Mordidas de animais

Como agir em caso de uma picada ou mordida

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como agir em caso de uma picada ou mordida

Ainda que as mordidas e picadas não costumem ser perigosas, devem ser examinadas por um médico para evitar um possível envenenamento ou infecção. As picadas e mordidas venenosas são relativamente pouco frequentes. Os diferentes tipos de venenos dos animais venenosos requerem um tratamento médico diferente, por isso, é importante identificar o animal responsável ou capturá-lo para a sua identificação por profissionais responsáveis. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como agir em caso de uma picada ou mordida.

Também lhe pode interessar: Como tratar picada de formiga-lava-pés
Passos a seguir:
1

Se a vítima foi picada por alguma aranha ou por algum animal, lave a ferida com água e sabão. Combata a possível hemorragia apertando uma compressa sobre a ferida até que pare de sangrar. A seguir, vede a ferida, e se for grave, a vítima deve receber assistência médica imediata.

2

Se suspeita que o animal que lhe mordeu é venenoso, procure assistência médica com urgência.

3

Se a picada deixou o ferrão na pele, o mesmo deve ser extraído raspando com delicadeza. Este sistema é preferível ao uso de pinças, pois as mesmas geralmente ocasionam uma injeção de veneno ainda maior.

4

Se a vítima recebeu uma picada na boca, dê a ela um cubinho de gelo para chupar e peça que faça bochechos com uma solução de bicarbonato de sódio.

5

Dissolva uma colher de bicarbonato de sódio em um copo de água. Esta medida ajudará a reduzir o inchaço. Solicite assistência médica de urgência.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir em caso de uma picada ou mordida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Em qualquer caso, seja por picada ou mordida, mantenha-se constantemente atento e procure um médico se a picada não diminuir de tamanho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como agir em caso de uma picada ou mordida