Partilhar

Como tratar as picadas de borrachudos

Como tratar as picadas de borrachudos

O que passar em picada de borrachudo? Embora se assemelhem aos pernilongos, os borrachudos são mosquitos que popularmente são chamados assim. Eles pertencem aos insetos da família Simuliidae, sendo que são as fêmeas que costumam picar, pois elas precisam do sangue para gerir os seus ovos. Uma picada pode durar até cinco minutos e, por isso, o resultado, em geral, é feio. Para saber como tratar as picadas de borrachudos, confira este artigo do umCOMO.

Como saber se a picada é de borrachudo?

O mais comum é que os borrachudos, também chamados de mosca negra, ataquem os membros inferiores das pessoas, além da cabeça e do abdômen, sendo que eles são mais comuns no litoral em locais com água limpa e corrente, enquanto os pernilongos preferem água parada.

Sintomas da picada de borrachudo

Mesmo quem não é alérgico às picadas de mosquito pode ganhar uma grande irritação na pele, além de edemas e até mesmo vesículas (bolhas cheias de líquido). A picada do mosquito borrachudo é característica por um pontinho de sangue coagulado no centro e ao redor inflamado e até quente às vezes, enquanto a picada do perilongo lembram mais uma bolha.

Ao contrário de outros mosquitos, os borrachudos possuem corpo curvado, cor escura, patas curtas e fortes.

Como tratar as picadas de borrachudos - Como saber se a picada é de borrachudo?

Picada de borrachudo, o que fazer?

Não coce! Por mais tentador e impossível pareça, quanto mais você coçar, maiores as chaces de transformar a picada em uma ferida e, consequentemente, aumenta o risco de infecções. Utilize algum dos conselhos deste artigo para aliviar a coceira.

Picada de borrachudo dura quanto tempo?

Quando não há reações alérgicas, o natural é que a picada de borrachudo desapareça em até 2 dias, mas durante esse tempo é recomendável evitar a coceira, como comentado. Para isso, existem medidas caseiras que podem aliciar o incômodo.

Pomada para picada de borrachudo, qual usar?

A automedicação nunca é recomendada, até mesmo com pomadas. No caso das picadas de borrachudos sem reação alérgica, o ideal é apenas manter a região bem hidratada. Isso ajuda a diminuir a coceira e ajuda a pele a se recuperar mais rápido. Um creme hidratante neutro pode ajudar, assim como vaselina e pomadas cicatrizantes como Minâncora, Hipogloss, Bepantol e outras do gênero.

Também é importante manter o local da picada bem limpo para evitar infecções. Especialistas afirmam que em poucos dias os sintomas da picada desaparecem. O problema é quando a pessoa é alérgica e os sinais demoram a ir embora, além disso, o local pode ficar bastante inchado. Nesses casos, o mais indicado é buscar ajuda médica, sendo que existem remédios e pomadas que podem ajudar no tratamento de casos mais sérios, mas todos eles devem ser prescritos unicamente por um especialista.

Tratamentos caseiros para picada de borrachudo

  • Já para tratar as picadas de borrachudos existem algumas dicas caseiras, como a cebola, que deve ser cortada ao meio e passada no local do ataque;
  • O mesmo pode ser feito com o limão, mas nesse caso, antes de pegar sol lave bem a pele porque a fruta pode deixar manchas. Tanto um como o outro são eficientes para evitar que o local da ferroada inche.
  • Outra dica é aplicar compressas geladas no local da picada, o que pode ser feito com gelo ou água gelada. Dessa forma, a coceira que é comum sentir após a ferroada diminui, evitando que você coce a pele e inflame a picada.
  • Também existem as dicas caseiras que são usadas em todos os tipos de picadas, independente do mosquito que a causou. Como é o caso da casca de banana, sendo que a parte de dentro deve ser esfregada no local.
  • Outra dica é usar o óleo de manjericão, para tanto, é necessário esmagar algumas folhas até que saia um líquido verde, o qual deve ser passado sobre a picada. Isso vai ajudar em especial a reduzir a coceira.
  • Mel também pode ajudar, já que possui propriedades bactericidas e anti-inflamatórias, sendo que o indicado é colocar um pouco na região da picada.
  • Leite e água é outra combinação que pode ajudar no tratamento de picadas de borrachudos, assim, quem não possui alergia ao leite pode usar ambos os ingredientes que devem estar gelados para aplicar no local da ferroada. Para fazer a mistura é preciso a mesma quantidade de cada um deles, sendo possível usar um pedaço de algodão para ajudar na aplicação.
  • Veja outras receitas de remédios para picada de borrachudo no artigo sobre repelente caseiro para borrachudos!
Como tratar as picadas de borrachudos - Tratamentos caseiros para picada de borrachudo

Alergia a picada de borrachudo

A alergia aos mosquitos borrachudos é mais comum em crianças mas também pode aparecer em adultos. A picada de borrachudo inflamada exageradamente costuma ser o principal sintoma e geralmente é resolvida com um antialérgico prescrito por médico.

Picadas de borrachudo podem ser perigosas?

Por não ser um inseto venenoso, nem transmitir dengue ou zika vírus, a picada de borrachudo quase nunca é grave. Mesmo assim, existem exceções para reações alérgicas graves ou algumas doenças não tão comuns que o borrachudo pode transmitir, como oncocercose e Febre do Oropouche, cujos sintomas se confundem um pouco os da dengue. Para todas as informações, sugerimos a leitura do artigo 'Borrachudos transmitem doenças? - Sintomas e reações'.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as picadas de borrachudos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como tratar as picadas de borrachudos

1 comentário
A sua avaliação:
zaria
só deus na causa para cuidar das picadas de mosquito borrachudo coceira maldita

Como tratar as picadas de borrachudos
1 de 3
Como tratar as picadas de borrachudos

Voltar ao topo da página