou fazer um absorvente reutilizável de pano.

Mantenha a região genital sempre limpa e seca para que a irritação não se expanda.

Lave as suas calcinhas com um sabão neutro, se você preferir use o sabão em pó. Não utilize amaciador e passe a ferro antes de as usar.

Evite usar calças demasiado justas ou apertadas.

Se preferir use um coletor ou copo menstrual, um copo feito de silicone hipoalérgico que se ajusta e se usa na parte interna. Os principais benefícios do coletor é que fica mais barato do que os absorventes e é mais duradouro, podendo ser usado de 5 a 10 anos.

Em casos mais complexos os tratamentos são feitos com antialérgicos pela via oral ou cremes compostos por corticoides.

Como tratar alergia a absorvente - Tratamento para alergia a absorvente

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar alergia a absorvente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elaine Fernandes Batista
Não aguento mais essa alergia estou usando a pomada Aciclovi mais não esta adiantando.Sera q tem outra.
Como tratar alergia a absorvente
1 de 2
Como tratar alergia a absorvente

Voltar ao topo da página ↑