Outros A gravidez

Com quantos dias posso ter relação depois do parto cesárea?

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 12 abril 2021
Com quantos dias posso ter relação depois do parto cesárea?

A maternidade é algo lindo desde os primeiros preparos da mulher grávida para receber seu bebê até todo o cuidado que se tem após o parto, Apesar disso, não podemos esquecer que a gravidez é também um processo agressivo que altera o corpo da mulher de mil formas diferentes desde o início da gestação por meio de alterações hormonais, mudanças na estrutura óssea para comportar o bebê e instabilidades de humor. Além das mudanças agressivas durante a gravidez, a mulher também passa por isso durante o parto cesárea, já que esse tipo de parto é cirúrgico. Você teve ou terá um parto cesárea e quer saber com quantos dias pode ter relação depois do parto cesárea? A mulher deve aguardar, no mínimo, 40 dias - o tempo correspondente ao período do resguardo. Continue lendo esse artigo do umCOMO para saber mais sobre o tema!

Índice

  1. O que é o parto cesárea?
  2. Com quantos dias posso ter relação depois do parto cesárea?
  3. Dor na relação após parto cesárea
  4. Quanto tempo depois da cesárea a barriga volta ao normal?
  5. Posso engravidar no resguardo?
  6. Outros tipos de parto

O que é o parto cesárea?

O parto cesárea, também chamado de cesariana, é um tipo de parto cirúrgico no qual o obstetra faz uma abertura no útero da mulher por meio do abdômen com o objetivo de retirar o bebê de forma artificial. A cesárea é mais arriscada do que o parto normal por ser uma cirurgia e não um processo natural, entretanto, hoje em dia a maior parte das mulheres optam por uma cesariana por vantagens como a ausência de dor, já que nesse tipo de parto há a utilização de anestésicos. Outra vantagem é o tempo, já que partos naturais dependem da vontade da natureza e podem durar mais de 10 horas. Para mais detalhes, veja como é realizado o parto cesárea.

Sob o ponto de vista da saúde e da recuperação o parto cesárea não é recomendado, entretanto, existem casos específicos no qual a situação muda e a cesárea é quase necessária, os casos são:

  • Bebê em posição muito distante do ideal.
  • Gravidez de gêmeos ou trigêmeos.
  • Descolamento ou deslocamento de placenta. Nesse segundo caso muitas vezes a placenta fica na saída do útero, impedindo o parto.
  • Bebê com problemas de formação.
  • Pré-eclâmpsia.
  • Mãe com doenças que podem ser transmitidas no parto, nesse caso a cesariana diminui consideravelmente que o bebê seja contaminado.

Com quantos dias posso ter relação depois do parto cesárea?

O recomendado é que após o parto a mulher aguarde no mínimo 40 dias para voltar a ter relações sexuais, esse período é chamado de resguardo e a quantidade de dias em que se pode ter relações depois do parto normal é a mesma. É de extrema importância que a mulher respeite esse período pois durante ele seu corpo se recuperará do agressivo processo do parto, caso esse prazo não seja respeitado é possível que a mulher machuque o útero, adquira infecções uterinas ou que os pontos da cirurgia se abram.

Dor na relação após parto cesárea

Caso você tenha esperado o tempo necessário e ainda assim esteja sentindo dor na relação após parto cesárea ou se houve sangramento, é necessário que se consulte um médico para conferir o que não está correndo como o esperado, após a recuperação devida as relações sexuais devem ocorrem normalmente, ou seja, primeira relação após o parto não sangra nem dói.

Depois do parto normal quanto tempo dura o sangramento?

Depois do parto normal ou cesárea a mulher sempre tem um sangramento por vezes mais intenso que o da menstruação, o quanto de tempo durará o sangramento não é muito preciso mas pode chegar a até 6 semanas, mas não se preocupe pois o sangramento é apenas seu corpo mandando para fora todo o material que foi necessário durante a gestação e que não é mais.

Quanto tempo depois da cesárea a barriga volta ao normal?

Outra preocupação muito comum das mulheres sobre o período pós-parto é com a barriga e peso, o quanto tempo depois da cesárea que barriga demora pra voltar ao normal não é lá dos mais curtos, podendo demorar meses até que a mulher volte ao peso anterior e que seu corpo volte ao equilíbrio.

O importante é que após algumas semanas do parto a mulher comece a se exercitar e se alimente de forma saudável para se recuperar com mais facilidade, uma boa alimentação ajuda até mesmo na recuperação da pele da barriga que foi esticada durante a gravidez. A dica para se recuperar bem da gravidez é: foque na sua saúde e seu corpo mostrará os efeitos disso na sua aparência, beleza vem de dentro! Veja cuidados que se deve ter após o parto para cuidar melhor de sua saúde nesse período frágil.

Posso engravidar no resguardo?

Sim, pode-se engravidar no resguardo, o que é muito pouco indicado visto que o útero ainda não se recuperou da gravidez anterior. Além de evitar a relação nesse período, garanta que, caso você ignore essa recomendação, está se protegendo de outra gravidez nessa fase.

Outros tipos de parto

Como já dito, o parto cesárea é uma cirurgia bastante agressiva para o corpo da mulher, mas além do parto normal existem outras saídas para evitar a cesariana, vai da mulher em conjunto com seu obstetra escolher qual o melhor tipo de parto para cada gravidez. Os tipos de parto são:

  • Humanizado: Respeita ao máximo as vontades da mulher, tornando o parto não apenas algo necessário mas um momento para ser lembrado, pode vezes pode ocorrer na água se for a vontade da grávida. Além disso, o parto humanizado pode acontecer em casa.
  • Fórceps: São utilizada duas pás para abrir a entrada do canal vaginal da mulher, esse tipo de parto só acontece quando necessário, como quando a mulher não está tendo forças para realizar o parto de forma natural.
  • Cócoras: Pode acontecer somente se tudo estiver em ordem na hora do parto, principalmente a posição do bebê, tem a vantagem de uma rápida recuperação tal qual todos os outros tipos de parto "naturais", ou seja, sem grandes interferências médicas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com quantos dias posso ter relação depois do parto cesárea?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Com quantos dias posso ter relação depois do parto cesárea?