Partilhar

Como aliviar os gases pós-parto

 
Por Sara Viega. Atualizado: 24 julho 2018
Como aliviar os gases pós-parto

Após dar a luz a mulher encontra-se no período pós-parto, que é quando o corpo pouco a pouco vai voltando ao normal após a série de alterações e processos que ocorrem durante a gestação e no momento do parto. Uma das formas de reação do corpo são os gases pós-parto, efeito comum e incômodo na recuperação de muitas mulheres, principalmente nas que realizaram cesárea. Se você está tendo esse sintoma desagradável e quer saber como aliviar gases pós-parto, descubra diferentes técnicas nesse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Quando devo usar cinta pós-parto

Causas dos gases pós-parto

Independente de o parto ter sido normal ou cesárea, a prisão de ventre é comum em ambos os casos e têm como sintomas ou consequência as flatulências. Os movimentos intestinais são mais lentos após dar a luz e isso causa um desconforto que acompanha os gases.

Outra explicação para ambos os tipos de parto é um fator básico: a alimentação. É comum que nesse período a mãe fique tão cansada, ocupada e focada na criança que acaba deixando de prestar atenção na sua própria alimentação. Para descartar essa suspeita, o ideal é analisar a própria alimentação com base na lista de alimentos que causam flatulência.

Causa dos gases após parto normal

A principal causa dos gases pós-parto normal são as modificações no assoalho pélvico, que durante a gravidez acumula muita tensão e no momento do parto é todo esticado, podendo alterar os músculos do esfíncter anal. Isso pode levar a uma incontinência fecal e de gases, tais alterações costumam voltar ao normal até os primeiros meses após o parto.

Causa dos gases após cesárea

O parto cesariana é uma alternativa ao parto normal que utiliza procedimentos mais invasivos que necessitam anestesia, dentre as recomendações de como se cuidar após uma cesárea, além da base geral que pede repouso para lidar com as dores da cicatrização enquanto o efeito da anestesia passa, algumas delas estão diretamente relacionadas ao alívio dos gases.

Gases presos após cesária ocorrem pois o corpo da mulher de forma geral tende a funcionar de forma mais lenta após o parto, visto que muita energia é gasta na recuperação da cirurgia, o que acaba ocasionando em um retardo do funcionamento do intestino e também pode causar prisão de ventre. É comum que alguns médicos recomendem que as mães não falem muito logo após parir para evitar gases depois da cesárea e momentos de constrangimento.

Como eliminar gases no pós-parto

Apesar de serem uma reação comum, é importante que o seu médico sempre saiba como você se sente. Se essa situação estiver além do limite, é possível que seja feita uma análise das causas e que remédios específicos sejam receitados. Além disso, se a constipação que acompanha os gases persiste por mais de 4 dias é imprescindível buscar um médico para tratar o problema, afinal, prisão de ventre pode prejudicar o intestino e causar problemas como hemorroidas. Portanto, se um enfermeiro ou médico te perguntar como você se sente em relação aos gases, não tenha vergonha de responder na frente das visitas ou familiares - essa é uma pergunta protocolo.

O que é bom para eliminar gases depois do parto cesária ou normal

A maneira mais recomendada de aliviar os gases pós-parto é evitar as medicações e deixar que eles sejam expelidos naturalmente. Veja abaixo uma lista do que é bom para gases depois do parto cesária ou normal:

  • Beber pelo menos 10 copos de água por dia;
  • Pela manhã, tomar bebidas quentes como chás ou água morna com limão;
  • Apostar em uma alimentação rica em fibras com frutas, vegetais e grãos;
  • Coma devagar;
  • Caminhadas leves (até 10 minutos) após levantar-se;
  • Bolsa de água quente sobre o abdomen;
  • No caso da cesárea, especificamente, recomenda-se conversar com o seu médico sobre as doses de suplemento de ferro que são receitadas após a cesariana;

Se os gases persistem meses após o parto, é preciso analisar a causa, uma das possibilidades é a incontinência do esfíncter anal. Para isso, existem exercícios específicos para fortalecer esses músculos em casa mesmo, o ideal é que um médico ou fisioterapeuta te passe as instruções exatas.

Outros problemas comuns no pós-parto

  • Infecções: em razão da recuperação do corpo da mulher, é muito comum que seu sistema imunológico também se fragilize e infecções no útero pós-parto ocorram. As infecções podem ser sérias e levar à sintomas como febre, dificuldade ao urinar e dores no ventre, além disso, também é comum que ocorra candidíase pós-parto em razão da vulnerabilidade da vagina no período de recuperação;
  • Dor pélvica: após parto normal é comum que se sinta dores na pélvis pois o corpo da gestante teve que fazer enormes esforços para que o bebê passasse pelo canal vaginal, logo, durante o período de recuperação dores na pélvis e em outras regiões do corpo que estiveram em muita tensão durante o pato são esperadas. Dores abdominais após parto normal também são comuns, apenas preste atenção se a tendência é que aumentem ou diminuam, pois em caso de aumento das dores é possível que sejam sintoma de infecções;
  • Tontura: Durante o parto o corpo da mulher perde grandes quantidades de sangue e energia, ao mesmo tempo que precisa de forças extras para poder se recuperar, sendo assim, é comum que mulheres sintam muito cansaço e tontura nos dias seguintes ao parto;
  • Dor nas costas: Após o parto o corpo da mulher para de ter que sustentar muitos quilos e a readaptação ao peso e posição normal pode acabar gerando fortes dores nas costas que podem ser controladas com uso de analgésicos, entretanto, não faça auto-medicação durante esse período delicado pois a saúde da mulher se encontra frágil e qualquer uso de remédios sem receita médica pode gerar problemas;
  • Corrimento: Mesmo após a limpeza do útero é possível que resquícios do tecido útil durante a gravidez acabe ficando e que sejam expelidos naturalmente após o parto.
Como aliviar os gases pós-parto - Outros problemas comuns no pós-parto

Cuidados após o parto

Além de como se livrar do gases pós-parto, existe uma série de outras recomendações que devem ser seguidas após o parto em nome da saúde e conforto da mãe e do bebê. Estes cuidados estão relacionados à amamentação, hipertensão, alimentação e até vida sexual. Para se aprofundar, recomendamos o artigo Que cuidados ter após o parto.

Cuidados após o parto normal

O parto normal tem uma recuperação mais rápida do que a cesariana. Ainda assim, exige cuidados e repouso para aliviar as dores e sensibilidade na região do períneo. A principal recomendação é não se distrair dos próprios cuidados diante da preocupação com o bebê.

Cuidados após cesárea

O pós-parto da cesárea pode ser um pouco mais dolorido e delicado por conta da intervenção cirúrgica. Para informações completas, leia o artigo como se cuidar após uma cesárea.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar os gases pós-parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como aliviar os gases pós-parto

O que lhe pareceu o artigo?

Como aliviar os gases pós-parto
1 de 2
Como aliviar os gases pós-parto

Voltar ao topo da página