Mordidas de animais

Picada de peixe-aranha, o que fazer?

 
Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. 30 outubro 2017
Picada de peixe-aranha, o que fazer?

O peixe-aranha é um bicho traiçoeiro, que habita os areais da região do atlântico norte, especialmente a costa ibérica e o norte da África. O peixe-aranha se aloca debaixo da areia da praia e pica com seu esporão aquele que pisa sobre ele. A sua picada é muito dolorosa e é comumente descrita como a sensação de que ao invés de sangue, parece que agulhas correm pela sua veia. Esse peixe, que costuma picar no pé, é um problema para todos os banhistas que costumam frequentar praias no verão, especialmente aqueles que frequentam as praias no Algarve. No entanto, existem maneiras de reduzir dor e também de reduzir os sintomas da picada de peixe aranha. Nesse artigo iremos responder à pergunta "Picada de peixe aranha, o que fazer?", dando dicas sobre tratamento e prevenção das picadas de peixe aranha. Continue lendo para saber mais e para se cuidar no verão português.

Também lhe pode interessar: Como atuar perante uma picada de medusa

Índice

  1. Picada de peixe-aranha - sintomas
  2. Picada de peixe aranha - tratamento
  3. Spray para picada de peixe aranha

Picada de peixe-aranha - sintomas

Logo após ser picado pelo peixe-aranha, a primeira reação é a de lidar com um pouco descaso com a ferida, afinal ela não dói muito e simplesmente é uma pontada - geralmente ela se dá na ponta do pé - e acaba não incomodando muito. Comumente as pessoas são picadas e sequer percebem, e posteriormente, quando estão tomando banho de mar ou quando saem da água para tomar sol, começam a sentir uma dor muito forte na região em que foram picadas se espalhando por todo o resto do corpo.

Depois, a sensação vai se alastrando caso não seja chamado o nadador salvador, que tomará as medidas mais drásticas para a retirada do veneno e diminuição da dor. Em certas pessoas que não recebem um tratamento mais adequado para a picada, a dor pode acabar se alastrando e permanecendo por alguns dias, junto de febre e delírios. No entanto, esses são quadros mais raros, em que as pessoas simplesmente não recebem assistência médica. É preciso ficar atento ao chão para que não acabe pisando em um peixe-aranha sem querer em seus veraneios. Por isso, alguns nadadores salva-vidas costumam recomendar sandálias e sapatinhos para evitar picadas - mas mesmo assim sabemos que não é nada bom andar com calçados na praia - e consequentemente esse é o melhor método de prevenção contra as picadas de peixe aranha.

Sugestão: Confira também o que fazer se uma vespa me picar!

Picada de peixe aranha - tratamento

O tratamento para a picada de peixe aranha é doloroso mas bastante simples. Primeiramente, se identificada a picada de peixe aranha, é importante chamar o nadador salvador como primeira medida. Posteriormente, ele irá começar a tentar retirar o veneno da região da picada. A dor acontecerá da mesma maneira, mas com menos veneno em curso a dor é menor. A retirada do veneno ocorre através da utilização de bolsas de água quente, preferencialmente morna. Conjuntamente com essas compressas quentes, uma massagem pode ser feita por quem está auxiliando no salvamento, buscando o expelimento do veneno.

Conforme as horas irão passando, a sensação de agulhas nas veias vai se reduzindo e a dor vai passando. Geralmente alguns analgésicos simples são ministrados ao longo do tempo. Não recomendamos a ingestão de vasoconstritores, pois essa medicação irá apenas prorrogar a dor, mantendo o veneno localizado. Após algumas horas - quando o efeito passar -, a dor voltaria muito mais forte. Uma das principais substâncias vasoconstritoras é o famoso spray para picada de peixe aranha, do qual falaremos no próximo sub-tópico.

E se ao invés do peixe aranha, uma aranha te picar? Leia também o nosso artigo O que fazer se uma aranha me picar.

Spray para picada de peixe aranha

Muitas pessoas acreditam que o spray para picada de peixe aranha é uma boa medida de segurança quando falamos de atendimento e tratamento de picada de peixe aranha. No entanto, atentamos para o fato de que o veneno de peixe aranha não é retirado pelo spray. A substância principal, o Cloreto de Etilo, utilizado nesse spray, é um vasoconstritor. Esse vaso constritor - o spray milagroso - corta em alguns minutos o efeito da dor, mas após o seu efeito passar, a dor volta e o veneno volta a circular. Isso acontece porque ele reduz a circulação de sangue na região. Quando o sangue volta a circular, o veneno também circula. Portanto, fuja do spray para picada de peixe aranha.

No mar também é bom ficar atento às medusas, portanto, leia nosso artigo Como atuar perante uma picada de medusa!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Picada de peixe-aranha, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Picada de peixe-aranha, o que fazer?