Partilhar
Partilhar em:

Alimentos ricos em vitamina K

Passo a Passo
Avaliação: 5 (2 votos)
9 vezes partilhado
 
Alimentos ricos em vitamina K
Fonte: pernaspraquetequero.com

A vitamina K possui grande importância para o organismo e, embora ele também a produza, é essencial consumir os alimentos que carregam o nutriente para garantir uma maior disponibilidade ao corpo. Para saber quais são os alimentos ricos em vitamina K o umComo.com.br reuniu os melhores exemplos e ensina a como consumi-los.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em vitamina D
Instruções:
1

A vitamina K é produzida pelas boas bactérias que habitam o intestino. Mesmo assim, recomenda-se a ingestão dos alimentos que possuam o nutriente, já que são diversas as suas funções. É essa a vitamina que permite a coagulação do sangue e previne as hemorragias, além de ter um papel fundamental no processo de cicatrização e na reposição dos nutrientes presentes nos ossos. Ela também está na lista de vitaminas que combatem doenças do coração e diferentes tipos de câncer. Para saber mais sobre as funções desta vitamina, consulte o nosso artigo para que serve a vitamina K.

Fonte: bemparana.com.br
2

Para não faltar o nutriente, recomenda-se incluir os alimentos ricos em vitamina K no cardápio diário, o que não é difícil, já que grande parte das opções são os vegetais de folhas escuras, que combinam com qualquer refeição. Assim, as opções com maior quantidade de vitamina K são espinafre, couve-flor, brócolis, acelga, cenoura, couve-de-bruxelas, aspargo, rúcula, repolho verde, manjericão, salsa e cebolinha (tempero verde), folha da couve e alface. O ovo cozido, grãos de soja, azeite de oliva e ameixas secas também são fontes importantes do nutriente.

3

Uma dica de prato rico em vitamina K é uma salada com alguns dos legumes e vegetais citados anteriormente, grãos de soja cozidos e um ovo cozido repartido em quatro pedaços, os quais podem ser temperados com um fio de azeite de oliva. Quem gosta de misturar sabores pode acrescentar pequenos pedaços de ameixas secas por cima. Além disso, quando os legumes crus são ingeridos a carga de nutrientes é ainda maior. Porém, mesmo ao serem cozidos continuam fornecendo a vitamina K, sendo melhor usar apenas o valor d’água para cozinhá-los e não fazer o processo diretamente na água. Para evitar a perda do nutriente, recomenda-se também não os picar demais, não cozinhá-los por muito tempo e deixá-los com a casca.

4

Embora seja difícil uma pessoa passar pela deficiência de vitamina K, é importante estar atento aos sintomas que indicam o problema. Entre eles, está a dificuldade em fazer um sangramento estancar, mesmo que seja um pequeno corte, ferida ou mesmo o sangue que sai do nariz. Quando o problema está no estômago, é possível perceber a presença de sangue nas fezes e na urina. Por outro lado, pacientes que façam uso de medicamentos anticoagulantes, os quais servem para evitar a formação de coágulos, podem sofrer da deficiência de vitamina K.

Fonte: roro44.net
5

Existem outros remédios que também diminuem os níveis da vitamina no organismo, sendo que alguns exemplos são a penicilina e a aspirina. Além disso, o excesso do nutriente pode ser maléfico o organismo. Mesmo que seja muito raro, embora os suplementos que contenham vitamina K possam causar o abuso, se o organismo receber o nutriente em demasia os principais sintomas são excesso de coagulação do sangue, o que pode levar a quadros de trombose.

6

Para além da vitamina K, existem outras vitaminas que são igualmente importantes para o nosso organismo, por isso não deixe de conferir também estes artigos:

7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

8

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em vitamina K, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em vitamina K

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos ricos em vitamina K
Fonte: pernaspraquetequero.com
Fonte: bemparana.com.br
Fonte: roro44.net
1 de 3
Alimentos ricos em vitamina K