Partilhar

Como curar uma picada de aranha

Por Sara Viega. Atualizado: 24 outubro 2017
Como curar uma picada de aranha
Imagem: vivirsalud.imujer.com

As aranhas muitas vezes são sinônimo de veneno e não é de surpreender que sejam um dos animais mais temidos pelas pessoas. No entanto, apesar da picada de aranha frequentemente provocar coceira e dor, não são consideradas uma das mais graves por sua facilidade de tratamento. Existem mais de 42 mil espécies de aranhas, mas só algumas são realmente perigosas. Descubra neste artigo de umComo como curar uma picada de aranha.

Também lhe pode interessar: Picada de peixe-aranha, o que fazer?
Passos a seguir:
1

Como ocorre com qualquer picada, a primeira coisa a ser feita é desinfetar a área. Lave a picada com sabão e água em abundância para evitar que os germes e as bactérias penetrarem na pele e, se for o caso, remova um pouco do veneno.

2

Para aliviar a dor da picada de aranha, pegue imediatamente uma toalha molhada e encha-a de vinagre. O vinagre diminuirá a sensação de ardor e acalmará a dor e a coceira causada pela picada de aranha. Se a pessoa afetada não tiver gripe ou catapora, recomenda-se tomar uma aspirina para aliviar os sintomas.

3

É recomendável que após desinfetar a área e aliviar a dor com vinagre, seja aplicado algum produto para picadas de insetos. Estes podem ser obtidos na farmácia ou lojas de produtos naturais. Em geral, o mais recomendado é o extrato de hamamélis por sua propriedade adstringente.

4

Para diminuir o inchaço provocado pela picada de aranha, o melhor é colocar sobre a ferida algumas pedras de gelo, compressa frio ou vegetais congelados. Isto ajudará a desinflamar a ferida, bem como diminuirá a queimação.

5

É recomendável, se tiver a oportunidade, capturar a aranha que fez a picada. Reter o animal permitirá identificar sua espécie e, caso seja venenosa, mostrar a algum especialista da saúde para que prescreva o tratamento necessário.

6

Se após uma picada de aranha, a ferida supurar, ocorrerem inchaço nos genitais, olhos, lábios, espasmos musculares, dor abdominal, vômitos, manchas azuis na ferida, febre ou dificuldade para respirar, é provável que se trate de uma picada de aranha venenosa. Chame imediatamente a emergência ou dirija-se com a aranha ao hospital mais próximo.

Veja também: Como identificar uma arnha armadeira

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma picada de aranha, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como curar uma picada de aranha

O que lhe pareceu o artigo?

Como curar uma picada de aranha
Imagem: vivirsalud.imujer.com
Como curar uma picada de aranha

Voltar ao topo da página