Partilhar

Remédio caseiro para alergia na pele

 
Por Paula Cassandra. Atualizado: 6 agosto 2018
Remédio caseiro para alergia na pele

Muitas alergias na pele devem ser tratadas por um médico, no entanto, paralelo a isso podem ser usadas receitas caseiras para amenizar os sintomas do problema. Embora seja importante conversar com o especialista sobre os tratamentos alternativos, o umComo.com.br vai dar algumas dicas de remédio caseiro para alergia na pele. Veja quais são as opções.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a alergia
Passos a seguir:
1

Muitas vezes coceira, vermelhidão e outros sintomas são amenizados com receitas simples, as quais contam com ingredientes naturais. Mesmo usando um remédio caseiro para alergia na pele, entretanto, é importante buscar um médico, já que o problema pode estar associado a outras doenças. De qualquer forma, não custa nada fortalecer o tratamento com dicas saudáveis como com um suco de agrião, melão e pepino.

Remédio caseiro para alergia na pele - Passo 1
2

Esses vegetais são fontes de ferro e zinco, além de bioflavonóides e betacaroteno, os quais têm a função de proteger a pele. Além de agir sobre a coceira, reduzindo-a, esse suco consegue ajudar a cicatrizar as feridas que são comuns de se formarem quando a pele é coçada. Para fazer esse remédio caseiro, basta 250 g de melão, 50 g de pepino e 20 g de agrião. Depois de lavar bem os vegetais, eles devem ser colocados no liquidificador e batidos até que se forme uma pasta, a qual deve ser aplicada no local onde coça.

3

A mistura deve permanecer na pele por 15 minutos e, no final, basta lavar bem a região com sabonete neutro e secar. Os chás também são grandes aliados no tratamento das alergias na pele, sendo que eles podem ser bebidos, como é o caso das infusões de camomila, feitas de preferência com as suas flores e não usando os saquinhos. Mesmo quando a pessoa não está com a alergia ela pode beber o chá para prevenir novas crises. Além disso, a camomila é ótima para combater a indigestão e a insônia.

Remédio caseiro para alergia na pele - Passo 3
4

O chá de camomila pode, inclusive, ser aplicado na pele, onde existe a alergia, com um pedaço de algodão. Da mesma forma, o chá de cascas de pau de cajueiro seco é outra receita caseira para tratar alergias, sendo que ele pode ser bebido ou aplicado na pele. No entanto, por se tratar de uma casca, ela deve ser fervida na água, sendo que ao amornar pode ser usada. O chá de espinheira-santa é outra dica, porém, o indicado é que apenas seja bebido, sem passá-lo na pele.

5

É possível ainda tratar as alergias com uma pasta de alho, cebola e azeite de oliva. Todos esses ingredientes devem ser batidos no liquidificador até que se forme uma pasta homogênea. Depois basta aplicar na pele e deixar agindo por alguns minutos, ao final deve lavar bem com água. Pode-se ainda fazer uma pomada caseira com cera de abelha e alguns óleos de ervas medicinais. Para tanto, é preciso 8 g de cera de abelhas, 12 gotas de óleo essencial de mirra e outras 12 gotas de lavanda, 2 colheres de chá de óleo de erva-são-joão e mais quatro gotas de cada um dos seguintes óleos essenciais: melaleuca, equinácea, calêndula e centelha asiática.

6

Para fazer, é preciso esquentar os óleos de calêndula e de erva-são-joão mais a cera de abelha em banho maria. Quando esfriar, basta acrescentar os demais ingredientes e mexer bem. A mistura pode ser armazenada por até três meses, em um pote de vidro esterilizado com tampa. Essa pomada caseira serve ainda para tratar picadas de insetos, hematomas e feridas, funcionando como um item de primeiros socorros, já que tem a função de cicatrização e amenizar irritações na pele.

Dica: Confira também os melhores remédios caseiros para erupções cutâneas nesse artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para alergia na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para alergia na pele

O que lhe pareceu o artigo?

Remédio caseiro para alergia na pele
1 de 3
Remédio caseiro para alergia na pele

Voltar ao topo da página