Partilhar

Com quantos dias posso ter relação depois do parto cesárea?

Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 28 fevereiro 2018

A maternidade é algo lindo desde os primeiros preparos da mulher grávida para receber seu bebê até todo o cuidado que se tem após o parto, Apesar disso, não podemos esquecer que a gravidez é também um processo agressivo que altera o corpo da mulher de mil formas diferentes desde o início da gestação por meio de alterações hormonais, mudanças na estrutura óssea para comportar o bebê e instabilidades de humor. Além das mudanças agressivas durante a gravidez, a mulher também passa por isso durante o parto cesárea, já que esse tipo de parto é cirúrgico. Você teve ou terá um parto cesárea e quer saber com quantos dias pode ter relação depois do parto cesárea? A mulher deve aguardar, no mínimo, 40 dias - o tempo correspondente ao período do resguardo. Continue lendo esse artigo do umCOMO para saber mais sobre o tema!

Também lhe pode interessar: Como é realizado o parto cesárea?

O que é o parto cesárea?

O parto cesárea, também chamado de cesariana, é um tipo de parto cirúrgico no qual o obstetra faz uma abertura no útero da mulher por meio do abdômen com o objetivo de retirar o bebê de forma artificial. A cesárea é mais arriscada do que o parto normal por ser uma cirurgia e não um processo natural, entretanto, hoje em dia a maior parte das mulheres optam por uma cesariana por vantagens como a ausência de dor, já que nesse tipo de parto há a utilização de anestésicos. Outra vantagem é o tempo, já que partos naturais dependem da vontade da natureza e podem durar mais de 10 horas. Para mais detalhes, veja como é realizado o parto cesárea.

Sob o ponto de vista da saúde e da recuperação o parto cesárea não é recomendado, entretanto, existem casos específicos no qual a situação muda e a cesárea é quase necessária, os casos são:

  • Bebê em posição muito distante do ideal.
  • Gravidez de gêmeos ou trigêmeos.
  • Descolamento ou deslocamento de placenta. Nesse segundo caso muitas vezes a placenta fica na saída do útero, impedindo o parto.
  • Bebê com problemas de formação.
  • Pré-eclâmpsia.
  • Mãe com doenças que podem ser transmitidas no parto, nesse caso a cesariana diminui consideravelmente que o bebê seja contaminado.

O recomendado é que após o parto a mulher aguarde no mínimo 40 dias para voltar a ter relações sexuais, esse período é chamado de resguardo e a quantidade de dias em que se pode ter relações depois do parto normal é a mesma. É de extrema importância que a mulher respeite esse período pois durante ele seu corpo se recuperará do agressivo processo do parto, caso esse prazo não seja respeitado é possível que a mulher machuque o útero, adquira infecções uterinas ou que os pontos da cirurgia se abram.

Dor na relação após parto cesárea

Caso você tenha esperado o tempo necessário e ainda assim esteja sentindo dor na relação após parto cesárea ou se houve sangramento, é necessário que se consulte um médico para conferir o que não está correndo como o esperado, após a recuperação devida as relações sexuais devem ocorrem normalmente, ou seja, primeira relação após o parto não sangra nem dói.

Depois do parto normal quanto tempo dura o sangramento?

Depois do parto normal ou cesárea a mulher sempre tem um sangramento por vezes mais intenso que o da menstruação, o quanto de tempo durará o sangramento não é muito preciso mas pode chegar a até 6 semanas, mas não se preocupe pois o sangramento é apenas seu corpo mandando para fora todo o material que foi necessário durante a gestação e que não é mais.

Quanto tempo depois da cesárea a barriga volta ao normal?

Outra preocupação muito comum das mulheres sobre o período pós-parto é com a barriga e peso, o quanto tempo depois da cesárea que barriga demora pra voltar ao normal não é lá dos mais curtos, podendo demorar meses até que a mulher volte ao peso anterior e que seu corpo volte ao equilíbrio.

O importante é que após algumas semanas do parto a mulher comece a se exercitar e se alimente de forma saudável para se recuperar com mais facilidade, uma boa alimentação ajuda até mesmo na recuperação da pele da barriga que foi esticada durante a gravidez. A dica para se recuperar bem da gravidez é: foque na sua saúde e seu corpo mostrará os efeitos disso na sua aparência, beleza vem de dentro! Veja cuidados que se deve ter após o parto para cuidar melhor de sua saúde nesse período frágil.

Posso engravidar no resguardo?

Sim, pode-se engravidar no resguardo, o que é muito pouco indicado visto que o útero ainda não se recuperou da gravidez anterior. Além de evitar a relação nesse período, garanta que, caso você ignore essa recomendação, está se protegendo de outra gravidez nessa fase.

Outros tipos de parto

Como já dito, o parto cesárea é uma cirurgia bastante agressiva para o corpo da mulher, mas além do parto normal existem outras saídas para evitar a cesariana, vai da mulher em conjunto com seu obstetra escolher qual o melhor tipo de parto para cada gravidez. Os tipos de parto são:

  • Humanizado: Respeita ao máximo as vontades da mulher, tornando o parto não apenas algo necessário mas um momento para ser lembrado, pode vezes pode ocorrer na água se for a vontade da grávida. Além disso, o parto humanizado pode acontecer em casa.
  • Fórceps: São utilizada duas pás para abrir a entrada do canal vaginal da mulher, esse tipo de parto só acontece quando necessário, como quando a mulher não está tendo forças para realizar o parto de forma natural.
  • Cócoras: Pode acontecer somente se tudo estiver em ordem na hora do parto, principalmente a posição do bebê, tem a vantagem de uma rápida recuperação tal qual todos os outros tipos de parto "naturais", ou seja, sem grandes interferências médicas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com quantos dias posso ter relação depois do parto cesárea?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Com quantos dias posso ter relação depois do parto cesárea?

Voltar ao topo da página