PARTILHAR

Como tratar picada de marimbondo

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 12 novembro 2018
Como tratar picada de marimbondo

Você acabou de ser picado por um marimbondo - e agora? O marimbondo é vulgarmente designado de vespa, e costuma criar os seus ninhos em espaços como uma casa, nos galhos das árvores, etc. por isso é comum encontrá-los em lugares com bastante mata e não em grandes cidades. Assim como a maioria dos insetos que picam, marimbondos não costumam atacar gratuitamente e sim para se defender quando se sentem ameaçados, porém, por vezes acabamos não reparando a proximidade que estamos do inseto e somos picados. Se você foi picado por um marimbondo e quer saber como tratar da picada, a solução para esse problema está neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Remédio para a picada de vespa

Picada de marimbondo: sintomas

Apesar de o marimbondo ser um inseto distinto, há poucas diferenças nos sintomas entre uma picada de abelha ou marimbondo, sendo a principal delas o fato de que os marimbondos não costumam deixar o ferrão no local da picada, portanto, se a picada não tem nada, é muito provável que seja uma picada de marimbondo amarelo, por ser o tipo mais comum do inseto, ainda que por vezes ele acabe ficando no local da picada. Se você consegue visualizar o ferrão em sua picada e desconfia que talvez tenha sido picado por outro inseto, veja aqui como tratar uma picada de abelha.

Os principais sintomas de picada de marimbondo no local da picada são:

  • Dor intensa;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Acúmulo de líquido.

Além dos sintomas no local, é possível que a pessoa picada sinta outros sintomas físicos que são:

  • Mal estar;
  • Ansiedade;
  • Coceira;
  • Suor intenso;
  • Náusea;
  • Dificuldade para respirar (broncoespasmo);
  • Pressão baixa;
  • Perda de consciência.
Como tratar picada de marimbondo - Picada de marimbondo: sintomas

Alergia à picada de marimbondo

Quando a pessoa chega ao ponto de até mesmo perder a consciência é muito provável que tenha alergia à picada de marimbondo, não são raros os casos de pessoas que têm reações alérgicas apicadas de insetos e, por não ser algo que ocorre com frequência, acabam descobrindo a alergia apenas quando já é tarde demais. Quanto mais picadas, maior o risco de complicações, e uma reação alérgica forte pode evoluir para um choque anafilático.

Alguns dos sintomas que indicam um caso mais sério de picada de marimbondo são a falta de ar e os olhos inchados, além de pele e lábios com tom azulado.

Fique atento: a pessoa picada pode ou não ter alergia ao veneno do marimbondo, mas em nesses casos extremos convém não arriscar utilizando procedimentos caseiros. Por ser uma situação séria, caso alguém próximo a você tenha sido picado e esteja de fato muito mal fisicamente, procure urgentemente atendimento médico pois choque anafilático pode até mesmo ser fatal e alergias de tal gravidade evoluem muito rapidamente, ou seja, não há tempo para pensar no que fazer, o certo é correr para o posto de saúde ou hospital mais próximo.

Picada de marimbondo, o que fazer?

A primeira coisa a fazer é verificar se o bicho continua agarrado à pele, se assim for retire-o o mais rápido possível para que ele não consiga injetar mais veneno, o ideal é que se realize esse processo usando uma luva ou pano para evitar contato direto com o inseto e para que se possa imediatamente matá-lo, evitando novas picadas. Após a retirada do bicho, vá para um lugar seguro, afinal, marimbondos vivem em ninhos e não sozinhos, assim como abelhas, o que significa que provavelmente muitos outros marimbondos se encontram próximos a você.

Como tratar uma picada de marimbondo

Assim que estiver em um local seguro, siga os seguintes passos:

  1. Evite tocar ou coçar a região da picada;
  2. Lave bem as mãos;
  3. Lave a zona da picada com água e sabão neutro para evitar infecção;
  4. Aplique uma compressa com água fria sobre a picada para diminuir o inchaço;
  5. Se sentir necessidade, tome um antialérgico por via oral ou, se tiver, passe na ferida uma pomada antialérgica;
  6. Faça um curativo com gaze para que a ferida não entre em contato com bactérias externas mas que também não sufoque a pele.

Se a região estiver muito inchada, o que é bom para tirar o inchaço da picada de marimbondo é a aplicação de compressas geladas no local ferido.

É muito comum que marimbondos também ataquem nossos bichinhos de estimação, que não têm noção do perigo que correm ao se meterem com insetos do tipo. Se seu cachorro foi picado, veja aqui como tratar picada de marimbondo em cachorro.

Como tratar picada de marimbondo - Picada de marimbondo, o que fazer?

Dicas para tratar de picada de marimbondo

Uma ferroada de marimbondo pode causar dores muito grandes, existem alguns cuidados que são fundamentais:

  • Nunca esprema a picada caso o ferrão ainda esteja na pele, isso pode fazer com que o veneno se espalhe, o ideal é puxar o ferrão com a ponta das unhas ou com um pinça;
  • O ferrão de marimbondo contém veneno. Retire o ferrão o quanto antes, pois quanto mais tempo ele ficar em sua pele, mais veneno liberará em sua corrente sanguínea;
  • Lave a região com água fria e corrente, a água quente pode piorar a vermelhidão e o inchaço da pele;
  • Caso esteja com muita dor, tome um analgésico;
  • Após toda a tensão causada pela picada, tente localizar o ninho de marimbondo e contrate um serviço de dedetização profissional para acabar com ele, por vezes queremos resolver as coisas sozinhos de forma mais barata e, nesses casos, a situação pode se virar contra você. Não se arrisque.

Picada de marimbondo na boca

A picada de marimbondo na boca pode ser especialmente dolorosa, isso porque os lábios são uma região muito sensível do corpo. O que é bom para desinchar picada de marimbondo nesses casos é aplicar compressas frias nos lábios e tomar anti-histamínicos (para coceira), analgésicos (para dor) ou aplicar uma pomada para picada de marimbondo (em geral, elas contém corticoide).

Picada de marimbondo no olho

A picada de marimbondo no olho é particularmente perigosa, pois pode causar sérios edemas. De acordo com estudo publicado na Revista Médica de Minas Gerais[1], nesses casos deve-se procurar um oftalmologista imediatamente, pois muitas vezes é necessário uma intervenção cirúrgica para a retirada do ferrão e também um transplante de córnea.

Como tratar picada de marimbondo - Picada de marimbondo na boca
Imagem: buoyhealth.com

Remédios caseiros para a picada de marimbondo

Existem alguns remédios caseiros para aliviar os sintomas da picada do marimbondo, no entanto é de referir que deve sempre consultar o médico se não estiver certo/a de que é alérgico/a ou não ao veneno do inseto. Estudiosos da Universidade do Estado da Paraíba[2] recomendam emplastro com folha de pimenta na região afetada.

O que passar em picada de marimbondo?

Aqui ficam os procedimentos caseiros, sem comprovação científica, para a picada de marimbondo:

  • Água corrente passando na picada, ou utilizar um pano com gelo dentro e colocar para aliviar o inchaço;
  • Coloque saliva na picada, e em seguida um torrão de açúcar meio úmido;
  • Pode usar cebolas cortadas, ou suco de limão natural sobre a zona afetada;
  • Pode também umedecer um pedaço de algodão com cachaça e aplicar na picada.

Você pode conferir outras dicas em nosso artigo remédio para a picada de vespa.

Quanto tempo para desinchar a picada de marimbondo?

Não existe um prazo específico para o alívio do inchaço da picada de marimbondo já que vai depender da quantidade de picadas, da parte do corpo e da sensibilidade de cada pessoa. No entanto, em situações normais elas devem desaparecer dentro de algumas horas ou até 10 dias.

Em regra, se você seguir as orientações adequadas (aplicação de compressas frias e uso de medicamentos para reduzir o inchaço e a dor), a picada de marimbondo tende a desinchar em pouco tempo. Fique tranquilo! No entanto, se sentir algo estranho, procure um médico para receber orientações específicas sobre seu caso.

Picada de abelha: o que fazer para desinchar?

A picada de abelha e a ferroada de marimbondo tem muito em comum. Siga as orientações:

  1. Retire o ferrão com cuidado;
  2. Lave a região com água corrente e sabão neutro;
  3. Aplique gelo no local.

Em princípio, isso será suficiente para desinchar a picada de abelha. Você também pode aplicar pomadas corticoides no local para acelerar o processo - converse com seu farmacêutico de confiança e busque orientações.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar picada de marimbondo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. http://rmmg.org/artigo/detalhes/2064
  2. http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8236b

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Victoria
Fui picada na perna próximo ao joelho, deu uma bolha cinza, e está super avermelhado ao redor da bolha, tá doendo pra caralho, e eu tô me sentindo meio zonza será que tenho alergia? Nunca fui picada antes
Mateus
Eu levei uma picada na orelha e enchou muito e eu passei pomada e alcoon 70 mas o inseto não deichou o ferão mas eu fui para escola e meus colegas bateram na orelha e eu tambem coce oque eu faço?

Sigmas
siga as orientações do portal e procure uma assistencia médica mais próxima
jenifer
fui picada e o meu pulso esta muito inchado o que faço
Como tratar picada de marimbondo
Imagem: buoyhealth.com
1 de 4
Como tratar picada de marimbondo

Voltar ao topo da página ↑