Fluxo vaginal

Pequeno sangramento depois da menstruação pode ser gravidez?

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 25 março 2019
Pequeno sangramento depois da menstruação pode ser gravidez?

Sim, dependendo das condições pequenos sangramentos podem ser sinal de gravidez. Um dos sintomas da gravidez pode ser o sangramento nos primeiros dias e isso pode ser confundido com a menstruação. Se esse sangramento vier pausado, pode ser confundido com menstruação seguida por sangramento de escape. No entanto, ao passar por essa situação é sempre necessário analisar todas as condições, já que se trata de uma combinação de fatores. É sobre isso e temas relacionados que este artigo do umCOMO vai abordar: pequeno sangramento depois da menstruação pode ser gravidez?

Índice

  1. Sangue depois da menstruação pode ser gravidez?
  2. Outras causas de sangramento após a mentruação
  3. Sangramento no período fértil, o que pode ser?
  4. Pouco sangramento na menstruação pode ser gravidez?

Sangue depois da menstruação pode ser gravidez?

Sim, como comentado anteriormente, existe uma possibilidade de a menstruação estar sendo confundida com o sangramento que é um dos primeiros sintomas da gravidez. No entanto, também é possível que seja um sangramento de escape (spotting) ou um sangramento por outra causa, como um machucado, por exemplo.

Como saber se é sangramento de escape ou gravidez?

O sangramento de escape (ou spotting) pode aparecer no meio do ciclo menstrual ou alguns dias após a menstruação. Trata-se de um sangramento leve que pode ter a aparência de um corrimento marrom, que vem em uma quantidade muito menor do que a menstruação e não costuma durar mais do que 5 dias.

O sangramento que pode aparecer no começo da gravidez é considerado o sangramento de nidação, que vem como uma resposta à fecundação e fixação do óvulo no útero. A nidação costuma durar 3 dias no máximo e geralmente acontece cerca de 2 ou 3 dias após a relação e tem a coloração vermelha mais viva.

Sendo assim, considerando as duas principais teorias, é muito mais provável que um sangramento após a menstruação seja um sangramento de escape. Mas, existe uma possibilidade remota de ser gravidez no caso em que a mulher tenha um ciclo menstrual extremamente curto.

A maneira mais fácil de saber se um pequeno sangramento após a menstruação pode ser gravidez é analisar os outros sintomas de gravidez e fazer um teste para confirmar.

Sintomas de gravidez

Os sintomas de gravidez mais comuns são:

  • Enjoos;
  • Menstruação atrasada;
  • Seios inchados e doloridos;
  • Bicos dos seios mais escuros;
  • Exaustão;
  • Sangramentos irregulares;
  • Cólicas;
  • Vontade mais frequente de fazer xixi;
  • Vontade de comer fora de hora;
  • Alterações no paladar e olfato;
  • Acne;
  • Tonturas;
  • Alterações de humor.

Pequeno sangramento antes da menstruação é normal?

O sangramento antes da menstruação também pode ser escape ou nidação. A diferença é que no caso da nidação, a menstruação não descerá depois. Já o sangramento de escape antes da menstruação ou em qualquer momento do ciclo pode estar relacionado com as causas citadas abaixo e é muito comum quando a mulher tomou a pílula do dia seguinte.

Principais causas do sangramento de escape

Apesar de ser considerado 'comum', não é normal ter o sangramento de escape a cada menstruação. Se você passar por isso em todos os ciclos, é preciso investigar com o seu médico. As causas mais comuns para o sangramento de escape são:

  • Após a realização de exames ginecológicos;
  • Problemas na tireoide;
  • Pílula anticoncepcional com poucos hormônios;
  • Interrupção do anticoncepcional;
  • Estresse;
  • Ovário policístico;
  • Infecção urinária;
  • Pólipos uterinos.

Outras causas de sangramento após a mentruação

Um sangramento fora do período menstrual deve ser sempre considerado e avaliado por um especialista. Apesar de serem menos comuns existem outras causas além do sangramento de escape, elas podem ser:

Sangramento no período fértil, o que pode ser?

Dentre os sintomas do período fértil, o sangramento está entre eles para algumas mulheres e pode ser considerado normal. O sangramento no período fértil pode acontecer devido à queda de estrógeno no organismo. Quando aparece deve vir em pequenas quantidades em coloração marrom, vermelha ou corrimento rosado.

Para ter certeza de que se trata de um sangramento típico do período fértil, procure também outros sintomas de ovulação. Os mais comuns são:

  • Dor e cólica na região pélvica;
  • Secreção vaginal (corrimento clara de ovo);
  • Aumento da libido e do apetite;
  • Aumento da temperatura corporal.

Sugestão: Escape menstrual dura quanto tempo?

Pouco sangramento na menstruação pode ser gravidez?

Não. O que pode acontecer é a mulher confundir o sangramento de nidação com a menstruação que, por sua vez, vem em um sangramento pequeno. Ou seja, não se trata de pouco sangramento na menstruação e sim sangramento de nidação, que caracteristicamente é um sangue escasso. Neste caso, observe os sintomas de nidação, faça um teste de gravidez e procure um médico.

Leia também: Corrimento marrom claro, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pequeno sangramento depois da menstruação pode ser gravidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
fabricia
menstruaçao acabou 5 dias a 2 tive relação agora estou com sangramento. so na hr que vou fazer xixi e passar papel o que pode ser
Regiane
Minha mãe desceu depois de 8 dias de atraso fiquei os 7dias que é o meu normal aí depois que ela foi embora na semana seguinte durante 3 dias eu fazia xixi e ao secar saia um sangue rosado no papel higiênico será gravidez?
alane dos Santos
Após dois dias que a minha menstruação subiu começou um corrimento rosado saindo somente no papel,posso está grávida?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Alane. Temos este artigo sobre o que pode ser corrimento rosado que pode te ajudar: https://saude.umcomo.com.br/artigo/corrimento-rosado-o-que-pode-ser-causas-e-recomendacoes-17655.html
A sua avaliação:
Carolina Santos
É normal ter sangramento 2 dias depois da menstruação?
Pequeno sangramento depois da menstruação pode ser gravidez?