Fluxo vaginal

Escape menstrual dura quanto tempo?

Escape menstrual dura quanto tempo?

Se você é mulher, é possível que ao menos uma vez na vida, já tenha passado pelo inconveniente sangramento de escape. Esse fenômeno é caracterizado por um sangramento fora do planejado dentro do ciclo menstrual, e pode atingir mulheres de diversas faixas etárias, grávidas ou não, e que tomem anticoncepcionais ou não. Como tudo que gira em torno do corpo feminino, o sangramento de escape também é um assunto que gera diversas dúvidas.

Para ajudar a responder à pergunta "Escape menstrual dura quanto tempo?", umCOMO reuniu informações essenciais para ajudar a solucionar todos os problemas que essa questão gera.

Índice

  1. O que é escape menstrual?
  2. Escape menstrual pode ser gravidez?
  3. Escape menstrual - o que fazer

O que é escape menstrual?

O escape menstrual é caracterizado pelo aparecimento de sangue fora do período menstrual. Pode ser sintoma de diversas causas e ter diversas explicações diferentes - algumas necessitam de uma atenção maior do que outras. Geralmente, o sangramento de escape dura cerca de 2 a 7 dias, sendo sempre um tempo menor do que o período menstrual, mas sempre provoca uma surpresa desconfortável nas mulheres. Além disso, a coloração normal do escape menstrual é marrom, como se fosse apenas uma borra na calcinha, bem menos denso em relação à menstruação.

O corpo humano sempre arruma maneiras diferentes de enviar sinais caso algo de errado esteja se passando com o organismo. É assim que sentimos dores e febres. No entanto, o escape menstrual é apenas mais uma forma de sinalizar que algo no corpo necessita de um pouco mais de atenção. É imprescindível, ao observar o aparecimento do escape menstrual, verificar também se existem outros sintomas que possam ajudar a indicar a presença de alguma doença ou anormalidade, de maneira geral.

Diversos motivos podem explicar o aparecimento do escape menstrual:

  • Estresse: o estresse prejudicar e muito a qualidade de vida de uma pessoa. Procure adotar um estilo de vida que lhe proporcione maior conforto e relaxamento;
  • Esquecimento da pílula: é perfeitamente normal ter escape menstrual tomando anticoncepcional se você esquecer da pílula em algum dia ou simplesmente tomar no horário errado;
  • Pílula do dia seguinte: caso você tenha tomado pílula do dia seguinte recentemente, sofrer sangramento de escape está dentro da normalidade. Esse sintoma inclusive está descrito na bula médica;
  • Exames ginecológicos: alguns exames ginecológicos, como o exame de papanicolau, podem provocar uma ligeira perda de sangue, que é perfeitamente comum e dentro do esperado;
  • Infecção urinária: em alguns casos, sangramentos de escape podem ser um sintoma da infecção urinária. Se você também está urinando com frequência e sentindo ardência ao urinar, procure um médico para que seja receitado um antibiótico;
  • Síndrome do ovário policístico: mulheres que têm síndrome do ovário policístico sofrem com escape menstrual diversas vezes ao longo da vida por conta da irregularidade de seu ciclo menstrual;
  • Pólipos uterinos: tumores benignos (pólipos) na região do útero podem ser uma explicação dos escapes menstruais;
  • Problemas na tireoide: mulheres que possuem problemas na tireoide podem estar mais suscetíveis a sangramentos de escape.

Sugestão: Causas da menstruação 'borra de café' tomando anticoncepcional

Escape menstrual pode ser gravidez?

O escape menstrual é só é considerado dentro da normalidade em casos de gravidez se for nidação - e, nesse caso, não é sangramento de escape. De maneira geral, escape menstrual e gravidez não estão relacionados. Casos de sangramento de escape no decorrer da gestação são incomuns e podem ser indicativo de problema. Se isso aconteceu com você, recomendamos que procure um médico o quanto antes para que possa avaliar com cuidado exatamente o que está acontecendo.

Escape menstrual e cólicas - o que pode ser?

Uma das principais coisas que ajudam a distinguir sangramento de escape e menstruação é justamente o aparecimento ou não de cólicas. Escape menstrual não acompanha cólica, sendo, portanto, necessário cogitar outro diagnóstico.

Sugestão: Quanto tempo dura o sangramentos de nidação?

Escape menstrual - o que fazer

Na realidade, não há muito que se possa fazer em casos de sangramento de escape. O melhor é simplesmente esperar o sangramento acabar pois ele costuma não acompanhar outros sintomas e durar pouco tempo.

Alguns casos em que pode ser importante consultar um ginecologista:

  • Quando o escape menstrual dura mais dias que o normal;
  • Quando o sangramento se faz presente em mais de dois ciclos menstruais;
  • Quando o sangramento ocorre após relações sexuais;
  • Quando há escape menstrual durante a menopausa.

Exames como ultrassom, papanicolau e colposcopia podem ser necessários. O uso de medicações também pode ser recomendado pelo médico especialista.

Leia mais em: O que é o sagramento de escape (spotting) - É possível parar?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Escape menstrual dura quanto tempo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Soraia
quantos dias pode durar escape menstrual?
Escape menstrual dura quanto tempo?