Alergia ao glúten

Como saber se um medicamento tem glúten

Como saber se um medicamento tem glúten

Os produtos farmacêuticos podem utilizar glúten, farinhas, amidos ou outros derivados para a preparação de seus excipientes. O amido é usado para lhe dar um determinado sabor ou consistência aos comprimidos, por este motivo antes de tomar um medicamento devemos olhar para sua composição para saber se tem ou não glúten. Recordamos que o glúten é uma proteína que contém as sementes de grande parte dos cereais como por exemplo o trigo, o centeio, a cevada ou a espelta (trigo vermelho), entre muitos outros. Existe uma parte da população que sofre de intolerância ao glúten ou seja, são celíacos mas também há pessoas com alergia a esta proteína. Veja de seguida em umComo como saber se um medicamento tem glúten.

Também lhe pode interessar: Como saber se tem alergia ao ovo

Passos a seguir:

1

Primeiro no momento da receita devemos perguntar ao médico se este medicamento tem ou não glúten, nesse caso o médico receitará um medicamento alternativo. Às vezes um produto genérico de um laboratório tem glúten e o mesmo medicamento de outro laboratório não.

2

O segundo passo é perguntar ao farmacêutico se o produto comprado tem glúten ou não, às vezes o farmacêutico não saberá, neste caso seguiremos os seguintes passos.

Como saber se um medicamento tem glúten - Passo 2
3

Ler os excipientes ou composição de um medicamento pode ser tão difícil como interpretar a caligrafia do médico... mas há alguns componentes que nos acendem a luz de alarme.

4

Estes são os produtos aos quais devemos ficar atentos e para a ingestão desse medicamento:

  • Amido pré-gelatinizado e/ou modificado.
  • Glicolato sódico de amido.
  • Dextratos.
  • Dextrinas.
  • Maltose.
  • Maltodextrina.
  • Corantes (alguns contêm malta de cevada).
  • Álcool de açúcar.
  • Glutamato monossódico.
  • Proteína vegetal hidrogenada, hidrolisada e/ou texturizada.
  • Siglas ou códigos que não sabemos a que se referem.

Estes componentes serão motivo de consulta se não se especifica a fonte natural de sua origem.

5

As empresas farmacêuticas que fabricam o medicamento são as melhores para assegurar se um produto tem glúten ou não, no caso de dúvida, entre em contato com elas e assim ficaremos mais tranquilos. Por exemplo empresas como a Bayer têm muito bom serviço de atenção ao usuário e lhe informarão se o seu medicamento tem glúten ou não.

Como saber se um medicamento tem glúten - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um medicamento tem glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Angélica
Eu também quero saber
lucimar boone schimidt
o remedio pantoprazol tem glutem
1 de 3
Como saber se um medicamento tem glúten