Partilhar

Borrachudos transmitem doenças? - Sintomas e reações

 
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 9 maio 2018
Borrachudos transmitem doenças? - Sintomas e reações

Sim. Além de poder gerar reações de inchaço forte, a picada do borrachudo pode sim transmitir doenças como oropouche e onocercose, as mais conhecidas. A picada pode ser sentida na hora mas o sentimento mais incômodo são o inchaço e a coceira forte que aparecem depois. Os mosquitos conhecidos como borrachudos, ou 'mosca da fruta', podem ser de diferentes espécies sendo que no Brasil os mais conhecidos sao Culicoides paraensis e Simulideos. Eles costumam aparecer principalmente no verão e em zonas litorâneas ou de muita mata. Além de explicar como os borrachudos transmitem doenças, o umCOMO também vai falar sobre os sintomas e como se prevenir.

Também lhe pode interessar: Como tratar as picadas de borrachudos

Picada de borrachudo é perigosa?

Nem sempre a picada de borrachudo tem complicações ou transmite doenças, mas dependendo da situação ela pode sim desencadear reações e passar doenças. A começar pela reação mais comum às picadas desse tipo de mosquito: coceira e inchaço. Algumas pessoas são mais sensíveis à picada do borrachudo e podem ter una reação inflamatória mais exagerada do que outras.

Em alguns casos o inchaço pode ser tão grande que impossibilita calçar calçados, por exemplo. Ou a coceira que fica tão insuportável de maneira que algumas pessoas acabam se machucando e se arranhando de tanto se coçar, sobretudo as crianças.

Neste caso, o mais importante é observar o grau da reação. Se for muito incômoda ou não passar, pode ser sinal de alergia. O natural é que os sintomas sumam em dois dias, mas se qualquer um dos sintomas forem muito insuportáveis, é o caso de procurar um médico.

Mosquito borrachudo tem veneno?

Apesar das reações alérgicas e das doenças transmissíveis, o mosquito borrachudo não é considerado venenoso. O que acontece é que algumas pessoas podem ter reações alérgicas às suas picadas e ele pode transmitir o parasita de doenças como oncocercose e oropouche para o ser humano. Ou seja, a picada de borrachudo é grave se ele carrega algum parasita ou se pessoa picada desenvolve alguma alergia.

Os principais perigos da picada de borrachudo são:

  • Reação alérgica com muito inchaço;
  • Coceira a ponto de se machucar;
  • Oncocercose;
  • Oropouche.

Oncocercose: ciclo e sintomas

A oncocercose, também conhecida como 'cegueira dos rios' é uma das doenças que pode ser transmitida pelos borrachudos Similium spp, embora 99% dos casos registrados, segundo a Organização Mundial da Saúde, tenham sido registrados na África e a transmissão seja muito mais provável em locais próximos a rios. A consequência mais conhecida da oncocercose é a cegueira, que inicialmente pode ser confundida com uma conjuntivite.

O ciclo da oncocercose acontece da seguinte maneira:

  1. O borrachudo pica um hospedeiro infectado e absorve microfilárias que se tornam infecciosas;
  2. O mosquito pica uma pessoa e transmite o parasita na circulação sanguínea do indivíduo;
  3. Os parasitas se desenvolvem na circulação do indivíduo e crescem até virarem larvas;
  4. As larvas se movem pelo corpo da pessoa formando nódulos ou caroços;

Sintomas de Oncocercose

Na maior parte do tempo os sintomas da oncocercose não são percebidos, uma vez que os vermes podem viver até por 15 anos dentro dos nódulos. Os sinais costumam aparecer geralmente quando os vermes morrem

  • Coceira intensa;
  • Pele áspera e enrugada;
  • Nódulos e caroços sob a pele;
  • Erupções cutâneas;
  • Olhos inflamados ou vermelhos;
  • Visão alterada ou cegueira completa.

O diagnóstico deve ser feito por médicos e o tratamento para oncocercose costuma ser feito por vermífugos específicos.

Borrachudos transmitem doenças? - Sintomas e reações - Oncocercose: ciclo e sintomas

Oropouche

Também chamada de Febre de Oropouche, essa é uma doença que também pode ser transmitida por borrachudos. Seu ciclo de transmissão é muito parecido com a dengue, febre amarela ou o Zika Vírus e a consequência mais grave é uma infecção no sistema nervoso central.

Apesar de ser mais comum em regiões amazônicas, a cada dia aumentam os casos de transmissão de oropouche em regiões mais povoadas e acredita-se que possam haver mais casos do que os oficialmente registrados já que o diagnóstico clínico é bem parecido com a dengue.

Sintomas de Oropouche

Os sintomas de oropouche, transmitido pelo borrachudo, podem ser tão graves que podem também ser interpretados como consequências, alguns deles podem ser confundidos com sintomas de dengue:

  • Dores nas articulações;
  • Dor de cabeça;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Febre alta;
  • Meningite.

Como evitar os mosquitos borrachudos

Não existem maneiras revolucionárias de se proteger dos borrachudos, mas já é sabido que algumas nunca falham:

  • Usar repelente principalmente nos pés e tornozelos, partes mais picadas pelos borrachudos, e reaplicar no máximo a cada 4 horas ou sempre depois de sair da água;
  • Vasos e velas de citronela;
  • Telas em janelas e mosquiteiras nas camas;
  • Repelente caseiro para borrachudo.

Tratamento para picada de borrachudo

As picadas de mosquitos borrachudos, quando não infectadas por parasitas, costumam desaparecer naturalmente em cerca de 2 dias. Podem ser usadas pomadas específicas para tratar picadas de borrachudos, mas elas também podem ser naturalmente tratadas com¨:

  • Compressas geladas para aliviar a coceira;
  • Cebola sobre a picada para evitar o inchaço da picada de borrachudo;
  • Casca de banana sobre o local da picada para reduzir o incômodo;
  • Óleo de manjericão para aliviar a coceira;
  • Mel como anti-inflamatório natural.

Veja também: Como identificar o inseto barbeiro - Doença de Chagas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Borrachudos transmitem doenças? - Sintomas e reações, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Borrachudos transmitem doenças? - Sintomas e reações

O que lhe pareceu o artigo?

Borrachudos transmitem doenças? - Sintomas e reações
1 de 2
Borrachudos transmitem doenças? - Sintomas e reações

Voltar ao topo da página