Remédios para os carrapatos

O que fazer se um carrapato me picar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 julho 2019
O que fazer se um carrapato me picar
Imagem: blogdefarmacia.com

O carrapato é um inseto chupador de sangue e transmissor de micróbios, germes e infecções. Caso um carrapato nos pique, devemos atuar com a maior rapidez possível para evitar a transmissão de doenças. Os sintomas mais comuns são: febre, inchaço da zona, coceira e dor de cabeça. Se não sabe o que fazer caso um carrapato pique você, em umComo explicamos-lhe.

Também lhe pode interessar: O que fazer se uma vespa me picar

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, se um carrapato picar você, deve embeber um algodão com álcool e limpar a zona que está ao redor do carrapato para desinfetar. Aplique o álcool durante uns cinco minutos antes de tratar, assim preparará a zona para o seguinte passo.

2

Com a ajuda de uma pinça, extraia o carrapato com cuidado. Deve conseguir que o carrapato não quebre e que não fique nem a boca nem nenhum outro pedaço do inseto dentro da pele. Não o tente fazer com os dedos para não se infectar. Use em qualquer caso pinça ou luvas.

3

Depois de retirá-lo, jogue-o no vaso sanitário do banheiro e logo depois, desinfete a zona afetada. Use de novo um algodão limpo embebido em álcool.

4

Após extrair o carrapato de sua pele, deverá então envolver gelo em um pano e pôr sobre a pele, mesmo na zona onde o carrapato o tenha picado. Com isto conseguirá diminuir o inchaço, a coceira e dor produzidos pela picada.

5

Se um carrapato picar você, o que nunca deve fazer é arranhar e coçar. Isso só provocaria um maior inchaço na zona e causar uma possível infecção. Existem anti-histamínicos para diminuir a coceira na pele e outros tipos de analgésicos para combater os efeitos da picada. Na farmácia, você poderá consultar qual é o mais adequado para cada caso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se um carrapato me picar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: blogdefarmacia.com
O que fazer se um carrapato me picar