Os primeiros sinais da gravidez

Nidação dura quantos dias?

Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 11 junho 2019
Nidação dura quantos dias?

A nidação, também chamada de implantação, é um dos primeiros sintomas da gravidez por ser uma consequência direta da fecundação. O sangramento é natural, mas por se tratar de perda de sangue em um período delicado, pode gerar dúvidas em mães de primeira viagem ou naquelas que não o tiveram em gestações passadas. Nidação dura quantos dias? Como reconhecê-la? O sangramento de nidação não costuma exceder os 3 dias. Em alguns casos raros esse limite acaba se estendendo, já que o corpo de cada mulher reage de forma diferente.Para entender mais sobre a nidação, o umCOMO fez esse artigo para você. Continue lendo e descubra!

Índice

  1. O que é a nidação?
  2. Nidação dura quantos dias?
  3. Menstruação ou nidação: como saber?
  4. Outros causadores de sangramento

O que é a nidação?

A nidação é um dos primeiros sintomas da gravidez porque ela ocorre como conseqüência da fixação do óvulo recém fecundado no útero. Assim que o óvulo é fecundado, ele precisa se fixar bastante no endométrio da parede do útero para evitar que se desloque, causando grandes desconfortos ou até mesmo um aborto espontâneo.

Por ser uma região delicada e muito irrigada por sangue, a fixação do óvulo no endométrio pode causar o sangramento, que não apenas é natural mas também ótimo certificado de confirmação da gravidez, sendo assim, não tenha medo. Se sua gravidez for confirmada e mesmo assim não houver sangramento, não se preocupe pois ele não ocorre em mais de 20% dos casos de gravidez e não significa que algo esteja errado.

Nidação dura quantos dias?

A nidação, por se tratar apenas de um ajuste do óvulo no útero, não pode durar 7 dias como a menstruação e costuma acabar em no máximo 3 dias. Em alguns casos raros esse limite acaba se estendendo, já que o corpo de cada mulher reage de forma diferente. Em alguns casos a grávida não apresenta nenhum sintoma durante os primeiros meses, ou então apresenta sintomas tão leves que podem ser confundidos com um mal estar comum. Caso você esteja suspeitando de uma gravidez e sua nidação estiver com fluxo intenso ou durando mais do que 3 dias, procure um médico com urgência, pois talvez esse corrimento seja algo diferente do imaginado.

Quanto tempo dura a nidação de gêmeos?

A nidação de gêmeos dura o mesmo tempo da de um só feto, isso porque o tempo desde a relação sexual até a fecundação é de no máximo 72h, após isso, o espermatozoide morre, impedindo que a fixação dos dois óvulos seja distante em tempo.

Menstruação ou nidação: como saber?

Por terem sintomas similares, nidação e menstruação são frequentemente confundidos, seja em casos em que a mulher esperava pela gravidez e confundiu seu sangramento com menstruação como em casos opostos. Então quais são as semelhanças e diferenças entre os dois? Você necessita conhecer os sintomas da nidação.

Primeiramente é necessário prestar atenção na cor do sangue e em seu fluxo. Na menstruação, o sangue é grosso e escuro como o sangue comum, além disso o fluxo da menstruação é intenso e contínuo, já que junto a ele também está o endométrio, que se renova a cada ciclo menstrual. Já o sangue da nidação é mais ralo, com cor mais clara (por vezes rosa ou marrom) e seu fluxo é reduzido, assim como sua duração, além de ser descontínuo, podendo ter pausas entre seu começo e fim.

A nidação dá cólica assim como a menstruação, entretanto, as cólicas da menstruação são mais intensas e costumam aparecer antes mesmo do sangramento, ao contrário da cólica de nidação que dura apenas o tempo do fluxo. Se você está sentindo cólicas diferentes das de costume e junto delas um corrimento também diferente do usual, leia com atenção as características descritas acima pois provavelmente é a nidação confirmando uma gravidez - preste atenção em quanto tempo dura a cólica da nidação e em sua intensidade.

Sugestão: Escape menstrual dura quanto tempo?

Outros causadores de sangramento

Apesar da nidação ter sintomas bastante característicos, não se precipite confirmando uma gravidez apenas por eles, pois apesar de serem um forte indício, mas existem outros possíveis causadores de sangramentos parecidos chamados sangramento de escape que podem envolver:

  • Desequilíbrios hormonais
  • Pílula do dia seguinte
  • Anticoncepcionais
  • Ápices de nível de estresse
  • Exames ginecológicos agressivos
  • Infecção urinária

Sendo assim, tente se recordar de alterações que ocorreram em sua vida nos últimos tempos que possam ter gerado uma das possibilidades acima.

Para se ter certeza absoluta de uma gravidez, é possível fazer um teste comum de farmácia, vale dizer que esses testes têm 99,9% de precisão e podem dar um falso negativo, mas nunca um falso positivo. Para aumentar a precisão do teste, veja quanto tempo é preciso esperar parar fazer um teste de gravidez. Se deseja um resultado mais confiável, é recomendável que se faça um exame beta HCG, que é realizado com amostra de sangue em hospitais e postos de saúde, esse teste tem 100% de precisão e tirará suas dúvidas de forma definitiva.

Sugestão: Pequeno sangramento depois da menstruação pode ser gravidez?

Nidação dura quantos dias? - Outros causadores de sangramento

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nidação dura quantos dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Ellen
Minha menstruaçao veio normal no mês anterior, que ocorreu no dia 16/02 com duraçao de 4 dias . ja nesse mês de março tive relaçao sem prevençao e ja faz alguns meses que nao tomo anticoncecionais . so q a ultima vez q n previnir acabei tomando a pilula do dia seguinte . 15 dias depois quando estava proximo da data de menstruar. Tive um leve sangramento de cor rosada e marrom claro sem fluxo que dura 7 dias porem no setimo dia o sangramento veio com pouco fluxo de cor um pouco mais escura do que dos outros 6 dia mais nada exagerado nao , e sinto colicas bem leves muita sonolencia ... Sera que e nidaçao? Alguem sabe me dizer ? .
Sidia
Minha menstruação desce daqui a dois dias.Tive um corrimento rosa hj.Pode ser gravidez?
Tatyana
Eu mantive relação sem prevenção e no outro dia tive um sangramento isso pode ser uma nidação durou 3 dias o primeiro dia com fluxo mais alto e nos dois últimos bem pouco
Editor umComo.com.br
Oi, Tatyana. É preciso observar outros sintomas. Sugerimos que você consulte o artigo sobre os sintomas de nidação: https://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-os-sintomas-de-nidacao-19296.html
1 de 2
Nidação dura quantos dias?