Partilhar

Como se preparar para o parto cesárea

Como se preparar para o parto cesárea
Imagem: brasilblogado.com

Apesar do parto normal ser o mais vantajoso no momento de dar à luz um bebê, há mulheres que optam pela cesárea como forma de evitar possíveis complicações, quer para a sua saúde, quer para a do filhote. A ideia desse procedimento cirúrgico pode assustá-la, sobretudo se você não souber como se preparar para o parto cesárea. No entanto não se preocupe: neste artigo umComo.com.br contamos-lhe tudo o que precisa saber, continue lendo e garanta que tudo corre como esperado!

Também lhe pode interessar: Como é realizado o parto cesárea?

Parto cesárea planeado e não planeado

Ou você conhece suas limitações e opta por um parto cesária dispensando, neste caso, as preparações de um parto normal, ou essa ideia nem lhe passa pela cabeça e, no momento do parto, você é informada de que ele terá de ser cesárea.

De uma forma ou de outra, mas sobretudo se você teme a segunda, é importante ficar a par dos procedimentos que antecedem este tipo de parto tão particular, para que consiga se preparar devidamente e evitar surpresas de última hora. Consiga isso lendo atentamente os seguintes pontos deste artigo!

Como se preparar para o parto cesárea - Parto cesárea planeado e não planeado
Imagem: gnt.globo.com

Se informar devidamente

É sabido que o parto mais aconselhado é o parto normal, no entanto, se você optou por realizar um parto cesária, deve estar consciente do que isso representa e conhecer os riscos, se informando junto do seu médico, ginecologista ou obstetra acerca dos prós e contras relativos ao seu caso específico.

Geralmente recorre-se ao parto cesária quando a gravidez envolve três ou mais bebês, quando o bebê é muito grande, se existirem cicatrizes uterinas devido a cirurgias anteriores, quando há infeções que possam contaminar o bebê durante o parto, quando a mulher foi obrigada a realizar uma cesárea na gravidez anterior, etc.

O procedimento de uma cesárea é todo ele muito seguro, mas apresenta como desvantagem principal ser mais agressivo para a mãe e para o bebê que, de um momento para o outro, se vê puxado para fora daquele que foi o seu "berço" até então, sem ter tempo para se preparar.

Como se preparar para o parto cesárea - Se informar devidamente
Imagem: girlstuff.com.br

Preparar a mala da maternidade

Preparar a bolsa do parto é um passo imprescindível, que deve ser feito com relativa antecedência para que você já esteja pronta a ir quando o momento chegar. Deve incluir nessa bolsa tanto itens para o bebê e para si, pois ambos estarão vulneráveis e necessitarão de cuidados específicos.

Faça uma lista com tudo o que levar na mala da maternidade, compre o que é necessário com calma e escolhendo bem (sobretudo as roupas do bebê) e, assim que a tiver pronta, coloque-a em um local acessível e de fácil memorização até à chegada do grande dia.

Como se preparar para o parto cesárea - Preparar a mala da maternidade
Imagem: espacogestar.com.br

Realizar a depilação

Mesmo tendo optado por realizar cesária, a depilação pré-parto deve ser realizada pois pode ocorrer sangramento, e de qualquer forma, será uma medida de higiene. Você pode simplesmente aparar os pelos ou removê-los completamente, na hora as enfermeiras procederão à tricotomia caso achem necessário.

Será compreensível que, devido ao tamanho da barriga, você não consiga realizar a depilação sozinha confortavelmente. Por essa razão aconselhamos que peça ajuda a uma amiga ou recorra a uma esteticista.

Como se preparar para o parto cesárea - Realizar a depilação

Preparação psicológica

Tendo em conta que o nascimento de um filho é um momento tão esperado, é normal que você fique ansiosa só de pensar, e nervosa ao imaginar todos os procedimentos. Você poderá amenizar esse nervosismo percebendo como é realizado o parto cesárea, ao se informar junto de seu médico ou obstetra e questionando mães que passaram por essa experiência.

A realização do parto depende de mulher para mulher, pois cada caso é um caso, mas se prepare para alguns procedimentos normais tais como jejum de sólidos ao longo de 8 horas e de líquidos durante 4 horas; realização ou não de tricotomia e lavagem intestinal; introdução de soro pela veia e aplicação de anestesia.

Durante todo esse tempo procure desenvolver um pensamento positivo acima de qualquer receio que possa estar sentido, pois no final tudo valerá a pena.

Como se preparar para o parto cesárea - Preparação psicológica
Imagem: lifestyles.com.br

A escolha do local e o momento do parto

É importante que você escolha um hospital ou clínica onde se sinta confortável, pois você irá passar algum tempo lá. Procure saber se esse local são permitidos acompanhantes no momento do parto, já que a presença de alguém conhecido poderá reconfortá-la, e se informe acerca das condições de acomodação e formas de tratamento dos pacientes.

Quando o momento do parto se aproximar e você iniciar o trabalho de parto, questione as enfermeiras acerca de todos os procedimentos e peça para que alguém permaneça a seu lado, se isso a fizer sentir mais tranquila.

O corte para o parto cesárea será feito na horizontal e na região do baixo-ventre. Devido à anestesia e morfina, é normal que você sinta coceira no corpo e rosto, acompanhada de sensação de frio, mas que depressa passará. Após a remoção do bebê, o corte é fechado com pontos, é feito do curativo e observação de reações à anestesia.

Como se preparar para o parto cesárea - A escolha do local e o momento do parto
Imagem: tretando.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se preparar para o parto cesárea, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Durante o tempo em que está grávida, tenha cuidado com sua alimentação e evite os vícios, como fumar e beber.
  • Se informe acerca do parto cesárea com fóruns de mamães e junto a outras mães que conheça e que já passaram por isso.

Escrever comentário sobre Como se preparar para o parto cesárea

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Chico raul salimo
Quais são os cuidados dpois d cesaria?
Sara Silva
Oi Chico! Neste link encontrará os cuidados que deve ter após a cesárea: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-se-cuidar-apos-uma-cesarea-19754.html
Jessica castro
Pinta unlha .e solta o cabelo na cirugia pode?
Débora
PintaR a unha e soltaR o cabelo não pode. Pode uma cor (ou brilhinho) transparente, pois medirão sua oxigenação e outros fatores pelos dedos, e a coloração da sua unha da muitos indícios importantes de acompanhamento do seu corpo ( se optar por uma cor que esconda o branquinho narural da sua unha, eles removerao na hr do parto). Sobre o cabelo, vc usara touca. Boa sorte!
Jessica castro
Tem que soltar o cabelo?

Como se preparar para o parto cesárea
Imagem: brasilblogado.com
Imagem: gnt.globo.com
Imagem: girlstuff.com.br
Imagem: espacogestar.com.br
Imagem: lifestyles.com.br
Imagem: tretando.com.br
1 de 7
Como se preparar para o parto cesárea

Voltar ao topo da página